Anonim

Depois de anunciar seu plano em novembro de 2012 para se aposentar este mês, o sucessor do CEO da Intel, Paul Otellini, foi nomeado. Os documentos da SEC revelaram na quinta-feira que o conselho de diretores da Intel elegeu o COO Brian Krzanich como o próximo CEO da empresa.

"Após um processo de seleção completo e deliberado, o conselho de administração está satisfeito com o fato de Krzanich liderar a Intel ao definir e inventar a próxima geração de tecnologia que moldará o futuro da computação", disse Andy Bryant, presidente da Intel.

"Brian é um líder forte, apaixonado por tecnologia e profundo conhecimento dos negócios", acrescentou Bryant. “Seu histórico de execução e liderança estratégica, combinado com sua abordagem de mente aberta para a solução de problemas, ganhou o respeito de funcionários, clientes e parceiros em todo o mundo. Ele tem a combinação certa de conhecimento, profundidade e experiência para liderar a empresa durante esse período de rápidas mudanças tecnológicas e do setor. ”

O Sr. Krzanich, 52 anos, detém o título de COO na Intel desde janeiro de 2012. Antes disso, atuou como vice-presidente sênior da empresa de janeiro de 2010 a novembro de 2012 (concomitantemente com seu cargo de COO) e como vice-presidente. Presidente de dezembro de 2005 a janeiro de 2010. Ele tem uma longa história com a Intel, ingressando na empresa em 1982 e experiência em operações de fabricação, logística da cadeia de suprimentos e engenharia de chips. Ele obteve seu diploma de bacharel em Química pela San Jose State University em 1982.

O Sr. Krzanich assumirá o cargo de CEO em 16 de maio. De acordo com os registros da SEC, ele receberá US $ 10 milhões em dinheiro e compensação de ações pelo restante do ano.

Otellini continuará sendo consultor da Intel após sua aposentadoria, embora nenhum detalhe sobre seu papel tenha sido revelado. Como Krzanich, Otellini também passou toda a sua carreira na Intel, incluindo os últimos oito anos como CEO após substituir Craig Barrett em 2005.

A Intel obteve muito sucesso sob o mandato de Otellini. A empresa introduziu novas arquiteturas de microprocessadores que solidificaram sua liderança em relação à AMD, melhoraram bastante sua posição no mercado de GPUs, adicionaram uma linha bem conceituada de opções de armazenamento em estado sólido e convenceram a Apple a mudar seus computadores baseados em PowerPC para Intel.

A Intel deve lançar sua próxima linha de processadores, codinome Haswell, em 4 de junho, embora o maior desafio para Krzanich seja a transição bem-sucedida da empresa dos tradicionais chipsets de desktop e laptop para os adequados para dispositivos móveis, como tablets e tablets. smartphones, diante de um mercado cada vez menor de PCs.

Intel coo brian kzranich em substituição do CEO aposentado otellini em 16 de maio