Anonim

Quando o Windows 10 foi lançado, ele vinha com uma versão anterior do driver da tecnologia Intel Rapid Storage. Era conhecido por utilizar a CPU bastante extensivamente, até 30-40% em alguns casos. Você pode interromper o processo no Gerenciador de tarefas, mas assim que você reinicia o computador, o ciclo começa novamente. Aqui está como corrigir IAStorDataSvc usando muita CPU no Windows 10.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Eu mencionei isso anteriormente em 'Como parar o Iastordatasvc causando alta utilização da CPU no Windows 10'. Esse artigo trata de novos atualizadores para o Windows 10 a partir do Windows 7. Agora, um bom ano ou mais, ainda estou sendo chamado a usuários para os quais o IAStorDataSvc está usando muita CPU.

O mesmo conselho desse artigo permanece, mas também há outras coisas a serem observadas. Este artigo abordará todos eles.

IAStorDataSvc usando muita CPU no Windows 10

O driver da tecnologia Intel Rapid Storage não é necessário em nenhum computador com Windows e você pode removê-lo com segurança, se desejar. O driver atua como um gerenciador de cache do disco rígido e um pouco como o cache do Windows. Ele aprende quais aplicativos você mais usa e armazena os arquivos principais em um cache no seu SSD (se você tiver um). Em seguida, informa ao Windows para buscar esses arquivos em vez daqueles armazenados no seu HDD para um acesso mais rápido. Se você usa RAID, o driver da tecnologia Intel Rapid Storage ajuda a gerenciar dados distribuídos.

O driver da tecnologia Intel Rapid Storage pode ser útil, mas basicamente duplica algumas funções do Windows. Isso pode acelerar o tempo de inicialização do Windows, mas apenas por alguns segundos se você tiver configurado o Windows corretamente.

A primeira correção para o IAStorDataSvc usando muita CPU no Windows 10 é remover o driver completamente.

Remova o driver da tecnologia Intel Rapid Storage

Se você deseja remover completamente o driver, pode fazê-lo com segurança. Como mencionado, uma penalidade de alguns segundos para inicializar é um pequeno preço a pagar por um sistema estável.

  1. Digite 'control' na caixa Pesquisar Janelas / Cortana e selecione Painel de Controle.
  2. Selecione Desinstalar um programa.
  3. Selecione o driver da tecnologia Intel Rapid Storage da lista e selecione Desinstalar.
  4. Permita que o desinstalador conclua e reinicie o seu computador.

Você pode ou não notar uma ligeira desaceleração no tempo de inicialização, mas o que você notará é a falta de atividade da CPU em sua máquina. O Windows faz um bom trabalho de armazenamento em cache na memória e, se você tiver RAM suficiente, não deve observar nenhuma penalidade de desempenho por não usar o driver Intel.

Atualize o driver da tecnologia Intel Rapid Storage

Se você não deseja remover o driver, tente atualizá-lo.

  1. Navegue até o site da Intel e baixe o driver da tecnologia Intel Rapid Storage.
  2. Use o instalador e siga o assistente.
  3. Reinicie o computador para que as alterações entrem em vigor.

Os drivers mais recentes não causam o problema de alta utilização da CPU das versões anteriores, portanto você não deve mais ver o problema.

Use uma ISO mais recente do Windows 10

Algumas das frases de destaque que assisti a esse problema de CPU alta foram atribuídas ao usuário que carregava o Windows 10 da ISO que eles baixaram quando o sistema operacional foi lançado. Esta é uma maneira ineficiente de fazer as coisas.

O Windows 10 foi atualizado muito desde o lançamento inicial. Se você usar uma ISO mais antiga, o Windows precisará baixar todas as atualizações, incluindo a atualização dos Criadores e instalá-las. É muito mais rápido manter em mãos uma versão relativamente atualizada da ISO do Windows 10, especialmente quando uma atualização significativa é lançada.

  1. Navegue até o site da Microsoft e baixe a ferramenta de criação de mídia do Windows.
  2. Crie mídia USB. Você pode selecionar o DVD, se quiser, mas o arquivo do Windows agora é maior que o DVD de camada única. Você precisará de um DVD de camada dupla e um gravador capaz de gravar em camada dupla.
  3. Instale o Windows 10 a partir desta nova mídia.

Originalmente, você poderia criar uma mídia de DVD contendo tudo o que o Windows 10 precisava para instalar. Desde a atualização dos criadores, o tamanho do arquivo agora excede a capacidade de armazenamento de um DVD padrão. Se você possui uma mídia de camada dupla e um escritor, é um vencedor. Caso contrário, comprar uma unidade USB de 16 GB é mais barato e fácil de usar.

O driver da Intel Rapid Storage Technology tenta valer a pena em um computador, mas, a menos que você execute RAID, você realmente não precisa dele. Se você quiser mantê-lo, poderá fazê-lo, mas se começar a causar problemas de utilização da CPU como os acima, agora você sabe o que fazer.

Existem outras maneiras de corrigir o IAStorDataSvc usando muita CPU no Windows 10? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!

Iastordatasvc usando muita CPU no Windows 10 - como corrigir