As imagens vetoriais são basicamente linhas e formas com seções de cores dinâmicas. A qualidade da imagem permanece a mesma quando você as dimensiona, o que é sua principal vantagem em relação às imagens estáticas rasterizadas.
Veja também o nosso artigo 5 ótimas alternativas ao Adobe Illustrator
Às vezes é necessário mudar uma imagem regular para um vetor dinâmico. Por exemplo, se você não puder perder qualidade ao ampliar uma imagem. Você vai querer transformá-lo em um vetor.
E que melhor maneira de fazer isso do que com o Adobe Illustrator, o rei indiscutível dos aplicativos de edição de gráficos vetoriais?
Este artigo explica como vetorizar uma imagem no Adobe Illustrator, além de algumas dicas para obter o melhor resultado possível.
Etapa 1: Escolha uma imagem
O primeiro passo seria converter um arquivo de imagem. Você pode esperar resultados diferentes, dependendo da qualidade da imagem, resolução e plano de fundo.
Para obter o melhor resultado, você deve encontrar uma imagem com fundo branco ou sem fundo e com uma resolução razoável (os gráficos vetoriais não são sobre resolução). A imagem deve ser um assunto único, sem muitos detalhes.
Escusado será dizer que, quanto maior a imagem, mais tempo será necessário para converter e mais memória será usada no processo.
Então, assumindo sua imagem, abra-a no Adobe Illustrator. Siga esses passos:
- Abra o Adobe Illustrator.
- Clique em 'Arquivo' na barra de menus.
- Selecione 'Novo' para abrir uma tela em branco.
- Escolha o formato e pressione 'OK'.
- Clique em 'Arquivo' novamente.
- Desta vez, selecione 'Abrir'.
- Navegue até a sua foto.
- Clique em 'Abrir' para carregá-lo.
Tipos de rastreamento de imagem diferentes
O Adobe Illustrator vetorizará sua imagem automaticamente com a ferramenta 'Image Trace'. No entanto, você precisará especificar a predefinição para isso. Escolha o tipo de rastreamento de imagem mais próximo da imagem que você deseja vetorizar.
- Alta fidelidade e baixa fidelidade são ideais para fotos, trabalhos artísticos e imagens com muitos detalhes. A alta fidelidade produzirá uma imagem vetorial muito detalhada, enquanto a baixa fidelidade produzirá menos detalhes. A baixa fidelidade geralmente é melhor para imagens de baixa resolução.
- 3, 6 e 9 cores são as predefinições preferidas para logotipos e obras de arte que usam menos cores.
- Tons de cinza criarão uma imagem em escala de cinza.
- A predefinição do logotipo em preto e branco usa apenas essas duas cores para vetorizar a imagem.
- Arte esboçada, Desenho técnico, Arte de linha e Silhuetas são predefinições que você deve usar para desenhos baseados em linhas.
- Para resumir, escolha a predefinição, dependendo da imagem que você deseja vetorizar. Não tenha medo de voltar e fazê-lo novamente, se não der certo.
Etapa 2: Vetorizar a imagem
Agora que você tem sua imagem pixelizada e rastreamento de imagem predefinidos, é hora de vetorizar a imagem. Veja como fazê-lo:
- Selecione sua imagem com a ferramenta 'Seleção' e ajuste sua posição.
- Clique no ícone pequeno triângulo ao lado de 'Image Trace' para abrir a lista de predefinições.
- Escolha sua predefinição de rastreamento de imagem preferida.
- Aguarde o Illustrator vetorizar a imagem.
Etapa 3: Trabalhe os detalhes e salve a imagem
Quando o Illustrator terminar, você poderá ajustar ainda mais sua imagem. Abra o painel de rastreamento de imagens na caixa de ferramentas para ver mais opções. Selecione 'Modo' para alternar entre grupos de cores e ajuste a barra 'Cor' para tornar o vetor mais ou menos detalhado.
Em seguida, clique no botão 'Expandir' na barra de ferramentas para ver todas as formas compostas que formam a imagem vetorial completa.
Clique com o botão direito na imagem e selecione a opção 'Desagrupar' para dividir em vetores individuais.
Após desagrupar, você pode clicar duas vezes em cada vetor para modificá-lo como desejar. Você pode movê-lo ou excluí-lo da imagem, transformá-lo etc.
Salvando a imagem
Quando você terminar de ajustar sua imagem vetorial, é hora de salvá-la. Os formatos disponíveis são SVG, AI, EPS, PDF e muitos outros. Você vai querer salvá-lo no AI se achar que poderá precisar ajustar os gráficos vetoriais no Illustrator.
Para salvar a imagem, você deve:
- Clique no botão do arquivo.
- Selecione 'Exportar'.
- Escolha um dos formatos disponíveis. Por exemplo, SVG.
Tem que vetorizá-los todos
Como você pode ver, a vetorização de uma imagem com o Adobe Illustrator é bastante direta. Agora que você sabe como fazê-lo, pode experimentar em diferentes fotos para se familiarizar com as predefinições.
Além disso, se você tiver alguns desenhos ou esboços, também poderá vetorizá-los. Então, qual é o seu objetivo de transformar sua imagem em gráficos vetoriais?