Há muito tempo se diz à indústria que a arquitetura Haswell da Intel, programada para um lançamento formal em 4 de junho na Computex, trará melhorias para a vida útil da bateria, mas comentários recentes da empresa indicam que as melhorias podem ser significativas. Rani Borkar, da Intel, revelou na quinta-feira que a plataforma oferecerá 50% a mais de bateria para laptops do que os sistemas baseados na Ivy Bridge da geração atual.
A Intel discutiu várias vezes que, embora todas as plataformas de computação recebam melhorias de desempenho e eficiência, o verdadeiro foco para Haswell são laptops e dispositivos portáteis. Diminuir o consumo de energia e, ao mesmo tempo, manter ou melhorar o desempenho, foram fatores-chave para o fabricante de chips de Santa Clara durante o processo de design da Haswell.
As melhorias relatadas são cruciais para a Intel e a indústria de PCs; As vendas de PCs sofreram o pior declínio da história durante o primeiro trimestre de 2013, quando os consumidores optaram por tablets e smartphones em vez de novos laptops e desktops. Um dos principais pontos de venda desses dispositivos móveis é a duração da bateria notavelmente melhor em comparação aos laptops tradicionais. Com a Haswell, a Intel e seus parceiros de fabricação esperam não apenas fornecer aos notebooks horários de funcionamento "o dia inteiro", mas também melhorar fatores como tempo de espera. A empresa anuncia que, além do aumento de 50% na duração da bateria, os laptops baseados em Haswell terão até 20 vezes a vida útil de Ivy Bridge.
Vendas de PCs continuam em declínio (Imagem via CNN Money )
Em termos de desempenho esperado, Haswell promete oferecer ganhos modestos de 10 a 15% na potência da CPU, juntamente com um salto significativo nos gráficos integrados. Os chips baseados em Haswell estarão disponíveis em quase todos os espectros do mercado consumidor, desde peças Ultrabook de ultra baixa potência até opções de desktop quad-core de alto desempenho.
Os principais fabricantes de PCs já começaram a anunciar produtos baseados em Haswell, e mais são esperados na Computex após o lançamento oficial de Haswell. A Apple também deve atualizar toda a sua linha de Macs de consumo com CPUs Haswell, provavelmente no evento anual da empresa na WWDC, em 10 de junho.