Desde que os smartphones se tornaram amplamente disponíveis e populares, todos nós lutamos para cobri-los quase diariamente. Os iPhones são particularmente problemáticos em termos de eficiência energética, mas as coisas pioram ainda mais quando se trata de carregá-los.
Consulte também o nosso artigo iPhone XS vs. iPhone XR: Qual deles você deve comprar?
Tanto o iPhone quanto o iPad têm limitações muito específicas para seus carregadores, que não funcionam exatamente para a vantagem dos usuários. Aqui estão algumas coisas que você talvez não saiba o que determina a velocidade de carregamento, além de algumas correções simples que você pode executar por conta própria.
Aumentar a amperagem
Na maioria das vezes, uma fonte de carregamento de baixa amperagem é a razão pela qual o iPhone demora uma eternidade para carregar. Embora todos os iPhones funcionem com carregadores de 5 volts, a amperagem desses carregadores pode ser bastante variada.
Quanto mais amperagem ele tiver, mais rápido a bateria recarrega. É por isso que é importante ler as especificações se você estiver recebendo um carregador de telefone de reposição.
No entanto, esteja ciente de que os iPhones não suportam muito em termos de amperagem. A Apple aconselha os usuários a nunca usarem um carregador com mais de 2, 1 amperes. Embora esse número possa ser considerado baixo pelos padrões de outros dispositivos, é o valor mais alto suportado com segurança por iPhones e iPads.
Limpe a porta
Outro motivo pelo qual o iPhone pode demorar para carregar totalmente é uma porta de carregamento empoeirada ou suja. Há muitos detritos que podem ficar presos dentro da porta. Isso pode obstruir um ou mais pinos e limitar a entrada de energia.
Como o cabo de carregamento de um iPhone vem com 8 pinos, é importante limpá-los constantemente para garantir a máxima eficiência a cada vez. O uso de uma lata de ar comprimido ou de um aspirador de pó deve ser mais do que suficiente para remover qualquer lamaçal da porta.
Como alternativa, você pode usar um pincel estático. Essa ferramenta é usada na maioria das lojas da Apple. Se você não puder pagar uma, uma nova escova de dentes geralmente terá o mesmo efeito. Independentemente do pincel usado, você deve ser gentil em sua abordagem.
Apesar de os pinos não serem tão sensíveis quanto os encontrados nos cabos SATA, eles ainda são fáceis de dobrar ou quebrar. Depois de limpar a porta, tente carregar o telefone novamente para ver se há alguma diferença. Se não houver, você pode precisar de uma limpeza mais completa ou verificar o cabo quanto a danos.
Inspecionando o cabo
Se algo acontecer com o cabo, como desgaste por dentro, você ainda poderá usá-lo para carregar o iPhone. No entanto, a transferência de energia provavelmente será muito lenta, algo semelhante ao uso de um carregador de baixa amperagem. Para consertar isso, você provavelmente precisará apenas trocar o cabo por um novo.
Experimente carregadores diferentes
Outra coisa que vale a pena lembrar é que nem todos os carregadores têm desempenho igual, mesmo quando possuem as mesmas especificações técnicas. Pagar um pouco mais por um carregador premium de 2, 1 amp pode gerar melhores resultados em tempos de carregamento do que se você usasse um carregador barato de 2, 1 amp de uma marca desconhecida.
Outra maneira de testar a qualidade de um carregador é verificar a temperatura do calor. Mesmo na amperagem máxima suportada, um carregador de iPhone não deve superaquecer facilmente. Nesse caso, é uma boa indicação de que a transferência de energia não é ótima e que o carregador pode não durar muito tempo.
Cuidado com a baixa amperagem
Existem algumas situações que você pode evitar se quiser carregar seu iPhone rapidamente. Por exemplo, um carregador de carro quase sempre chega a 500 mAh ou meio amplificador. Portanto, se você está procurando o melhor desempenho na estrada, certifique-se de adquirir um carregador de carro de alumínio para reposição que tenha pelo menos 1 amp.
Também os assuntos de software
Muitas vezes subestimado é o impacto que o software tem no processo de carregamento. Não é incomum que o software defeituoso seja a razão pela qual seu iPhone não está carregando rápido o suficiente.
Desnecessário dizer que tentar otimizar o tempo de carregamento do seu iPhone comprando ferramentas de limpeza, novos cabos ou novos carregadores pode ficar bem caro. A realização de uma restauração da atualização de firmware do dispositivo (DFU) pode ser uma medida extrema, mas também é a melhor e mais complexa restauração que você pode fazer no seu iPhone. Além disso, é a única maneira de garantir que não haja nenhum problema subjacente no sistema que impeça o carregamento rápido do iPhone.
Pensamento final
Existem vários fatores que podem afetar a velocidade de carregamento de um iPhone. Felizmente para os usuários, descobrir o que está causando o processo de carregamento lento é bastante fácil, seja um problema de hardware ou software. Mesmo uma restauração DFU pode ser feita sem a ajuda de um técnico da Apple, mas talvez você precise procurar um guia on-line detalhado.