Anonim

Desde seu começo humilde como um lugar para ver fotos de rochas em um museu, a Internet se tornou uma força sempre presente, se não onipotente, em nossas vidas. A trilha de fotos pessoais, entradas de blog, comentários nas mídias sociais, tweets e muito mais que todos deixamos para trás fica mais longa a cada dia. É como o registro permanente que eles usavam para nos avisar, mas digital e disponível para qualquer pessoa com um computador ou smartphone, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Quanto tempo essas coisas ficam por aí? (Para sempre.) Quem o verá? (Provavelmente quem quiser.)

Consulte também o nosso artigo Como reproduzir um Snapchat

Essa preocupação com a privacidade e a preocupação com o arquivamento pessoal de alguém para sempre foi uma importante força motriz por trás da popularidade explosiva do Snapchat. O ponto principal do Snapchat em seus primeiros dias era que era impermanente - seus instantâneos desapareciam alguns segundos depois de serem vistos, nunca (presumivelmente) para escurecer sua porta novamente. Sem surpresa, o Snapchat se tornou um fenômeno enorme entre as pessoas que queriam, digamos, se envolver em alguma maldade on-line, mas não queriam que ele acabasse no feed do Facebook. As pessoas pensaram "ei, eu posso enviar as fotos que eu quiser, porque o Snapchat as exclui para mim!"

Eles, porém? Essas fotos realmente desaparecem para sempre? Como você pode ter certeza?

Vou discutir os problemas de privacidade em torno do Snapchat em alguns detalhes, mas aqui está a linha de fundo. Se você estiver tentado a enviar uma foto sua mostrando seu traje de aniversário, esteja avisado: essa foto ainda pode voltar para assombrá-lo.

Quando usado para socialização geral, o Snapchat é uma ótima plataforma para compartilhar sua vida com seus amigos, sua família, sua rede. Você pode tirar instantâneos, adicionar texto e emoji, e geralmente se expressar da maneira que desejar. Celebridades como estrelas de cinema, músicos, ícones da moda, políticos e “estrelas” da realidade também estão na rede, tornando-o o local ideal para acompanhar o mundo ao nosso redor. No entanto, todos sabemos que há outro lado no Snapchat: sexting. (Não se preocupe, não estamos aqui para julgar.)

Teoricamente, você consideraria seguro enviar fotos nuas no Snapchat. Afinal, a imagem desaparece após 10 segundos para nunca mais ser vista, certo? Não tão rápido.

Trapaceando o sistema

Links Rápidos

  • Trapaceando o sistema
  • Passeio… e pior
  • Razões convincentes para você não enviar fotos nuas no Snapchat
    • A internet é para sempre
    • Uma vez lá fora, está lá fora
    • Perdendo controle
    • História do Snapchat
    • Você não sabe com quem está falando
    • Faculdades e empregadores verificam as redes sociais
    • Maioridade
    • Culpa
  • É seguro enviar fotos nuas no Snapchat?

É verdade que o próprio Snapchat exclui seus snaps; ninguém pode voltar às suas conversas e explorá-las por revelar fotos. Infelizmente, o software é apenas uma pequena parte de todo o sistema. Há um ser humano no outro extremo da sua sessão do Snapchat, e essa pessoa pode ser um verdadeiro bastardo. Faça uma pesquisa rápida no Google por "salvar fotos do Snapchat secretamente" e (em abril de 2019) você verá 851.000 resultados. Existem centenas de sites mostrando como manter os snaps enviados ou apenas fornecendo informações sobre como o serviço funciona; até o TechJunkie está em ação. Alguns até mostram como fazer isso sem notificar o remetente de que você está salvando o snap. Isso deve disparar alguns alarmes.

Por padrão, se você estiver executando o Snapchat em um smartphone, ele detectará quando você captura uma captura de tela no seu dispositivo enquanto o aplicativo está aberto. Se você estiver tirando uma captura de tela de um snap, o Snapchat informa a outra pessoa. Tudo bem e do jeito que deve funcionar, mas é claro que não impede o fato de o snap já ter sido enviado (e gravado). Você provavelmente vai parar de enviar fotos para essa pessoa quando souber que está traindo sua confiança, mas Tudo muito bem, mas isso não faz o snap desaparecer. Provavelmente impedirá que alguém envie mais, mas o dano já está feito.

Além disso, existem várias maneiras de impedir o Snapchat de detectar a captura de tela. Não vou entrar em detalhes sobre como fazê-lo aqui, mas não é ciência de foguetes. Qualquer um pode ativar e desativar o modo Avião (que é uma técnica para impedir a notificação) e, além disso, a detecção de captura de tela do Snapchat funciona apenas em telefones reais. Se você estiver executando um cliente Bluestacks em um PC, o Snapchat não fará ideia de que você fez uma captura de tela. E, é claro, qualquer pessoa pode usar um segundo telefone ou câmera para tirar uma foto da tela de outro telefone sem ser detectada.

Passeio… e pior

Por que alguém iria querer salvar uma cópia de suas fotos? Bem, além das razões óbvias de querer uma cópia permanente da imagem, existem algumas opções diferentes para esse material. A Internet está cheia de sites especializados em "passeio", a apresentação de imagens nuas não autorizadas de pessoas tiradas sem o seu consentimento. O material roubado do Snapchat é um dos principais drivers desses sites.

Outra saída em potencial, ainda mais perturbadora, é o uso dessas imagens para chantagem ou extorsão. Embora existam muitas pessoas para quem a liberação de imagens nuas seria apenas embaraçosa, há outras para quem isso poderia ameaçar sua educação, emprego, situação familiar ou mesmo suas vidas. Obviamente, extorquir alguém com fotos nuas é ilegal, mas a realidade é que encontrar o agressor é muitas vezes difícil ou impossível. E embora pessoas individuais tenham direitos legais sobre suas próprias imagens, a triste realidade é que, se sua imagem não vale uma quantia enorme de dinheiro, a aplicação desses direitos pessoais pode ser proibitiva em termos de custos ou até impossível.

Razões convincentes para você não enviar fotos nuas no Snapchat

Existem várias razões para evitar o envio de fotos nuas ou comprometedoras no Snapchat ou em qualquer outro aplicativo.

A internet é para sempre

A idéia de que as imagens estão online apenas temporariamente ou de que as redes sociais vão e vêm, não é totalmente verdadeira. As imagens são arquivadas, sites inteiros são gravados, pesquisas reversas de imagens facilitam a localização de identidades e as imagens são copiadas de um site para outro.

Nada é verdadeiramente excluído da web. Visite The Wayback Machine para ver arquivos completos de quase todos os sites já publicados. Digite o URL de um site ou a página da web de um site antigo e prepare-se para se surpreender. (Mais produtivamente, você pode usar o TWB para baixar cópias de arquivo de material legítimo que desapareceu da Web.)

Uma vez lá fora, está lá fora

Antes de postar qualquer coisa em uma rede social, pergunte-se: “eu ficaria feliz com meu chefe / mãe / pai / irmã / parceiro / a vendo isso?” Se a resposta for não, não poste. Embora seu público-alvo possa não ter a intenção de mostrá-lo a ninguém, depois de enviar a foto, seu controle sobre ela termina.

Se você se desentender com o destinatário, deve confiar que ele não fará nada com essa imagem.

Perdendo controle

Já mencionei isso, mas esse ponto é importante, por isso vale a pena repetir. Depois de postar algo online, no Snapchat ou em qualquer outro lugar, você perde o controle. Está lá fora, livre para qualquer um fazer o que quiser. Isso não pode significar nada, o que é ótimo. Também pode significar algo que não é tão bom.

Pornografia de vingança, passeio, chantagem e muito mais podem começar com a foto nua errada nas mãos erradas. Embora isso nunca aconteça, é um risco sério.

História do Snapchat

Há um recurso no Snapchat chamado Snapchat Story, que permite compartilhar imagens e vídeos - mas eles não se autodestruem. É muito fácil postar algo acidentalmente em uma história do Snapchat, e não como uma mensagem direta. Embora você possa removê-lo rapidamente, reze para que ninguém tenha visto a imagem ou o vídeo que você acabou de postar.

Se você acidentalmente clicar no pequeno ícone de retângulo com o sinal de adição, estará lá fora. Você precisará se mover rapidamente para derrubá-lo antes que alguém perceba. Aqui está como:

  1. Selecione a história que você acabou de postar.
  2. Toque no ícone da lixeira na parte inferior da tela.
  3. Confirme a exclusão.

O snap agora será excluído, antes que alguém notasse!

Você não sabe com quem está falando

A menos que você realmente conheça a pessoa com quem está falando, você não tem idéia de quem é a outra pessoa, quantos anos ela tem, o que quer e o que fará com sua selfie nua. Essa pessoa pode ser muito mais velha, muito mais jovem, criminosa ou geralmente não confiável. E mesmo que você ache que está se comunicando com alguém que conhece e confia, nunca pode ter certeza absoluta de que eles estão de posse do telefone. Talvez eles tenham perdido o telefone no ônibus, talvez um colega de quarto atendeu, você nunca pode ter certeza.

Faculdades e empregadores verificam as redes sociais

Embora, em teoria, os snaps nunca devam aparecer em uma rede social ou em qualquer lugar on-line, como você sabe agora, isso não significa que eles não aparecerão. Ter suas fotos nuas seqüestradas não apenas dificulta a vida aqui e agora, mas também pode ter ramificações mais adiante. Faculdades, recrutadores, olheiros e potenciais empregadores, todos verificam as contas da rede social de um candidato em potencial para ter uma idéia de sua personalidade.

E se alguém verificasse seu nome e encontrasse suas fotos de nudez?

Maioridade

A idade pode ser relativa a nós, mas aos olhos da lei é definitiva. As pessoas podem ter uma quantidade incontável de problemas legais em fazer sexo com um menor, mesmo que não conheçam a idade da pessoa. Embora o problema possa ser resolvido eventualmente, esta é uma situação em que uma pessoa de bom senso gostaria de estar envolvida.

A menos que você saiba ou possa verificar a idade da pessoa com quem está falando, você corre o risco.

Culpa

Todos nós fizemos coisas idiotas no calor do momento. Anteriormente, se alguém cometesse um erro, ele poderia ser mantido em silêncio ou, espero, entre os envolvidos. Mas com a internet e as redes sociais, isso não é mais verdade.

Se você acha que pode fazer algo estúpido ou enviar uma foto nua no Snapchat e se sentir culpado depois, não faça isso. Ninguém vale isso.

É seguro enviar fotos nuas no Snapchat?

Acho que agora você já descobriu que não é seguro enviar fotos nuas no Snapchat. Mas se você ainda acha que vale a pena arriscar, apenas seja sensato sobre o que postar.

  • Evite fotos de rosto inteiro se posar nu.
  • Ocultar marcas distintivas, como tatuagens.
  • Seja muito seletivo sobre quem você os envia.
  • Crie um nível de confiança antes de compartilhar qualquer informação pessoal.
  • Saiba definitivamente quem você está falando.
  • Se seu intestino diz para, pare.

Tenha cuidado lá fora!

Você tem outras dicas para se manter seguro no Snapchat? Conte-nos sobre suas experiências abaixo.

O TechJunkie tem muito mais material sobre o Snapchat para mostrar. Podemos ensiná-lo a encontrar seus amigos no Snapchat, como saber se alguém o adicionou, como corrigir as falhas do Snapchat no seu telefone e como saber se alguém o está perseguindo no Snapchat.

É seguro enviar fotos nuas no snapchat?