Anonim

O fone de ouvido HTC Vive estabeleceu o padrão para VR em escala ambiente anos atrás e agora sua segunda encarnação está pronta para lançamento. O HTC Vive Pro foi anunciado na CES em janeiro de 2018 e levou os proprietários existentes do Vive a se perguntar se tornava obsoleto tudo o que eles já tinham, enquanto os recém-chegados à família Vive ficaram animados. Havia muitas perguntas que precisavam ser respondidas na época, e a HTC limpou o ar com relação ao futuro do Vive Pro hoje. O Vive Pro será lançado em 5 de abril com um preço de US $ 799. No entanto, há um problema por esse preço - ele inclui apenas o fone de ouvido renovado.

O Vive original também foi lançado por esse preço, mas deu a você uma estação base e controladores. Este novo fone de ouvido usará os controladores e a base do original - para que os proprietários do primeiro Vive possam entrar direto e minimizar seus custos em algum grau. A estação base custará US $ 134, 99, enquanto um único controlador custa US $ 129, 99 - então, você está gastando mais de US $ 1.000 se for um dos primeiros a adotar o novo fone de ouvido e ainda não possui um Vive. Além disso, a estação sem fio muito elogiada também será vendida separadamente e ainda não tem um preço definido. Este é um investimento enorme para quem procura entrar em VR no PC e definitivamente é demais para o consumidor médio. VR como uma idéia já é um nicho, e isso coloca a idéia de VR de ponta em um produto de nicho.

Nos últimos nove meses, o VR de PC de ponta não foi tão caro para entrar. O acordo de verão no Oculus Rift, que incluía os fones de ouvido, rastreador e controladores de movimento por US $ 400, tornou-se o novo padrão e levou o mercado consumidor a crescer um pouco para o gênero. Com um PC razoavelmente poderoso, você pode obter uma experiência VR de alto preço por um preço de nível médio que ainda era caro, mas não restritivo. US $ 400 ainda é uma boa parte do dinheiro, mas é possível com o orçamento adequado mês a mês ou com o financiamento com cartões de crédito da marca da loja. Desde o lançamento do Vive e Rift, os fones de ouvido de realidade mista da Microsoft também chegaram ao mercado e reduziram o preço de uma experiência de VR a um preço mais uniforme, de US $ 400 a US $ 500.

O preço renovado da HTC do novo modelo, por US $ 800, significa que ele super servirá a um público de nicho por um bom tempo. Como eles nem estão guardando coisas fora do fone de ouvido, não se pode esperar realisticamente que ele suba acima de um pequeno nicho por pelo menos um ano - ou até que a HTC decida dar mais às pessoas pelo seu dinheiro. Uma coisa é gastar US $ 800, mas outra é gastá-la em um único item quando, em um ano, você pode gastar os mesmos US $ 800 e fazer com que cinco itens sejam incluídos para melhorar sua qualidade de vida com o dispositivo. Se 2020 chegar e não houver uma queda de preço de US $ 200 e / ou um pacote que incluísse hardware principal e pelo menos um vale de jogo de alto valor, seria uma surpresa e uma má jogada para a HTC.

O aspecto inteligente de precificar o Vive Pro como um produto premium é que ele permite que eles renomeiem efetivamente o modo original como um produto básico para experiências de VR em PC. O HTC Vive tem um nível de compatibilidade mais alto para jogos Steam VR do que os fones de ouvido Rift ou Mixed Reality - o que significa que os usuários terão mais experiências gerais para desfrutar, mesmo que jogos de última geração, como Project CARS e Rez Infinite, tendam a suportar ambos o Rift e o HTC Vive. Felizmente, jogos mais recentes como o Superhot VR tendem a suportar tudo, incluindo os fones de ouvido de realidade mista para serem o mais inclusivos possível. Para os usuários que desejam obter um dispositivo de VR para jogos, o Vive ainda é a melhor opção geral - e a única para VR em escala de ambiente que permite que coisas como o Sports Bar VR trabalhem na replicação de um mundo virtual maior.

O preço premium do Vive Pro vem com algumas melhorias em relação ao original que valem a pena considerar uma atualização para os usuários existentes. O display OLED duplo produz 2880 x 1600 - uma grande melhoria em relação aos 2160 x 1200 do original. A densidade de pixels também é muito superior aos 615ppi, o que deve garantir gráficos mais nítidos e texto com aparência mais limpa. A nova câmera frontal dupla, microfones duplos e fones de ouvido com um amplificador embutido permitem uma melhor experiência em jogos como Rez Infinite, que integram o som de maneira tão intensa ao design. As experiências de corrida como o Project CARS também se beneficiarão muito com o aumento da qualidade do som, graças ao design de som envolvente dos carros que o cercam e o trazem para a ação.

Se essa experiência aprimorada vale ou não o dinheiro extra depende dos consumidores. Embora o aspecto de áudio das coisas deva ser razoavelmente à prova de futuro, não há como dizer quanto melhor o novo hardware criará os jogos existentes. Em teoria, ele deveria pelo menos tornar o texto mais nítido e trazer mais detalhes gráficos que seriam obscurecidos pelas telas de resolução mais baixa, mas além disso, não é seguro assumir muita coisa. Idealmente, alguns jogos receberão patches para aprimorá-los para a tecnologia mais poderosa - eu esperaria que experiências mais novas que também suportem Realidade Mista e, portanto, ainda tenham um desenvolvimento ativo até certo ponto, mas não apostariam em coisas que já existiam desde os dias do kit de desenvolvimento do Vive para receber um impulso.

A HTC fez um excelente trabalho ao criar hardware de RV até agora - então não há razão para duvidar que o Vive Pro mantenha essa tradição viva. Como um dispositivo de consumo convencional, o preço simplesmente será alto demais para muitos por um bom tempo. Se eles quiserem que essa seja uma nova era para a realidade virtual, eles terão que encontrar uma maneira de garantir que o preço seja mantido em um nível razoável para que os consumidores desfrutem e não quebrem o banco. Felizmente, aqueles ousados ​​o suficiente para se arriscarem no novo hardware serão recompensados ​​com a experiência de VR de mais alta qualidade do consumidor até hoje - e o fato de ele ser sem fio é uma excelente maneira de tornar a tecnologia mais atraente para as massas.

O modelo vive pro pricing da Htc levanta preocupações sobre a sustentabilidade do vr high-end