Anonim

Minha experiência até agora com o iPhone 6 Plus certamente foi a de uma "relação de amor e ódio", embora, para ser justo, haja mais "amor" do que "ódio" na mistura. Ainda assim, as poucas coisas que me incomodam nesse dispositivo realmente me incomodam e, para expandir minha lista de problemas anteriores, fiquei perplexo com a maneira como a Apple lida com a rotação da tela inicial do iPhone 6 Plus.

Para aqueles que não possuem o iPhone 6 Plus ou não estão familiarizados com seus recursos, a Apple decidiu fazer bom uso da tela relativamente grande de 5, 5 polegadas do dispositivo e permitir que a tela inicial gire quando inclinada para o modo paisagem, assim como isso acontece no iPad. Um problema é que muitos usuários preferem usar a tela inicial principalmente no modo retrato tradicional e acabam acionando inadvertidamente uma rotação da tela ao usar o dispositivo em uma posição ligeiramente intitulada, como deitado.

Você pode impedir que a tela inicial gire ativando o recurso de bloqueio de rotação do iOS no Control Center, mas isso impede que todos os outros aplicativos giram também, mesmo aqueles que você deseja usar no modo paisagem, como aplicativos de vídeo, determinados jogos e calendários. Já resolvi esse problema antes e acho que uma solução simples seria a Apple fornecer uma opção separada em Configurações para interromper a rotação da tela inicial, mas deixar a rotação ativada para todos os outros aplicativos.

Mas há momentos em que uma tela inicial girada é útil e conversei com muitos usuários que não se importam em alternar entre layouts conforme desejado. O problema é que, mesmo aqui, a Apple não acertou. Quando você gira a tela inicial do iPhone 6 Plus, os ícones não mantêm suas posições relativas. Em vez disso, eles são reordenados com base nas novas linhas.

Por exemplo, quatro aplicativos podem caber em uma linha quando o iPhone está no modo retrato, mas seis aplicativos (sem incluir o encaixe) cabem por linha no modo paisagem. A Apple, portanto, reordena os aplicativos (da esquerda para a direita, de cima para baixo) para acomodar as linhas mais longas. Isso significa que, se o seu dedo estiver passando o mouse sobre um determinado aplicativo no modo retrato, ele estará passando o mouse sobre um aplicativo diferente quando você girar para o modo paisagem.

Muitos usuários confiam na memória da posição da tela de um aplicativo para encontrá-lo e iniciá-lo rapidamente (ou seja, "Meu aplicativo Clock está sempre no canto superior direito da tela" ou "meu aplicativo de música está sempre entre Audible e Pandora"). Mas, graças ao método de pedidos da Apple para o modo paisagem, a posição desses aplicativos muda. Por que não apenas fazer com que cada aplicativo mantenha sua posição relativa na tela, mas simplesmente gire o ícone e o texto para o modo paisagem?

Agora, eu sei o que você está pensando. Isso só funciona se você tiver uma tela inicial completamente cheia de aplicativos. Se você tiver menos de uma tela inicial completa e alternar para o modo paisagem usando o método descrito acima, você terá lacunas estranhas no lado direito da tela. Com o método atual de pedidos de aplicativos da Apple, todos os aplicativos são alinhados sequencialmente, começando no canto superior esquerdo, o que evita o problema de lacuna.

Isso tudo é verdade, é claro, mas a Apple poderia resolver isso facilmente aplicando automaticamente seu método de pedido atual para páginas da tela inicial com menos de 24 aplicativos ou pastas (vale a pena uma tela inteira) e usando uma rotação simples no local para páginas que não.

Se tudo estiver igual, eu usaria o bloqueio de rotação da tela inicial sobre qualquer outra coisa neste momento, mas ouvi leitores e colegas o suficiente para saber que aqueles que gostam de usar a tela inicial nos modos retrato e paisagem certamente aprecie a opção de manter a mesma posição relativa para seus aplicativos. A Apple tem muito trabalho a fazer para tornar esse design atual do iPhone e o iOS uma excelente plataforma, e esperamos que eles resolvam alguns desses problemas com as atualizações de hardware e software de 2015.

O iphone 6 plus problema de rotação da tela inicial