Existem muitas razões pelas quais as pessoas vlogam. Alguns estão nele porque têm histórias interessantes e engraçadas para contar. Outros filmam vlogs porque têm conhecimento para compartilhar. Alguns vloggers estão nele para fornecer informações e dicas úteis para a comunidade.
Muitos adotam vlogging porque o formato de vídeo funciona melhor do que a palavra escrita para os tipos de conteúdo que eles desejam compartilhar. Por exemplo, tutoriais, notícias e críticas são muito melhores entregues em formato de vídeo.
Agora que você sabe por que as pessoas fazem vlog, vamos ver como você pode se tornar um vlogger.
Escolha seu tema
Você primeiro terá que decidir sobre o seu tema. Você pode torná-lo tão amplo ou estreito quanto desejar. A ideia é definir o que você deseja apresentar ao público com seus vídeos.
Se você não tem 100% de certeza, pode escolher um dos nichos populares e bem estabelecidos. Algumas das principais opções incluem vlogs de viagens, vídeos de unboxing, instruções de fitness, receitas de comida, tutoriais de jogos, análises de tecnologia e esquetes de comédia.
Escolha o equipamento
Para iniciar sua carreira de vlogging, você precisará do equipamento certo. Não precisa ser caro ou profissional, se você está apenas começando. Se você assistir os primeiros vídeos publicados por alguns dos vloggers mais populares no momento, notará que a qualidade do vídeo e do áudio está muito menor do que hoje. Isso porque todos começaram com equipamentos básicos.
Você precisará de um microfone e uma câmera. Se a câmera tiver um microfone embutido, você poderá se safar apenas de uma câmera. Você também pode comprar um tripé para que suas mãos estejam livres.
Se você quiser, pode investir em uma tela verde, alguma iluminação e filtros. Como não são essenciais, você pode ignorá-los por enquanto.
Crie Conteúdo Consistentemente
Depois de escolher seu tema e comprar o equipamento, é hora de começar a fazer vídeos. Se seu objetivo é ser bem-sucedido e, eventualmente, ganhar dinheiro com seu vlog, você precisará criar conteúdo regularmente.
Selecione o tempo que melhor combina com você e comece a gravar. A chave do sucesso é divulgar conteúdo de qualidade e ter consistência. Dito isto, você deve evitar a armadilha mais comum - o perfeccionismo. Em vez disso, concentre-se em fazer o seu melhor dentro de um prazo definido. A qualidade dos seus vídeos aumentará com o tempo.
Aqui estão algumas diretrizes sobre a qualidade do conteúdo:
- Procure obter boa qualidade de som e imagem.
- Certifique-se de estar no tópico e fornecer informações úteis.
- Torne seus vlogs interessantes para assistir.
No início, seu objetivo deve ser concluir os vídeos no prazo. Não caia na armadilha do perfeccionismo, pois você precisa manter as rodas girando e novos conteúdos chegando.
Fazendo dinheiro
Por fim, você deve considerar suas opções de ganho. Há muitas maneiras pelas quais os vloggers ganham seu dinheiro. Aqui está uma rápida visão geral das opções de monetização mais comuns:
- A publicidade é a maneira mais comum de ganhar dinheiro com seus vídeos. Se você inserir os programas de publicidade do YouTube, eles exibirão anúncios em seus vídeos e você receberá uma porcentagem do dinheiro que eles recebem dos anunciantes.
- O marketing de afiliados inclui a colocação de links de produtos em seus vídeos ou embaixo deles. Você receberá uma porcentagem de cada compra feita através do seu link.
- Um acordo de patrocínio é outra opção. Você pode assinar um contrato de patrocínio com um site ou empresa. Normalmente, você precisará mencioná-los em seus vídeos em troca de seus produtos ou dinheiro.
- Como alternativa, você pode convidar seus espectadores e assinantes para fazerem doações via Patreon e sites semelhantes.
O corte final
Se você tem talento para comédia ou deseja fazer análises de tecnologia e vídeos de unboxing de equipamentos de jogos, um vlog pode ajudá-lo a alcançar milhões de espectadores. Além disso, pode ajudá-lo a ganhar dinheiro ao lado. Seja qual for o motivo para iniciar um vlog, seja consistente e não desista.