Anonim

Se você estiver usando o Gmail, o cliente de webmail gratuito e muito popular do Google, provavelmente só verá o seu histórico de login por e-mail quando for informado de atividades suspeitas na sua conta. Sempre que você usa um novo dispositivo (como um novo smartphone ou tablet ou um computador compartilhado em algum lugar) para fazer login na sua conta do Gmail, o Google envia um alerta para o dispositivo ou a conta que você especificou para essas notificações de segurança. Normalmente dizemos "sim, sou eu, obviamente" e tentamos tratar de nossos negócios, mas às vezes, quando o alerta chega em um momento em que não usamos o Gmail, procuramos nos logs de segurança para ver o que está acontecendo em.

Consulte também o nosso artigo Como agendar o Gmail para enviar um e-mail mais tarde

Esses alertas, você vê, fornecem apenas um ponto de dados - uma data de login, um navegador, um local. Mas e se o seu email tiver sido comprometido e não for uma situação única, mas algo que está acontecendo há algum tempo? E se alguém estiver monitorando sua atividade de email ou enviando emails maliciosos em seu nome?, Mostrarei como fazer uma revisão abrangente e eficaz do seu histórico de login do Gmail, para que você possa detectar se houve um padrão de uso por um usuário não autorizado.

Chegando ao fundo do problema

Para detectar usuários não autorizados, você precisa saber quem são os usuários autorizados. Mais especificamente, o Gmail não rastreia realmente os usuários, rastreia as sessões, e essas sessões são identificadas pelo dispositivo, pelo software do navegador e pelo endereço IP usado para o acesso. Assim, você precisará saber quais dispositivos você usou para acessar sua conta do Gmail, os endereços IP dos quais você a acessou, os navegadores que você costumava fazer e as datas exatas em que você fez login para verificar seu e-mail. .

O segundo passo é verificar seu histórico de login para descobrir quando e onde outra pessoa usou sua conta. Ao fazer isso, você poderá sinalizar pontos de acesso não autorizados e impedir que eles aconteçam novamente.

Verificação do histórico de login do Gmail

Se você quiser ver o seu histórico de login do Gmail, primeiro deverá fazer login na sua conta. No canto inferior direito do seu painel, clique no botão Detalhes. Isso deve abrir uma nova guia com as informações de atividade da sua conta.

As tabelas que você vê listam o navegador usado, o endereço IP, o país de origem e a data e hora do login. Nessa nova guia, você pode optar por sair de todas as sessões da web ativas se notar alguma atividade estrangeira.

Você também pode verificar outros detalhes sobre cada login clicando no link Mostrar detalhes ao lado da tag do navegador.

Outra maneira de visualizar seu histórico de login é visitar a página Eventos Recentes de Segurança. Lá você pode ver novos logins de locais não autorizados e sinalizá-los.

Você também deve saber que se você usar outro dispositivo, como um iPhone com uma rede 3G, o endereço será diferente daquele do seu computador em casa ou no escritório. Depois de conhecer os dois endereços, você deve saber imediatamente quais logins não foram autorizados. (Consulte nosso artigo relacionado sobre como saber se outra pessoa está usando sua conta do Gmail.)

Cuidado com a VPN

Você pode detectar imediatamente uma série de logins suspeitos e exclamar “espere um minuto, eu nunca loguei em Pocatello, Idaho! Eu nunca estive em Idaho!

Antes de decidir que foi hackeado, verifique se você está usando um pacote de rede virtual privada (VPN) para cobrir suas faixas de navegação na web. As VPNs geralmente falsificam os mecanismos de rastreamento de IP da Internet para fazer com que seu computador pareça estar em algum lugar (e em alguém); se você tiver uma VPN em execução, pode ser um pouco complicado fazer cara-a-cara com seus logs de sessão.

A propósito, este não é um argumento para não executar uma VPN; As VPNs definitivamente adicionam uma camada de segurança às suas sessões online. No entanto, esteja ciente de que eles podem complicar os esforços para interpretar os logs de segurança.

Por que é importante verificar seu histórico de login no Gmail

Pela própria natureza de ser um serviço de e-mail baseado em nuvem, o Google não pode simplesmente bloquear automaticamente os endereços IP e dispositivos não autorizados do login em uma conta. Eles estavam bloqueando seus usuários legítimos toda vez que trocavam de telefone ou usavam uma máquina diferente. Os únicos passos que eles podem tomar são os que tomam, sinalizando eventos potencialmente suspeitos, como logins misteriosos, para sua atenção.

A maioria de nós não altera nossas senhas regularmente, se é que faz, portanto, fazer um check-up do histórico de login de vez em quando é uma boa maneira de capturar qualquer travessia acontecendo com seu email. Não demora muito e é melhor prevenir do que remediar. Além disso, mesmo que você altere sua senha regularmente, nem sempre poderá saber se alguém tem um keylogger no seu computador ou alguma outra maneira de descobrir sua senha. Se você encontrar logins legítimos autorizados, mas a partir de horários e datas em que sabia que não estava no Gmail, talvez alguém tenha acesso físico à sua máquina e esteja aproveitando.

A melhor maneira de manter sua conta do Gmail segura é verificar regularmente seu histórico de login e denunciar dispositivos que não devem ter acesso à conta. A boa notícia é que qualquer novo ponto de acesso é sinalizado pelo Gmail. Você deve receber um e-mail de notificação quase instantaneamente para poder tomar uma ação rápida.

Outras etapas de segurança

Existem outras etapas proativas que você pode executar para aumentar a segurança da sua conta do Gmail.

Uma etapa é configurar um e-mail e número de telefone de recuperação, se você ainda não o tiver, um e-mail e um número de telefone que você sabe que não estão comprometidos, para que, se o pior acontecer, você possa retomar o controle de qualquer conta invadida. Isso é simples e fácil de fazer; O Google o guiará pelo processo.

Outra etapa é configurar a verificação em duas etapas na sua conta. A verificação em duas etapas adiciona outra etapa ao processo de login. Além do seu nome de usuário e senha, você pode ter um dispositivo físico que você insere na máquina que está usando para validar que é você, ou o Google pode ligar para você ou enviar uma mensagem de texto com um código de autorização, ou você pode enviar o Google um prompt diretamente para o seu telefone físico de registro para verificar se é você. Essas etapas podem ser um pouco irritantes se você fizer logon com frequência, mas tornam praticamente impossível alguém invadir sua conta do Gmail sem comprometer fisicamente seus sistemas. Para configurar a verificação em duas etapas:

  1. Acesse sua Conta do Google.
  2. No painel de navegação esquerdo, clique em Segurança.
  3. No painel Como fazer login no Google , clique em Verificação em duas etapas.
  4. Clique em Começar.
  5. Siga as etapas na tela.

Você tem outras dicas ou sugestões para melhorar a segurança do Gmail? Compartilhe-os com a nossa comunidade na seção de comentários abaixo!

Deseja mais informações sobre o uso do Gmail? TechJunkie tem os dados que você precisa! Confira nossa análise dos melhores clientes do Gmail, nosso tutorial sobre como excluir suas mensagens do Gmail do seu iPhone e nossa explicação de como receber notificações do Gmail na área de trabalho. Também mostraremos como exportar suas mensagens do Gmail como arquivos de texto, como usar operadores de pesquisa e curingas no Gmail e como exportar todos os seus contatos do Gmail.

Como visualizar o histórico de login do gmail