Introdução
Links Rápidos
- Introdução
- Antes da instalação
- Materiais requisitados
- Como você estará usando sua nova unidade?
- Configurando jumpers: unidades SATA
- Instalação Física
- Instalação / Clonagem de Software
- Acabado!
- Próxima Etapa?
Bem-vindo ao PCMech! Se você tiver algum problema ao seguir este guia ou instalar seu disco rígido, entre em nossos fóruns em http://forum.pcmech.com e peça ajuda, alguém terá prazer em ajudá-lo. Para obter dicas, truques e atualizações contínuas sobre nosso conteúdo, considere também se inscrever na nossa newsletter inserindo seu endereço de e-mail na caixa de texto à direita. Estamos aqui para ajudar!
Antes da instalação
Instalar um disco rígido é um trabalho de nível médio. Se você está confiante em si mesmo e gostaria de economizar o dinheiro que um funcionário do computador cobra por isso, vá em frente e faça você mesmo. Não vai ser tão ruim assim. A instalação física é realmente muito fácil. Prepará-lo para uso demora um pouco mais.
A pior parte da instalação de discos rígidos é configurar os jumpers na unidade para que funcionem corretamente com o hardware atual. Você só precisa se preocupar com jumpers se estiver usando um disco rígido IDE. Os discos rígidos IDE têm configurações para seleção mestre, escravo e cabo. Isso ocorre porque, para uma unidade IDE, isso importa. Para unidades Serial ATA (SATA), você não precisa se preocupar com os jumpers. Agora que o SATA está se tornando muito mais prevalente do que o IDE, é muito menos provável que você precise se preocupar com jumpers durante esse processo.
Antes da instalação, inspecione a parte interna do gabinete do computador e determine para onde deseja que a unidade vá. Se você estiver usando um disco rígido IDE, deseja conectar de maneira ideal a unidade em um canal IDE diferente das unidades de DVD / CD. A maioria das placas-mãe possui dois conectores de canal IDE. Então você colocaria suas unidades de disco no IDE2 e seus discos rígidos no IDE1. Para unidades SATA, sua vida ficou mais fácil. A SATA obtém seu próprio canal e, a partir dessa data, as unidades de DVD SATA são muito incomuns.
Materiais requisitados
- Disco rígido
- Cópia do manual do disco rígido (se você precisar configurar jumpers; isso pode ser baixado se a unidade não vier com um)
- Placa controladora (opcional; use-a se você não tiver um conector sobressalente na placa-mãe ou espaço em um cabo de fita existente para conectar sua unidade. Certifique-se de obter uma que corresponda à sua unidade - Serial ATA para uma unidade SATA; ATA / 100 ou ATA / 133 para uma unidade IDE; SCSI para uma unidade SCSI.)
- Cabo de dados para a unidade (se você não estiver instalando a unidade como escravo em um cabo existente)
- Divisor Y do cabo de alimentação (se você não tiver um conector de alimentação sobressalente)
- CD de inicialização final (se você deseja clonar seu disco rígido antigo para o novo)
Como você estará usando sua nova unidade?
Se você estiver substituindo seu disco rígido principal, faça backup dos dados que deseja salvar antes de começar. Se você não deseja reinstalar o Windows, pode clonar o conteúdo do disco rígido antigo para o novo usando os utilitários de configuração fornecidos pelos fabricantes, ou pode usar um programa de clonagem específico como HDClone ou PC Inspector Clone Maxx. Todos os utilitários mencionados acima estão disponíveis no CD Ultimate Boot, para que você possa fazer o download e gravá-lo e escolher o utilitário mais fácil de entender. (Se você não tiver acesso a uma conexão de alta velocidade à Internet, poderá solicitar um CD por uma pequena taxa.)
Se você deseja reinstalar o Windows, verifique se possui discos para o Windows e todos os seus programas. Isso evitará frustrações por perder programas depois que você já tiver formatado o seu computador.
Se você estiver simplesmente instalando um disco rígido secundário para armazenamento, não precisará fazer alterações na configuração do seu disco rígido atual. Se, no entanto, você estiver instalando uma segunda unidade IDE, é possível que você precise alterar a configuração de jumper do seu disco rígido principal. Se o seu disco rígido atual estiver definido como “Cable Select” (o que significa que é a única unidade no canal), talvez seja necessário alterá-lo para “Master”, o que permitirá adicionar o segundo disco rígido como escravo (consulte abaixo).
Configurando jumpers: unidades IDE
O IDE pode acomodar duas unidades por canal, com a maioria dos computadores com dois canais integrados. A unidade primária em um canal é chamada de Mestre e a secundária é chamada de Escravo . Os canais IDE também são rotulados como Primário (ou IDE1) e Secundário (ou IDE2). O disco rígido do qual o sistema inicializa geralmente é o principal principal. Geralmente, se você estiver adicionando um segundo disco rígido, você o configurará como escravo principal. (O mestre e o escravo secundários são geralmente usados para unidades ópticas, embora possam acomodar discos rígidos, se necessário.)
A maioria das unidades é configurada para ser usada como mestre, portanto, se você quiser usá-la como escravo, precisará alterar os jumpers, localizados entre o conector de alimentação e o conector IDE. Cada fabricante possui configurações de jumper diferentes, portanto não posso fornecer instruções exatas aqui. No entanto, geralmente há um diagrama na parte superior da unidade informando como configurar os jumpers e, se não houver, certamente haverá instruções no manual do disco rígido (que você pode baixar no site do fabricante, se o disco rígido não vem com um).
Outra configuração de jumper, que você pode usar se tiver um cabo de fita de 80 condutores, é Cable Select . Os cabos de 80 condutores podem ser identificados por seus fios muito mais finos em comparação aos cabos de 40 condutores e pelas cores dos conectores (a extremidade da placa-mãe será azul, vermelha ou verde e os conectores da unidade serão pretos para o da extremidade e cinza para o meio). Com as duas unidades definidas como Cable Select, o computador reconhecerá a unidade conectada ao conector final preto como mestre e a unidade conectada ao conector cinza médio como escravo.
Configurando jumpers: unidades SATA
Boas notícias! Não há jumpers com que se preocupar nas unidades SATA. Algumas unidades SATA possuem um jumper que controla a velocidade da própria unidade SATA, mas você não precisa se preocupar com nada relacionado à seleção de mestre, escravo ou cabo.
Instalação Física
Agora é quando você realmente tira o estojo e suja as mãos. Vamos começar:
- Desligue o computador, desconecte-o e retire o estojo. Nesse ponto, você pode fazer alguns esboços rápidos de como tudo está lá: em que direção tudo está voltado? Onde e como os cabos estão conectados? Para algumas pessoas, esses esboços ajudam a recuperar tudo quando você terminar.
- Se você estiver substituindo seu disco rígido antigo, remova os cabos da unidade antiga. Você verá um cabo de fita e um pequeno plugue de energia. Não os force a sair. O cabo de fita geralmente é bastante fácil de remover. Às vezes, porém, o conector de alimentação pode ficar preso. Apenas balance-o para frente e para trás (longitudinalmente ao longo do lado estreito da unidade), tomando cuidado para não rasgar o conector da unidade. Em seguida, remova os parafusos de montagem que prendem a unidade à estrutura do gabinete. Às vezes, você pode precisar inclinar a caixa ou entrar em posições estranhas para alcançar todos os parafusos; outras vezes, o disco rígido é montado em uma gaiola que você poderá retirar para chegar ao outro lado das unidades. Por fim, remova a unidade antiga do gabinete. Certifique-se de não colidir com nada demais ao sair.
- Se você estiver substituindo a unidade antiga, deslize a nova unidade exatamente onde a outra saiu. Se você estiver adicionando uma segunda unidade, basta escolher qualquer compartimento vazio - um pouco abaixo da unidade atual pode funcionar melhor, pois facilitará o roteamento de cabos. Se você estiver instalando uma unidade de 3, 5 "em um compartimento de unidade de 5, 25", pode ser necessário adicionar trilhos ou um suporte de montagem para ajustá-la. Aperte a unidade no lugar, certificando-se de que os parafusos não fiquem torcidos. Não os force.
- Se você precisar de uma placa controladora separada, instale-a agora em qualquer slot da placa-mãe não utilizado. As chances são de que você não precisa se preocupar com isso. Geralmente, só é necessário se você deseja adicionar mais unidades IDE do que o seu computador suporta com seus dois canais internos. Se você estiver usando SATA, sua placa-mãe provavelmente vem com portas SATA suficientes. Caso contrário, você pode estendê-lo usando uma placa controladora da mesma maneira que com o IDE.
- Conecte os cabos ao disco rígido e à placa-mãe ou placa controladora, se necessário. Existem dois cabos: o cabo de fita (ou cabo SATA) e o cabo de alimentação. O cabo plano passa do controlador para a unidade. A maioria dos cabos está ligada ao conector, de modo que eles só funcionam de uma maneira; se o cabo não estiver entrando, tente invertê-lo. Não force. Se você estiver adicionando uma segunda unidade, basta escolher um conector no mesmo cabo de fita que não é usado. A maioria dos cabos de fita IDE vem com três conectores: um na extremidade (geralmente preto) e um no meio (geralmente cinza), depois um na outra extremidade que se conecta à placa-mãe (geralmente azul, verde ou vermelho). Em geral, a unidade mestre deve usar o conector preto na extremidade e o escravo deve usar o conector cinza no meio, mas se cada unidade estiver configurada como mestre ou escravo, a posição não será tão importante. Em um disco rígido SATA, a posição das unidades no cabo não importa, porque um cabo SATA acomoda apenas uma unidade.
- Conecte o sistema e ligue-o. É melhor deixar a tampa do gabinete por enquanto, caso você precise mexer em alguma coisa ou solucionar problemas de instalação.
- Se você não usou uma placa controladora, insira o BIOS (geralmente pressionando as teclas F1, F2, F10, F12 ou Excluir quando vir o Autoteste de inicialização ou o logotipo do fabricante). Verifique o BIOS para garantir que todas as unidades estejam sendo reconhecidas. Se você instalou uma unidade em um conector que não estava em uso, pode ser necessário definir a unidade correspondente como "Auto". Se o BIOS tiver um recurso de detecção automática, você também poderá usá-lo. Se você usou uma placa controladora, ela exibirá uma tela mostrando o nome da placa e todas as unidades detectadas.
- Se as unidades não estiverem sendo reconhecidas, verifique se os cabos de energia e de dados estão firmemente (incluindo a extremidade da placa-mãe dos cabos de dados) e se os jumpers estão configurados corretamente. Se todos forem reconhecidos corretamente, vamos para a próxima seção.
Instalação / Clonagem de Software
Agora que sua nova unidade está instalada, podemos seguir em frente e configurá-la com o Windows. Se você estiver substituindo a unidade atual e clonando-a na nova unidade, será necessário conectar as duas unidades. Mude os jumpers necessários (consulte “Configurando os jumpers” acima) para que as unidades e a unidade de CD sejam reconhecidas. Nesta fase, não é importante parafusar sua unidade antiga; você pode simplesmente colocá-lo em algum lugar conveniente, mas não o deixe no ar. Inicialize a partir do CD Ultimate Boot e selecione o utilitário que deseja usar para clonar a unidade. Siga as instruções apropriadas, certificando-se de selecionar sua unidade mais antiga como a fonte e a mais nova como o destino (preste muita atenção aos tamanhos de disco rígido indicados pelo programa de clonagem). Você não deseja clonar sua nova unidade sem nada nela, com todos os seus dados!
Se você estiver substituindo sua unidade atual, mas não estiver clonando seu conteúdo na nova unidade, coloque o CD do Windows na unidade e inicialize a partir dela. Durante a primeira parte da instalação, você será solicitado a particionar e formatar sua unidade; se você estiver usando o Windows 2000, XP ou Vista, use o sistema de arquivos NTFS.
Se você estiver simplesmente instalando uma unidade secundária, inicialize no Windows. No Windows 2000 / XP / Vista, sua nova unidade não aparecerá em Meu computador até você formatá-la. No Windows 9x / ME, ele aparecerá, mas você precisará clicar com o botão direito do mouse na nova unidade e escolher "Formatar" no menu. Para formatar a unidade no Windows 2000 ou XP, clique com o botão direito do mouse em Meu computador e vá em "Gerenciar". Na janela que aparece, clique em Gerenciamento de disco no painel esquerdo. Uma vez carregado, você verá um assistente de "Inicialização do disco". Particione e formate o disco ao seu gosto, mas certifique-se de não convertê-lo em um disco dinâmico, pois isso fornecerá muitos aborrecimentos no caminho.
Acabado!
Parabéns, sua nova unidade está instalada! Agora que você instalou o disco rígido sob o cinto, pode estar interessado em particioná-lo (isso significa dividir seu espaço para separar os dados).
Próxima Etapa?
Você precisará fazer backup e restaurar seus dados no seu novo disco rígido. Isso é muito demorado normalmente. A PCMech é há muito fã do Acronis True Image. Este utilitário completo de backup / restauração de uma empresa confiável o ajudará a clonar o seu PC e restaurá-lo no seu novo disco rígido.