Um defeito de fabricação no console RetroN 5 atrasará o lançamento do dispositivo até o primeiro trimestre de 2014, de acordo com um comunicado de imprensa da distribuidora Hyperkin na quinta-feira. O dispositivo promete combinar suporte de jogabilidade para vários consoles clássicos, incluindo o Nintendo Entertainment System original (também conhecido como Famicom), SNES, Sega Genesis e Game Boy Advance. Ao contrário de outros produtos que oferecem compatibilidade com esses sistemas por meio de emuladores de software, o RetroN 5 suporta os cartuchos de jogos originais de cada sistema, e parece que os pinos necessários para fazer interface com esses cartuchos são os componentes defeituosos que farão com que o console perca seu desempenho. já atrasou a data de lançamento em 10 de dezembro.
O RetroN 5 não é o primeiro dispositivo desse tipo, nem é o primeiro da Hyperkin. Embora tenha pulado o “número 4”, a empresa lançou iterações anteriores do console, incluindo o RetroN 1, RetroN 2 e RetroN 3, que suportavam o NES, com suporte adicional adicionado ao SNES e Sega Genesis, respectivamente. Em seguida, prosseguiu no início de 2012 com o SupaBoy, um dispositivo portátil que reproduzia cartuchos SNES originais em uma tela embutida de 3, 5 polegadas. Cada dispositivo foi recebido com entusiasmo após o lançamento, mas vários problemas técnicos menores os impediram de obter tração significativa. A Hyperkin prometeu resolver esses problemas ao anunciar o RetroN 5 em março deste ano.
Supondo que os problemas de fabricação possam ser resolvidos, o RetroN 5 será lançado no início do próximo ano com um preço sugerido de US $ 99, 99. O console incluirá tanto a saída AV analógica tradicional quanto o HDMI para suporte a televisões mais recentes. Um controlador Bluetooth sem fio será incluído com suporte universal para todos os consoles compatíveis, mas três portas na parte frontal da unidade permitirão que os jogadores conectem os controladores originais para o NES, SNES e Genesis.