O iTunes está lá para ajudá-lo a sincronizar seu iPhone, fazer backups e restaurar o telefone quando necessário. Também funciona como um centro de mídia abrangente para armazenar suas músicas, podcasts, filmes, audiolivros e programas de TV favoritos. Além disso, este é um dos poucos aplicativos nativos da Apple que são totalmente compatíveis com PCs.
Na maioria das vezes, conectar seu iPhone ao iTunes funciona como um encanto. Você conecta o telefone a um computador e o aplicativo inicia e reconhece automaticamente o seu dispositivo. Mas e se isso não acontecer? Pior ainda, e se o seu telefone ainda não estiver lá, mesmo após o lançamento manual do iTunes?
Correções rápidas
Links Rápidos
- Correções rápidas
- Inspeção de cabos
- Requisitos de cabo
- Inspeção Portuária
- Inspeção de cabos
- Correções de software
- Usuários de PC
- Usuários de Mac
- Dicas e truques de conectividade
- Plug and play
Quando um iPhone não aparece no iTunes, verificar o hardware é a primeira linha de defesa. Isso significa que você precisa inspecionar o cabo, a conexão USB tipo C no seu telefone e as conexões USB no seu computador.
Inspeção de cabos
Desconecte o cabo e verifique se há danos físicos, como rachaduras ou quebras. O lado masculino do seu USB Type-C (aquele que se conecta ao iPhone) não deve ter marcas visíveis, amolgadelas ou arranhões. Dito isto, o cabo deve funcionar bem, mesmo que haja pequenas manchas nele.
Lembre-se de que você não pode virar a extremidade macho do USB tipo C de cabeça para baixo (para iPhones). No entanto, às vezes, ajuda a desconectar e girá-lo 180 ° e reconectá-lo. Além disso, você também precisa verificar a porta USB do seu computador.
Tente conectar o cabo a todas as portas disponíveis para determinar qual delas funciona. Se você possui um laptop, conecte o cabo também para ver se ele funciona.
Requisitos de cabo
Idealmente, você está usando o cabo Apple Lightning original que acompanha o seu iPhone. Em geral, esses cabos funcionam melhor e podem suportar o maior desgaste. Mas se você preferir um dos cabos de terceiros com aparência bacana, precisará de um que possua um certificado MFi.
Este certificado significa que o cabo é aprovado pela Apple. A menos que você use esse tipo de cabo, existe o risco de danificar seu iPhone. Escusado será dizer que a conexão com o iTunes também pode não funcionar.
Inspeção Portuária
Seu iPhone provavelmente gasta muito tempo em bolsos, bolsas ou mochilas. Devido a isso, a porta de conexão pode pegar cotão, o que pode impedir que você conecte o cabo corretamente e faça uma conexão.
Assim, você deve espiar a porta e verificar se há algum material estranho dentro. Se houver, use um palito de dente ou uma ferramenta de cartão SIM e remova cuidadosamente o cotão. A menos que o porto tenha sido exposto a líquidos, os materiais estranhos saem facilmente. Lembre-se de que você não deve forçar o palito ou a ferramenta do cartão SIM pela porta.
Com isso fora do caminho, você pode prosseguir com a inspeção das portas USB do seu computador. Use uma unidade flash USB para ver se todas as portas funcionam.
Nota: Se todas as portas e conexões parecerem boas, tente usar um cabo diferente. A menos que isso ajude, continue lendo para obter mais dicas e truques.
Correções de software
Seu Mac ou PC deve estar executando a versão mais recente do iTunes e a versão mais recente do sistema operacional. Aqui está um guia sobre como verificar se há atualizações.
Usuários de PC
Idealmente, seu PC executa o Windows 10 e a versão mais recente do iTunes (12.8, no momento em que este artigo foi escrito). Há duas maneiras de procurar atualizações do iTunes com base em onde você baixou o aplicativo.
Se você o adquiriu no site da Apple, inicie o iTunes, clique em Ajuda na barra de ferramentas e selecione "Verificar atualizações". Se você adquiriu o iTunes na Microsoft Store, verifique se há atualizações na loja.
Usuários de Mac
Quando você instala o macOS Mojave (10.14, no momento da redação deste artigo), o iTunes mais recente vem com o pacote. No entanto, não custa verificar se você possui as versões mais recentes do software.
Para atualizações do iTunes, inicie a App Store no seu Mac e clique ou toque em Atualizações na barra de menus à esquerda. Se o iTunes aparecer em Atualizações, selecione Atualizar próximo ao ícone e aguarde o sistema executar sua mágica.
Para verificar se você está executando o Mojave, inicie as Preferências do Sistema e clique no ícone de engrenagem para acessar o menu Atualização de Software.
Nota: O seu iPhone também precisa estar atualizado. Para ter certeza, siga o seguinte caminho:
Configurações> Geral> Atualização de Software> Baixar e Atualizar Agora
Dicas e truques de conectividade
Um iPhone precisa estar desbloqueado e na tela inicial para conectar-se ao iTunes. Para ser exato, você não deve ter um aplicativo em funcionamento ao tentar se conectar. Assim que você conecta o telefone, uma janela pop-up “Confie neste computador” é exibida. Claro, você deve tocar em "Confiar", mas e se você clicar em "Não Confiar" por acidente?
Essa ação impedirá a conexão com o iTunes, mas você poderá repará-lo rapidamente. Inicie as Configurações, escolha Geral, deslize para baixo para Redefinir e toque para entrar no menu.
Selecione “Redefinir local e privacidade” e reconecte-se ao seu computador após a conclusão da redefinição. Você também pode reiniciar o iPhone para garantir que as alterações entrem em vigor.
Plug and play
Para usuários de Mac, os problemas de conectividade do iTunes geralmente estão relacionados ao hardware. Por outro lado, os usuários de PC podem ter alguns problemas de compatibilidade de software. De qualquer maneira, agora você sabe como lidar com eles.
Com que frequência você conecta seu iPhone ao iTunes? Existem truques que não mencionamos no artigo que você gostaria de compartilhar com a comunidade? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.