A segurança é a principal razão pela qual alguns arquivos estão ocultos no seu Mac. Além disso, os dados principais precisam permanecer intactos para que o sistema funcione sem problemas. Por padrão, os arquivos de serviço, arquivos de sistema, caches, logs e preferências dos aplicativos instalados ficam ocultos.
Consulte também o nosso artigo Como redefinir o seu MacBook Air de fábrica
Desnecessário dizer que a exclusão acidental dos arquivos do sistema pode comprometer o sistema operacional. Por que você deseja revelar os arquivos ocultos? O acesso a esses arquivos permite excluir os dados restantes dos aplicativos que você já removeu. Você pode limpar o cache, os favoritos do navegador de backup e solucionar problemas de aplicativos.
Existem várias maneiras de visualizar arquivos ocultos no seu Mac. Este artigo fornece um guia rápido para cada um, supondo que você esteja usando o MacOS Mojave.
Use o Finder
Links Rápidos
- Use o Finder
- Coisas para lembrar
- Usar Terminal
- Um truque puro
- Software de Gerenciamento de Arquivos
- DCommander
- Empilhadeira
- Esconde-esconde
Este é sem dúvida o método mais rápido e fácil de visualizar arquivos ocultos. Além do MacOS Mojave, ele também funciona no Sierra e em outras iterações do SO anteriores ao Mojave.
Clique ou toque no Finder e navegue até o seu Macintosh HD. Ele está localizado na pasta Computador, no menu suspenso Ir.
Uma vez dentro da pasta correta, pressione Cmd + Shift + Dot no teclado para tornar os arquivos ocultos visíveis. Se você deseja ocultar os arquivos novamente, basta pressionar as teclas novamente e elas desaparecerão.
O truque também funciona para pastas de aplicativos e documentos. Se você deseja acessar diretamente os arquivos da Biblioteca, mantenha pressionada a tecla Alt antes de selecionar o menu Ir.
Coisas para lembrar
Depois de revelar os arquivos, sua área de trabalho pode ficar cheia de vários arquivos do sistema e alguns documentos salvos automaticamente. A boa notícia é que você pode encontrar arquivos que você pensou que estavam perdidos para sempre se o seu Mac travasse.
Não se esqueça de ocultar os arquivos novamente depois que terminar, para evitar bagunçar o sistema por acidente.
Usar Terminal
Você pode utilizar os prompts de comando no Terminal para controlar diretamente o sistema e evitar navegar pelos menus e guias do Finder. Alguns usuários se sentem um pouco intimidados pelo Terminal, mas você não deveria. A execução dos scripts é fácil e você pode desfazer rapidamente as ações. Além disso, se você digitar algo errado, o comando não será executado.
Pressione Cmd + Space, digite "ter" e pressione Enter para executar o Terminal. Uma vez dentro, insira o seguinte script na linha de comando:
os padrões gravam com.apple.Finder AppleShowAllFiles TRUE
Pressione Return e digite killall Finder na próxima linha.
Para ocultar os arquivos depois de terminar, basta alternar “TRUE” com “FALSE” no script acima e pressione Enter.
Um truque puro
Finder ou Terminal, você está basicamente fazendo a mesma coisa. No entanto, o Terminal é um pouco superior porque permite ocultar pastas e arquivos específicos.
Execute o Terminal e digite chflags oculto na linha de comando e pressione Space. Pegue o arquivo ou a pasta que deseja ocultar e solte-o na janela Terminal para revelar os caminhos. Para ocultá-los, basta pressionar Retornar.
Para revelar os arquivos e pastas que você ocultou, use o comando chflags nohidden em vez de chflags hidden . No entanto, esses comandos não são secretos. Existe a possibilidade de alguém revelar seus arquivos usando o mesmo truque. É por isso que alguns usuários preferem aplicativos de terceiros.
Software de Gerenciamento de Arquivos
Se, por algum motivo, você não se sentir confortável ao usar o Terminal ou o Finder, existem aplicativos de terceiros que tornam todo o processo bastante simples. Para os fins deste artigo, selecionamos o Forklift e o DCommander porque eles são semelhantes aos aplicativos nativos.
DCommander
O DCommander funciona no MacOS X 10.10 ou superior e foi projetado para ser um gerenciador de arquivos abrangente. Possui uma interface de painel duplo, que facilita a movimentação de arquivos e permite que você mantenha o controle da origem e do destino dos arquivos.
O aplicativo possui um botão Mostrar arquivos do sistema na barra de ferramentas, mas você precisa habilitá-lo manualmente. O aplicativo também oferece alguns recursos avançados para usuários avançados e tudo está organizado em guias intuitivas e janelas pop-up.
Empilhadeira
Se você é apenas um usuário comum, o Forklift pode ser uma opção melhor. Este aplicativo tem uma aparência e funções semelhantes ao Finder nativo, portanto, pode ser mais fácil gerenciar e revelar os arquivos e pastas.
Para visualizar os arquivos ocultos, selecione Exibir e, em seguida, Opções de exibição na parte inferior do menu. Marque a caixa na frente da opção "Mostrar arquivos ocultos" e você estará pronto. Semelhante ao DCommander, o Forklift possui uma interface de painel duplo e permite gerenciamento avançado de arquivos, como a transferência entre servidores e aplicativos.
Esconde-esconde
Na realidade, você não precisa de software de terceiros para revelar arquivos para correções rápidas. Se você optar por aplicativos de terceiros ou software nativo, tenha muito cuidado e evite violar os arquivos do sistema. Lembre-se de que existem outras maneiras de limpar o cache ou fazer backups no seu Mac sem revelar os arquivos.
E, novamente, se você optar por exibir os arquivos ocultos, é importante ocultá-los depois que terminar.