Anonim

Hoje em dia, parece que não há um único aspecto de nossa rotina diária que não esteja de alguma forma ligado à eletrônica ou à TI. Uma área em que os avanços certamente foram feitos são os quadros-negros ou quadros como os conhecemos hoje. O quadro branco SMART, o quadro inteligente, o quadro interativo ou o que você quiser chamar está programado para se tornar um setor de dois bilhões de dólares em breve.

O crescimento em larga escala em qualquer lugar convida jogadores altamente incentivados a obter lucro. Portanto, a preponderância do software do quadro interativo é cara. Mas existem opções de código aberto e você pode aprender sobre elas.

Uma breve introdução aos quadros interativos

Os quadros interativos (IWBs) não são exatamente uma nova tecnologia; elas são usadas em ambientes de escritório desde pelo menos 1990. Existem muitos tipos diferentes, mas a funcionalidade básica é a mesma. Uma imagem é projetada em uma superfície com a qual os usuários podem interagir. A interação pode ocorrer através de um touchpad, uma caneta IR, posicionamento por ultrassom e muitos outros tipos de controladores.

Por fim, o objetivo é criar uma grande tela de computador que possa servir para facilitar a transferência de informações. Para a maior parte, a recepção tem sido muito favorável. No entanto, existem algumas exceções. Os críticos alertam que ele muda o foco dos alunos para a tecnologia e talvez até prenda o desenvolvimento de novas técnicas de ensino. De qualquer forma, eles vieram para ficar, então vamos dar uma olhada em alguns dos softwares de código aberto disponíveis para eles.

OpenBoard

O OpenBoard provavelmente será sua primeira e última escolha quando se trata de software IWB de código aberto. A questão não é tanto que é a única (o que tecnicamente é), mas sim que é facilmente a melhor escolha. O software foi desenvolvido em 2003 e, eventualmente, vendido para uma organização sem fins lucrativos que o tornou de código aberto.

Por todas as contas, é um programa simples que visa atender a uma ampla variedade de necessidades, em vez de se concentrar em áreas específicas de estudo. Obviamente, o maior ponto de venda é que é um projeto de código aberto gratuito. Novos recursos são adicionados com frequência à medida que mais desenvolvedores se envolvem. Versões estáveis ​​estão disponíveis para Windows, Linux e MacOS. O interesse está crescendo para o OpenBoard e os novos desenvolvedores assinam regularmente, para que em breve possa se tornar o padrão ouro da indústria.

Para usar o OpenBoard, tudo o que você precisa fazer é instalar e executá-lo. Possui todos os recursos padrão dos IWBs. Para projetá-lo usando um projetor de quadro branco ultrassônico, basta conectá-lo ao computador que está executando o OpenBoard e realizar as instalações necessárias. Em seguida, conecte o computador a um projetor e aproveite seu quadro interativo. Você deve poder interagir com a projeção usando a caneta eletrônica incluída na sua configuração.

Alternativas gratuitas

No que diz respeito ao software IWD de código aberto, o OpenBoard é realmente o único jogo na cidade. O Open Sankore foi o antecessor do OpenBoard. Sankore ainda existe, mas não está mais em desenvolvimento. A partir de agora, não há candidatos que valham a pena. Existem outras alternativas, mas elas não são de código aberto. Em vez disso, eles são apenas software livre. O site do Open Sankore está inativo, mas você ainda pode baixá-lo neste repositório do GitHub.

Se você estiver interessado em colaborar com o software do quadro branco, o OpenBoard é o lugar para você. Caso contrário, é possível que você esteja melhor usando uma das muitas opções gratuitas disponíveis. Isso facilitará as coisas para você em muitos níveis. A maioria dos softwares de quadro branco gratuitos é feita para uso on-line. Você nem precisará instalar nada; basta visitar o site e começar a trabalhar.

Você pode começar com algo como o Web Whiteboard. Este quadro branco totalmente gratuito e baseado na Web foi projetado para sessões colaborativas multiuso. Depois, há o quadro branco do Tutorialspoint, uma opção intuitiva e elegante, também totalmente gratuita. Novamente, muitas opções estão lá fora. Existem até quadros brancos que atendem a assuntos específicos, como engenharia ou design.

Um pouco menos de conversa, um pouco mais de interação

Pode não haver uma vergonha de riqueza quando se trata de opções de código aberto para o software IWB. A única opção viável é o OpenBoard. Dito isto, ainda é uma escolha muito boa, com praticamente todas as opções que você provavelmente precisará.

Os periféricos ultrassônicos para o emparelhamento do quadro branco virão pré-carregados com seu software proprietário. Não há benefício real em tentar modificar isso. Por fim, talvez você decida que não precisa do software de quadro branco de código aberto e que uma versão gratuita funcionará perfeitamente.

Você precisa de um quadro branco para si ou para sua instituição? Você notou um melhor envolvimento com essa tecnologia para você ou seus alunos? Gostaríamos muito de ouvir suas experiências nos comentários abaixo.

Código aberto ultra-sônico de placa interativa