O armazenamento de dados não é o mesmo que o armazenamento normal, porque você está lidando com dados e não com itens físicos. E há alguns por aí que nunca excluem nada. Alguns mantêm todos os emails. Alguns têm mais de 50 distribuições do Linux baixadas, mas não usam nenhuma delas. Alguns têm tantos filmes baixados que, se você adicionasse todas as horas, levaria 6 meses sólidos sem interrupção para assistir a todos - isso era humanamente possível.
Mas quando o armazenamento de dados se torna um problema real? Isso eu posso responder. É um problema se você tiver várias cópias inúteis da mesma coisa.
Exemplo: Há algum tempo você comprou um jogo em DVD. Você copia esse DVD para um ISO e depois grava outro disco. Agora você tem 3 cópias. Posteriormente, você compra um cartão de memória flash e copia o ISO novamente no cartão para um total de 4 cópias, mas não jogue fora o disco copiado nem exclua o arquivo ISO do disco rígido. Agora você está acumulando porque possui o original, uma cópia do disco, uma cópia do pendrive e uma cópia do disco rígido. A cópia do disco nesse momento não é necessária e você deve quebrar a tesoura, cortar o disco (ou passar por uma trituradora que 'come' os discos adequadamente) e se livrar dele, e você deve encontrar o ISO no seu disco rígido. drive, amasse a tecla Delete e termine com ela.
Você realmente sabe que está acumulando dados. Ao usar o exemplo acima, você excluiu o ISO do disco rígido e ficou realmente nervoso com isso - mesmo que você tenha outras 3 cópias. É um pequeno ataque de ansiedade ali mesmo, e se você pensa: "Bem … eu posso precisar dessa ISO …" Pare. Simplesmente pare. Você é um acumulador de dados. Livre-se do arquivo estúpido.
Ter o original e uma cópia está OK. A transição de cópias de backups de um tipo de mídia para o próximo, com o passar do tempo, é boa para manter os dados acessíveis à medida que as tecnologias progridem. Mantendo cópias redundantes inúteis que não são originais? Ruim.
Se você continuar se apegando a essas cópias redundantes, o armazenamento de dados começará a se transformar no armazenamento da vida real. Em breve, você terá pilhas de discos inúteis, pen drives e talvez até discos rígidos que não têm nada além de porcaria que você já copiou em outro lugar.
É verdade que eu, assim como muitos outros, lhe pedimos para fazer backup, backup, backup - mas se você começar a ficar obsessivo com cópias redundantes de dados que não são originais, bem … isso é um problema e você precisa corrigi-lo. Exclua as cópias inúteis de material do (s) seu (s) disco (s) rígido (s) e livre-se dos discos em que você já moveu os dados para outro local.