Em uma jogada surpreendente, o pioneiro em jogos e fundador da id Software, John Carmack, deixou sua empresa para ingressar na Oculus, startup de jogos de realidade virtual, como Chief Technology Officer, de acordo com um comunicado à imprensa na quarta-feira.
Atualização: Bethesda Softworks, empresa controladora da id Software, esclareceu que Carmack manterá um papel na id após sua transição para o Oculus CTO: "A liderança técnica que ele fornece para jogos em desenvolvimento na id Software não é afetada."
A Oculus, fundada por Palmer Luckey em 2012, está desenvolvendo o Oculus Rift, um monitor de realidade virtual que dá aos usuários a impressão de estar dentro do mundo de um jogo. Usando telas separadas para cada olho, combinadas com sensores de movimento para rastreamento de cabeças, o Oculus Rift permite que os jogadores literalmente mexam suas cabeças para olhar em volta e interagir com mundos virtuais. O projeto ainda está em andamento, embora os desenvolvedores já tenham recebido protótipos para teste.
Temos notícias incríveis para compartilhar com a comunidade: o lendário programador de jogos John Carmack se juntará oficialmente à equipe Oculus como nosso novo Chief Technology Officer (CTO).
John é uma das mentes mais brilhantes da nossa geração - pioneira, visionária e lenda da indústria. Existem muito poucas pessoas no mundo que podem contribuir para o Oculus Rift e o futuro da realidade virtual como John.
Carmack tornou-se uma das figuras mais influentes dos jogos para PC após a criação da id Software em 1991. Sob sua direção, a empresa produziu muitos títulos inovadores, incluindo o comandante Keen , Wolfenstein 3D , Doom e Quake .
Embora sua identidade de saída para se juntar à Oculus tenha sido surpreendente, o envolvimento de Carmack com a empresa não é. Ele é um apoiador público do Oculus desde o seu início, e a id foi uma das primeiras empresas a criar versões especiais de seus jogos com o suporte do Oculus Rift. O Sr. Carmack explicou sua decisão:
Tenho boas lembranças do trabalho de desenvolvimento que levou a muitas coisas excelentes nos jogos modernos - a intensidade da experiência em primeira pessoa, LAN e Internet play, mods de jogos e assim por diante. Colocar uma fita adesiva e sensores de colagem a quente no protótipo inicial do Palmer, Rift, e escrever o código para conduzi-lo, é o primeiro passo. Agora é um momento especial. Acredito que a RV terá um enorme impacto nos próximos anos, mas todos que trabalham hoje são pioneiros. Os paradigmas que todos tomarão como garantidos no futuro estão sendo descobertos hoje; provavelmente por pessoas que estão lendo esta mensagem. Certamente ainda não está lá. Há muito mais trabalho a ser feito, e há problemas que nem conhecemos que precisam ser resolvidos, mas estou ansioso para trabalhar com eles. Vai ser demais!
Embora tenha se tornado um dos mais sérios esforços de realidade virtual até hoje, o Oculus Rift está longe de ser um sucesso. Os principais problemas relacionados à latência e resolução precisam ser resolvidos antes que o produto se torne viável comercialmente. Com o Sr. Carmack agora oficialmente na equipe, no entanto, as perspectivas de sucesso da Oculus certamente aumentaram.