Anonim

Muitos Macs incluem várias GPUs, combinando os gráficos integrados encontrados na maioria dos processadores Intel com os mais poderosos processadores gráficos dedicados da NVIDIA ou AMD. E agora, graças à inclusão do Thunderbolt 3 na linha de Mac da Apple e suporte nas versões mais recentes do macOS, quase qualquer novo proprietário de Mac pode adicionar uma GPU ao Mac por meio de um gabinete Thunderbolt externo.
Ao lidar com várias GPUs, geralmente é útil saber qual delas está funcionando em um determinado momento e quanto cada uma delas está sendo utilizada. Existem muitos aplicativos e utilitários de terceiros que podem fornecer essas informações, mas se você precisar apenas de dados básicos sobre o uso da GPU, o utilitário Monitor de Atividade incorporado do Mac está aqui para ajudá-lo.

Uso da GPU do Mac no Monitor de atividades

  1. Para visualizar o uso da GPU no macOS, inicie o Activity Monitor . Você pode encontrá-lo em seu local padrão (Aplicativos> Utilitários) ou pesquisando-o com o Spotlight.
  2. Com o Activity Monitor aberto e selecionado como o aplicativo ativo, escolha Janela> Histórico da GPU na barra de menus na parte superior da tela ou pressione o atalho de teclado Comando-4 .

  3. Isso abre uma nova janela chamada Histórico da GPU, que exibe um histórico de utilização de cada GPU atualmente disponível para o seu Mac. Você pode clicar e arrastar o pequeno ponto entre cada gráfico para alterar seu tamanho.

  4. A janela de uso da GPU permanecerá sempre no topo por padrão, mas você pode alternar esse comportamento selecionando Janela> Manter CPU do Windows no topo na barra de menus.

A janela Histórico da GPU não é a única exibição útil disponível via Activity Monitor. Janelas semelhantes estão disponíveis para mostrar o uso atual da CPU ( Comando-2 ) e o histórico de uso da CPU ( Comando-3 ).


Assim como na janela Histórico da GPU, você pode alternar o status "sempre no topo" dessas janelas através do menu suspenso Windows na barra de menus.
A capacidade de monitorar o uso da GPU no macOS não é apenas útil para ver como o trabalho está sendo dividido entre várias GPUs, mas também pode ajudar a solucionar problemas. Por exemplo, ele pode mostrar quando sua GPU está sendo tributada e não deve se basear nos aplicativos atualmente em execução.
Ferramentas de terceiros, como os menus do iStat, podem mostrar mais informações sobre o status da sua GPU, como o uso da memória gráfica e a temperatura, mas, para um monitoramento simples, não procure além do Monitor de Atividade.

Como visualizar o uso da GPU nos macos por meio do monitor de atividades