O aplicativo Health da Apple permite que usuários e aplicativos de terceiros coletem e rastreiem dados relacionados à saúde, mas também contém um recurso importante chamado ID Médico . Muitos de nós já estamos familiarizados com a prática recomendada "Em caso de emergência" (ICE) de incluir informações importantes de contato no telefone que podem ser usadas para entrar em contato com a família em caso de emergência. O ID médico do iPhone da Apple é uma versão aprimorada do ICE que não apenas fornece informações de contato de emergência, mas também pode informar os socorristas e a equipe médica sobre informações importantes sobre saúde, como medicamentos, condições médicas e alergias. Veja como configurar o ID médico no seu iPhone.
O ID médico do iPhone é configurado por meio do aplicativo Health, que foi introduzido como parte do iOS 8, portanto, você precisará estar executando pelo menos o iOS 8 para aproveitar esse recurso. Para começar, inicie o aplicativo Health e toque no ícone ID médico localizado na parte inferior direita da tela.
O aplicativo detecta e preenche automaticamente suas próprias informações com base no seu cartão de contato "Eu" nos contatos do iOS, mas provavelmente estará vazio por padrão, com apenas seu nome e data de nascimento, se você já tiver fornecido essas informações no aplicativo de contatos. Para adicionar informações adicionais, toque em Editar no canto superior direito.
Aqui, você pode alterar ou atualizar seu nome, foto e data de nascimento (se necessário) e começar a adicionar informações médicas importantes. Os campos estão disponíveis para listar quaisquer condições médicas, alergias e medicamentos atuais, juntamente com um campo em branco para anotações médicas gerais, como o hospital ou o médico preferido, ou quaisquer solicitações religiosas.
Mais abaixo, você pode adicionar vários contatos de emergência. Uma limitação do ID médico do iPhone é que os contatos de emergência só podem ser obtidos dos contatos existentes do iPhone; portanto, você precisará adicionar ou atualizar as informações de contato de seus pais, cônjuge, irmãos e médicos antes do tempo. Atualmente, não há como adicionar um contato de emergência apenas sem ter esse contato na sua lista de contatos padrão do iPhone. À medida que você seleciona os contatos, o aplicativo iPhone Medical ID solicita que você identifique o relacionamento deles com você. Se você preferir não classificar um contato como pai, amigo, parceiro etc., poderá escolher "outro" ou simplesmente "emergência" como o campo do relacionamento.
Abaixo da seção de contatos de emergência, você também encontrará campos para tipo sanguíneo, altura, peso e sua preferência de doador de órgãos. Quando terminar de adicionar informações, basta tocar em Concluído na parte superior da tela para salvar suas alterações.
Como acessar o ID médico do iPhone
Assim, você tem suas informações médicas importantes e contatos de emergência armazenados no ID médico do seu iPhone. Agora, como alguém acessa em caso de emergência?
Se o seu iPhone não tiver uma senha de bloqueio (não recomendado), um atendedor de chamadas ou um bom samaritano poderá acessar seu ID médico no aplicativo Health. Para o resto de nós que sabiamente usa códigos de acesso ou Touch ID para proteger nossos iPhones, o Medical ID pode ser acessado na tela de bloqueio.
Basta tocar em Emergência na parte inferior esquerda da tela de bloqueio do iPhone, o que permite que aqueles que não têm sua senha façam uma ligação telefônica de emergência. Em seguida, toque em ID médica para exibir uma tela mostrando as informações inseridas anteriormente. Aqueles que acessam sua identificação médica podem tocar em qualquer um dos seus contatos de emergência para chamá-los diretamente.
Preocupações e eficácia de privacidade
O ID médico do iPhone é uma ótima idéia para muitos proprietários de iPhone e pode até salvar sua vida, mas há algumas preocupações importantes sobre privacidade a serem consideradas antes de usá-lo. Embora a Apple não compartilhe nenhuma informação inserida no perfil de identificação médica com aplicativos de terceiros, qualquer pessoa que tenha acesso físico ao seu iPhone poderá vê-la facilmente. Toda a idéia do Medical ID é tornar as informações rápidas e fáceis de encontrar para aqueles que o ajudam em caso de emergência, mas isso significa que também é rápido e fácil de encontrar para aqueles com intenções menos honrosas.
Tyler Olson / Shutterstock
Informações médicas pessoais e confidenciais, como condições médicas e medicamentos, estarão abertas a colegas de trabalho intrometidos, intrometidos na família ou a qualquer pessoa que tenha acesso físico ao seu iPhone por 15 segundos. Além disso, os números de telefone e os nomes dos seus contatos de emergência e o relacionamento deles com você também serão visíveis, o que introduz preocupações com roubo de identidade ou phishing.Portanto, você precisará avaliar os riscos e benefícios de ter essas informações facilmente acessíveis através do seu iPhone. Se você souber que estará em uma situação em que é provável que outra pessoa possa acessar seu iPhone, sempre poderá desativar temporariamente a ID médica navegando de volta ao aplicativo Health, tocando em Editar e, em seguida, desativando a opção Mostrar quando bloqueado . Observe, no entanto, que você precisa sair do aplicativo Health após fazer essa alteração para ocultar o botão ID médico na tela de bloqueio de chamada de emergência. E se você quiser remover completamente o seu ID médico do iPhone, encontrará um botão Excluir ID médico na parte inferior da tela Editar.
Além das preocupações com a privacidade, há também a questão da eficácia. Embora seja um dos smartphones mais populares do mundo, nem todo mundo tem um iPhone e nem todos os socorristas, médicos ou bons samaritanos saberão como encontrar seu ID médico. Portanto, embora tenha um ID médico do iPhone seja um bom backup, você também pode usar outros métodos mais tradicionais para alertar os socorristas sobre informações médicas críticas, como uma pulseira ou cartão em sua carteira ou bolsa.
Se o seu iPhone não puder executar o iOS 8, ou se você tiver outra marca de smartphone, considere adicionar contatos ICE à lista de "favoritos" do seu telefone ou use uma imagem de papel de parede da tela de bloqueio para exibir suas informações médicas importantes.