O lançamento em março do Ryzen 5 e Ryzen 7 da AMD levou a um aumento ainda maior da concorrência entre a AMD e a Intel.
Esses dois gigantes lutam há anos, e um recente vazamento de uma apresentação na Alemanha faz parecer que a Intel está preparando uma nova linha de i7s e i9. Obviamente, nada está confirmado ainda - mas a natureza em constante mudança dos chipsets para PC significa que provavelmente haverá fumaça nesse incêndio. Parece que as novas plataformas Skylake-X da Intel serão os principais beneficiários dos chipsets, com algumas especificações impressionantes.
O Core i9 7920X está configurado para apresentar 12 núcleos e 24 threads com 16, 5 MB de cache L3, enquanto o i9 7900X apresenta 10 núcleos com 20 threads. Indo abaixo na linha, o i9 7820X apresentará 8 núcleos em 16 threads, enquanto o último i9 da linha, o 7800X, possui seis núcleos com 12 threads e complementa a linha Skylake-X. Dois chips i7 apresentarão quatro núcleos cada, com o 7740K com oito threads e o 7640K usando quatro. Para a maioria das cargas de trabalho, o chip 7800X parece fantástico, mas o 7820X também é sólido. Cada um deles evita o gargalo de cache que freqüentemente afeta a Intel, e é bom ver algo resolver esses problemas.
Os chips i7 parecem uma atualização muito pequena, mas mantêm o apelido i7 por perto e fazem com que pareça mais novo do que é, com o i9 sendo facilmente aclamado como a melhor e mais recente tecnologia em nível básico. Parece que a Intel não está planejando reinventar a roda aqui, o que é bom. Tudo o que eles precisam é fornecer chips sólidos que sejam confiáveis e oferecer uma experiência de ponta para os chips que a exigem e uma experiência razoável para os de ponta.
A AMD levantou o jogo com a família Ryzen, e a Intel sabe que precisa continuar lançando novos chips para competir e correr o risco de se sentir obsoleta aos olhos dos consumidores.
Fonte: Anandtech