Anonim

Um dos melhores recursos encontrados nos produtos Apple é o AirDrop. O AirDrop permite transferir arquivos de um dispositivo para outro, e esses arquivos podem ter gigabytes de tamanho. É realmente incrível, porque a transferência pode acontecer em segundos. Isso torna as coisas super eficientes: por exemplo, se você deseja mostrar um vídeo a um amigo, mas não necessariamente no seu telefone, é tão fácil quanto pedir para ativar o AirDrop. Em seguida, você pode enviá-lo para o iPhone deles com o clique de um botão.

É um recurso muito interessante, porque você não precisa estar conectado à Internet para usá-lo. O sistema da Apple faz isso completamente por Bluetooth e Wi-Fi ponto a ponto (isso basicamente permite que dois dispositivos se conectem sem um ponto de acesso sem fio). Novamente, recurso super arrumado e útil, mas agora as pessoas que usam o Windows agora têm um recurso semelhante.

Como parte da Atualização dos Criadores de Primavera deste ano, a Microsoft incluiu um novo recurso no Windows 10 que eles chamam de Compartilhamento nas proximidades. Por enquanto, o compartilhamento próximo funciona apenas entre dois PCs com Windows 10 - você não pode fazê-lo do celular para um PC com Windows 10 ou do Windows 10 para celular; no entanto, esse recurso está em andamento, mas ainda não sabemos quando chegará.

Ainda assim, se você deseja começar a compartilhar arquivos via Bluetooth com o Wi-Fi ponto a ponto no Windows 10, siga o procedimento abaixo - nós ajudaremos você a colocar as coisas em funcionamento!

Configurando o compartilhamento nas proximidades

Lembre-se de que o compartilhamento nas proximidades é um novo recurso disponível na Atualização dos criadores de primavera de 2018. Portanto, se você não vir o recurso, verifique se a última atualização foi baixada e instalada.

Oficialmente, existem duas maneiras de configurar o compartilhamento nas proximidades no Windows 10. Primeiro, você pode clicar no botão "Compartilhar" em qualquer lugar do Windows 10. Por exemplo, se você abriu o Microsoft Edge e pressionou o botão "Compartilhar" na barra de ferramentas superior direita, uma caixa de diálogo será aberta. Na parte inferior da caixa de diálogo, basta selecionar a opção "Toque para ativar o compartilhamento nas proximidades". É simples assim!

Mas, ao acessar o compartilhamento nas proximidades por meio do aplicativo Configurações, você obtém mais algumas opções para personalizações específicas que você deseja adicionar.

Para ativar o compartilhamento nas proximidades dessa maneira, abra o aplicativo Configurações e entre no sistema . No painel de navegação esquerdo, clique em Experiências compartilhadas . Para ativar o compartilhamento nas proximidades, é tão simples quanto mover o controle deslizante para a posição "On". E agora, você está pronto para ir!

Aqui, você também pode escolher para quem você envia e recebe conteúdo. Por padrão, o Windows 10 permite enviar e receber conteúdo de qualquer PC Windows 10 nas proximidades. Mas, se você quiser restringi-lo, pode clicar na caixa suspensa e alterá-lo para “Somente o meu dispositivo”. A maneira como diz se é o seu dispositivo é se o PC com Windows 10 nas proximidades estiver conectado à sua conta da Microsoft. Portanto, para que a parte “Apenas meu dispositivo” funcione, você deverá garantir que os PCs com Windows 10 próximos estejam conectados à sua conta da Microsoft, não a um amigo, a um endereço de e-mail comercial ou à conta da Microsoft de um membro da família . Tem que ser seu para trabalhar.

Por fim, você também pode escolher onde os arquivos recebidos serão salvos. Por padrão, os arquivos são salvos na pasta Downloads - C: UsersYourNameDownloads - mas se você deseja alterar isso, pode configurar um local ou pasta específica para salvar os arquivos recebidos.

Compartilhando um arquivo

Compartilhar um arquivo em outro PC próximo é super fácil. Você pode clicar em praticamente qualquer arquivo no seu PC e, na caixa de diálogo, basta clicar em "Compartilhar". A caixa de diálogo Compartilhamento próximo é aberta e começa a procurar computadores próximos para os quais você pode enviar seu arquivo. Se nenhum PC for encontrado, verifique se a Atualização dos criadores de primavera está instalada no outro PC e verifique se o Compartilhamento próximo está ativado nele. Não apenas isso, mas verifique se o Compartilhamento próximo está definido como compartilhamento e recebimento de "Todos os próximos" na opção Configurações que estávamos vendo.

Uma vez que o PC pareça que você pode compartilhar, é tão simples quanto clicar nele. Em seguida, uma notificação aparece logo acima da barra de tarefas, com a mensagem "Compartilhando no NameOfPC" ou "Compartilhando no PC de Brad", tudo dependendo do nome do seu PC.

Movendo-se para o PC para o qual o arquivo está sendo enviado, você verá uma notificação acima da barra de tarefas. Ele também será exibido no Centro de Ação, que pode ser encontrado no canto inferior direito da barra de tarefas. Esta notificação oferecerá algumas opções - "Recusar", para recusar o arquivo; "Salvar" para salvar o arquivo no PC (no local especificado anteriormente); e “Salvar e abrir” para salvar o arquivo no local designado e, em seguida, abra-o automaticamente.

Lembre-se de que, enquanto o Bluetooth e o Wi-Fi ponto a ponto são rápidos, depois de aceitar o arquivo, pode demorar um pouco, dependendo da velocidade das coisas (por exemplo, a qualidade da conexão) e da velocidade tamanho do arquivo. Pode demorar alguns minutos quando você começa a mover gigabytes de dados por vez.

Além dos arquivos

Mostramos que você pode compartilhar arquivos com o compartilhamento nas proximidades, e esse processo funcionará para quase todos os arquivos do seu PC, mas o Windows facilita ainda mais o compartilhamento de outros tipos de conteúdo: links, fotos e outros tipos de arquivos.

Uma das opções mais fáceis é usar o aplicativo interno do Windows 10 Photos. Você pode acessar e selecionar uma foto ou várias fotos e clicar no botão interno "Compartilhar" no aplicativo Fotos. Isso abre a caixa de diálogo Compartilhamento nas proximidades (se você a tiver ativado) e permite enviar rapidamente as fotos selecionadas para um PC próximo.

Você também pode enviar URLs ou links para outros PCs com facilidade. Se você abrir o Microsoft Edge e navegar para www.techjunkie.com, poderá clicar no botão "Compartilhar". Isso abrirá a caixa de diálogo Compartilhamento próximo e permitirá que você envie rapidamente um URL ou link para outro PC. Isso é útil se você estiver, digamos, conversando com um amigo sobre um site que você achou divertido ou interessante e quiser enviar o link rapidamente. Obviamente, você pode copiar e colar o link para o amigo via Slack ou algum outro mensageiro instantâneo que os dois estejam usando, mas o Compartilhamento Próximo torna o envio do link um pouco mais eficiente, reduzindo-o para apenas algumas etapas.

Agora, lembre-se de que você não pode fazer isso com outros navegadores. Isso ocorre porque o ícone "Compartilhar" e os recursos de compartilhamento próximo podem ser encontrados apenas em aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP), portanto, basicamente, seu aplicativo precisa estar disponível na Windows Store para ser compatível com um recurso como este; infelizmente, as versões UWP do Chrome, Firefox e outros navegadores de terceiros simplesmente não estão disponíveis na Windows Store por uma infinidade de razões (razões de funcionalidade e burocracia da Microsoft, como a Microsoft quer que os usuários usem o Microsoft Edge como principal) navegador).

No entanto, você ainda poderá usar a função de compartilhamento nas proximidades em outros aplicativos da UWP, se o desenvolvedor suportar o compartilhamento nas proximidades (por exemplo, se você quiser usar um aplicativo de fotos personalizado de terceiros).

Continue no PC

Como já dissemos, o compartilhamento nas proximidades ainda não está disponível no celular. Isso significa que você não poderá usar seu Windows Phone ou Cortana no Android e iOS para enviar arquivos para o seu PC com Windows. No entanto, você ainda tem algumas opções para recuperar arquivos no celular; no entanto, vale lembrar que a função Compartilhamento próximo funcionará com o Surface Book da Microsoft (e com os tablets Surface, pois são essencialmente computadores com Windows 10, apenas em um fator de forma menor).

Primeiro, você pode usar o novo recurso Linha do tempo do Windows que acompanha a Atualização dos criadores de primavera. Isso funciona bem com o Windows Phone ou com o Microsoft Apps no Android e iOS. Você pode ler como configurar isso aqui.

Por fim, você pode usar o Continue no PC, um recurso que veio com a Atualização de criadores de outono de 2017. Isso é exclusivo para transferir URLs ou links para o seu PC com Windows 10, mas você pode aprender como configurá-lo aqui.

Encerramento

Como você pode ver, o recurso Compartilhamento nas proximidades é uma adição interessante ao Windows 10. Torna a transferência de arquivos entre PCs muito mais eficiente, contínua e rápida. Se você já experimentou a dor e a agonia de tentar descobrir como transferir outro arquivo para outro PC, o Compartilhamento próximo facilita muito - você não precisa se preocupar em encontrar um pendrive ou conectar contas da Cloud a compartilhar um arquivo. O compartilhamento nas proximidades torna o processo transparente.

Como usar o compartilhamento próximo do Windows 10