Anonim

Além de um monte de novos recursos, o iOS 8 também procura aumentar a segurança e a privacidade do usuário, acompanhando os usuários para garantir que determinados aplicativos ainda tenham permissão para usar dados de localização em segundo plano. Os prompts provavelmente estão relacionados a uma nova opção nas configurações de Privacidade do iOS que permitem ao usuário limitar o acesso de um aplicativo aos dados de localização apenas nos momentos em que o aplicativo está sendo usado.

A Apple começou a exigir que os aplicativos obtenham permissão explícita dos usuários para acessar informações pessoais com o lançamento do iOS 6. Muitos citam a controvérsia em torno do Path, um aplicativo que acessava e carregava a lista de contatos do usuário sem permissão, como o impulso para a nova política da Apple. Além de exigir que os aplicativos solicitem permissão para acessar as informações de contato de um usuário, os aplicativos também precisam solicitar permissão para usar dados de localização.

Porém, como o iOS 6 mudou relativamente pouco e, uma vez que um usuário concede permissão para um aplicativo usar informações pessoais, essa permissão permanece em vigor até que o usuário o revogue manualmente nas Configurações do iOS ou desinstale o aplicativo. Agora, com o iOS 8, os usuários têm a opção de permitir que um aplicativo acesse dados de localização, mas apenas "enquanto o usam". Essa alteração, juntamente com o desejo de lembrar aos usuários quais aplicativos já têm permissão, resultam em uma solicitação informada por desenvolvedores que perguntam ao usuário se desejam "continuar permitindo" que o aplicativo use as informações de localização em segundo plano.

De acordo com as capturas de tela que vimos, que abrangem aplicativos de terceiros e de terceiros da Apple, o usuário tem duas opções: "não permitir" ou "continuar". Para os aplicativos da Apple, que já foram atualizados para estar em conformidade com o novo configurações de privacidade, selecionar "não permitir" reverte a permissão "enquanto estiver usando o aplicativo". Por outro lado, para aplicativos de terceiros atuais ainda não atualizados para o iOS 8, selecionar "não permitir" reverte a permissão para "nunca" no iOS Configurações de privacidade, revogando o acesso aos dados do local completamente.

Essa inconsistência é perfeitamente compreensível, dado o status beta do iOS 8, mas pode causar confusão entre os usuários se determinados aplicativos não forem atualizados no momento em que o iOS 8 for lançado ao público. Dependendo de como a Apple optar por implementar esse prompt na versão pública, também poderá se tornar frustrante para usuários com um grande número de aplicativos, pois o dispositivo ocasionalmente solicita confirmação para todos e cada um individualmente.

O iOS 8 introduz novas permissões de localização para aplicativos