Anonim

Muitos estão familiarizados com o Internet Archive, a organização sem fins lucrativos que se esforça para fornecer preservação digital de vídeos, músicas, livros e sites clássicos. A organização anunciou sexta-feira que está fazendo uma grande adição a essa lista: software vintage.

O Internet Archive já oferece um impressionante banco de dados de software, mas o conteúdo do banco de dados é principalmente os arquivos de origem originais, que datam de 10, 20 ou mesmo 30 anos. Baixar esses aplicativos é a parte mais fácil; experimentá-los é outra história.

Embora existam ferramentas universais para reproduzir formatos como vídeo e áudio, o software é diferente. As plataformas de software, especialmente nos primeiros dias da computação, eram tão diversas que preservar e usar aplicativos e jogos antigos é difícil sem uma infinidade de emuladores de hardware e software. Para resolver esse problema, o Internet Archive empregou o emulador JSMESS, uma porta Javascript no navegador do MESS (Multi Emulator Super System). Em termos simples, o JSMESS permite que praticamente qualquer navegador da Web moderno (Firefox, Chrome, Safari e Internet Explorer) execute software vintage diretamente na janela do navegador.

Com essa nova tecnologia, a Historical Software Collection poderá nascer. Esta nova seção Arquivo da Internet apresenta uma lista pequena, mas crescente, de jogos e aplicativos clássicos pelos quais os usuários podem navegar, aprender e executar diretamente no navegador. Os destaques notáveis ​​incluem o Microsoft Adventure de 1981, o porto mais conhecido do clássico Colossal Cave Adventure , o VisiCalc de 1979, o primeiro programa de planilha de consumo do mundo e o inovador jogo de comércio espacial de 1985, Elite .

Como o restante do Internet Archive, toda a coleção histórica de software é gratuita, portanto, verifique-a. É um ótimo lugar para os geeks mais velhos reviverem momentos clássicos da computação e para as gerações mais jovens experimentarem a história.

O arquivo da Internet traz o software vintage para o navegador