Anonim

As conexões de rede via Thunderbolt foram discretamente introduzidas como parte do OS X Mavericks, embora de forma inicial e aproximada. Hoje, porém, no show anual da National Association of Broadcasters (NAB) em Las Vegas, a Intel retirou o suporte oficial do "Thunderbolt Networking" para Macs e PCs, permitindo conexões diretas entre computadores de até 10 gigabits por segundo (1.280 megabytes por segundo).

Destinado principalmente a profissionais de mídia que precisam movimentar grandes ativos de vídeo e gráficos entre sistemas, o Thunderbolt Networking oferece uma alternativa significativamente mais barata à Ethernet tradicional de 10Gb a velocidades muito superiores às atuais redes Gigabit Ethernet de consumo. Em breve, novos drivers para Windows ingressarão na implementação existente do OS X Mavericks, permitindo conexões diretas entre Macs e PCs.

Embora seja mais barato que a Ethernet de 10Gb, o custo de entrada ainda é relativamente alto. O suporte oficial ao Thunderbolt Networking requer dois dispositivos equipados com o Thunderbolt 2, a nova especificação introduzida no final do ano passado como parte da linha 2013 MacBook Pro da Apple, com expansão posterior para o Mac Pro 2013. O restante da linha de Macs da Apple, incluindo o popular iMac, continua equipado com o Thunderbolt de primeira geração, embora isso quase certamente mude com as atualizações de 2014 que a empresa planejou.

No lado do PC, o Thunderbolt 2 é ainda mais raro, embora a tecnologia finalmente tenha começado a entrar em sistemas pré-criados, como a Estação de Trabalho HP Z1 G2.

Para os profissionais de mídia que já usam o hardware Thunderbolt 2, no entanto, a introdução do Thunderbolt Networking é uma atualização valiosa e praticamente "gratuita" que pode melhorar drasticamente os fluxos de trabalho daqueles que ainda não usam Ethernet de 10Gb.

Usuários com apenas Macs em sua rede podem começar a usar o Thunderbolt Networking agora (na verdade, está disponível desde outubro). Como mencionado acima, a Intel está lançando novos drivers para usuários do Windows para habilitar o recurso, embora não haja nenhuma palavra em um momento específico além de "em breve".

Intel anuncia 10GB / s de rede Thunderbolt para Macs e PCs