Anonim

Há uma boa chance de você ouvir muitas conversas sobre VPNs ultimamente, mesmo que nunca tenha ouvido falar de uma VPN antes. As VPNs, ou redes virtuais privadas, costumam ser orientadas a pessoas com conhecimento técnico, ou a funcionários de empresas que precisam usá-las no trabalho; se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, há uma boa chance de você nunca precisar saber o que era uma VPN. Graças a uma política da FCC alterada recentemente, no entanto, o uso da VPN está alcançando novos patamares, à medida que os consumidores lutam para proteger seus dados de seus provedores de serviços de Internet (ISPs) e anunciantes. Devido a uma recente mudança na lei, os ISPs podem vender seus dados em grandes blocos anônimos para anunciantes que procuram dados do usuário para segmentar melhor seus anúncios. Isso pode parecer ótimo à primeira vista - afinal, muitos outros serviços que usamos online todos os dias fazem a mesma coisa -, mas para muitos consumidores, isso é um pouco longe demais. Efetivamente, qualquer usuário da Internet agora paga ao seu ISP para usá-la, enquanto os dados que eles fornecem ao ISP também são obtidos e vendidos, dobrando o lucro sem nada oferecido em troca dos consumidores. Você não economiza dinheiro ou recebe acesso gratuito em troca de seus dados; em vez disso, os ISPs ganham outro canal para obter lucro, enquanto a velocidade e o acesso permanecem os mesmos.

Consulte também o nosso artigo Qual é o melhor serviço de VPN?

Entre na humilde VPN para salvar o dia. As VPNs são sistemas complicados, mas funcionam essencialmente assim: em vez de usar a rota padrão do seu PC ou dispositivo móvel para acessar uma página da Web, vídeo ou qualquer outra coisa online, a VPN cria um "túnel" que é protegido e mantido em segredo do seu provedor de serviços de Internet durante todo o processo. Os dados da VPN são descriptografados apenas nos pontos inicial e final do destino (conhecido como criptografia de ponta a ponta), para que seu PC e a página da web saibam que você está lá, mas seu ISP não pode ver o seu conteúdo além da atividade padrão de conhecer dados está sendo usado. Você também pode usar uma VPN para acessar vídeos e páginas da Web bloqueados por região, adaptando essencialmente o local do servidor do seu VPN. Obviamente, todos esses dados não são completamente anônimos: dependendo da VPN que você escolher usar, você ainda será rastreado pela própria VPN, o que pode criar problemas ao tentar navegar anonimamente. No geral, no entanto, você fica claro quando o ISP e os anunciantes conseguem ver, ler, compartilhar e vender seus dados.

Portanto, se você deseja ocultar seus dados de navegação de ISPs bisbilhoteiros, não deseja que os anunciantes obtenham acesso às suas informações quando elas são vendidas pelo seu provedor de Internet ou deseja acessar sites e serviços bloqueados por geografia que podem estar bloqueados fora do seu país devido a preocupações com direitos autorais ou liberdade de expressão, uma VPN pode ser um grande investimento - e não apenas para o seu PC. As operadoras de celular são tão ruins - se não piores - em rastrear seus dados de navegação móvel, especialmente se você estiver usando um telefone Android, onde é mais fácil pré-instalar aplicativos em dispositivos que lêem e rastreiam seus dados e uso. Proteger o uso de dados do seu telefone - tanto da sua operadora de celular quanto do seu ISP por Wi-Fi - é uma ótima idéia, não importa quem você seja, e no Android, existem algumas maneiras diferentes de fazer isso.

Não importa o motivo do uso de uma VPN, você veio ao lugar certo. A configuração de uma VPN no Android não demora muito tempo, embora seja importante garantir que você esteja usando uma VPN segura que não rastreie seu uso e mantenha seus dados em movimento rápido e sem limites. Diga não à navegação desprotegida: vamos começar a usar VPNs no Android.

Usando uma VPN fornecida pela empresa ou pela empresa

Para alguns usuários, talvez você esteja apenas procurando instruções sobre como usar a VPN necessária para uso com a rede da sua empresa ou empresa. Algumas empresas exigem que seus funcionários usem redes privadas dentro da empresa, a fim de proteger dados confidenciais relacionados aos seus negócios contra vazamentos no público ou na concorrência. Se isso se aplica a você, você deseja obter as credenciais de VPN do administrador de rede da sua empresa. Depois de ter essas informações em mãos, é apenas uma rápida visita ao menu de configurações do telefone para concluir a configuração. Vamos percorrer o processo juntos.

Abra o aplicativo de configurações do telefone, usando o atalho na bandeja de notificações ou iniciando as configurações na gaveta do aplicativo. Quando estiver no seu aplicativo de configurações, encontre a categoria "Redes sem fio e outras" do seu telefone e selecione "Mais" na parte inferior do menu.

O Android tem suporte para VPNs integradas ao sistema operacional e está no menu "Mais", onde você encontrará as opções para configurá-lo. Toque na opção "VPN" para continuar no próximo menu. Dependendo do seu telefone, você pode ter algumas opções diferentes para a configuração da VPN; na borda do Galaxy S7 usada para teste, foram oferecidas opções para VPNs básicas e VPN IPsec avançada. Se você não tiver certeza de qual usar, entre em contato com o administrador da rede para obter mais instruções; abaixo, exibimos o menu VPN básico.

No canto superior direito do seu monitor, selecione "Adicionar VPN". Alguns telefones ou versões de software podem usar um sinal de adição (+) em vez de palavras.

Você receberá um menu pop-up que exibe áreas para você inserir as informações da VPN, que sua empresa deve fornecer se você estiver usando isso no trabalho. Você digitará um nome, juntamente com um endereço de servidor, um tipo de VPN (existem vários tipos diferentes), o método de criptografia, juntamente com seu nome de usuário e senha. Se você pretende deixar essa VPN ativada o tempo todo, marque a opção de uma VPN sempre ativa.

Você pode receber uma notificação quando uma VPN estiver ativa no seu telefone; isso é normal e existe para alertá-lo sobre qualquer atividade suspeita no seu telefone se, por exemplo, você não tiver configurado uma VPN e seu tráfego da Web estiver sendo redirecionado por uma fonte desconhecida. Você pode ativar ou desativar sua VPN à vontade através deste menu de configurações.

Usando uma VPN baseada em aplicativo

Para a maioria dos nossos leitores, você provavelmente desejará configurar e usar sua própria VPN, para garantir a navegação e a transferência de dados particulares enquanto estiver usando o telefone. Uma pesquisa por aplicativos VPN retorna centenas de resultados no Google Play e nem todos são confiáveis ​​o suficiente para lidar com suas conexões de dados particulares. Pode ser difícil encontrar um programa VPN que seja seguro e utilizável, sem sacrificar a estabilidade ou a velocidade. Se você está procurando uma VPN simples com ótimas velocidades e uma interface fácil de usar, recomendamos o TunnelBear para a maioria dos usuários.

Em nossos testes, descobrimos que o TunnelBear é ótimo para iniciantes e especialistas, por várias razões. Embora alguns usuários muito avançados possam achar o aplicativo um pouco simplista, descobrimos que o TunnelBear define e explica com precisão o que o aplicativo estava fazendo em termos leigos, usando uma animação fofa de urso para mostrar o sistema de "tunelamento" que descrevemos acima. O aplicativo promete bloquear geograficamente os seus programas e sites favoritos em todo o mundo, ocultar seu endereço IP e informações de localização de todos os sites que você navega e até manter sua navegação Wi-Fi pública segura e protegida de olhares indiscretos e hackers.

Mas a melhor parte do TunnelBear: é o preço, que achamos ser o melhor da Play Store. O TunnelBear tem um nível gratuito e, embora haja muitas VPNs "gratuitas" na Play Store, a maioria não é confiável como achamos o TunnelBear. Seu serviço vem com recomendações de muitas fontes externas conhecidas, incluindo o Wall Street Journal, Forbes, Lifehacker e Macworld. Todo usuário do TunnelBear recebe 500 megabytes por mês e, embora isso não seja uma tonelada de dados, para muitos usuários, é suficiente permitir uma navegação leve em pontos de acesso Wi-Fi públicos e desconhecidos sem pagar um centavo extra. Se você estiver usando o aplicativo de forma consistente, há vários planos diferentes para escolher, tanto para usuários de computador / dispositivos móveis quanto usuários apenas para dispositivos móveis. Se você deseja apenas usar o aplicativo no seu telefone, ele custa US $ 4, 99 por mês ou US $ 39, 99 por ano; se você quiser suporte para todos os seus dispositivos, pagará US $ 9, 99 por mês ou US $ 59, 99 por ano. Isso soa como preços caros e não é barato, mas isso permite acesso ilimitado a uma das melhores redes VPN existentes, sem ter que se preocupar com questões de segurança. E se você não quiser pagar, ainda recebe os 500 MB por mês gratuitamente.

São necessárias mais palavras para descrever as opções de preço do TunnelBear do que para realmente configurar o aplicativo, e é por isso que o recomendamos para a maioria dos usuários. Ao abrir o aplicativo (e criar uma nova conta, se você ainda não tiver uma), a tela principal do aplicativo será carregada, mostrando um mapa do seu país atual, juntamente com vários túneis ilustrados em execução em diferentes países. Na parte superior da tela, você verá um interruptor; na parte inferior, você encontrará uma lista de países aos quais você pode se conectar. Selecione o país de sua escolha - ou apenas deixe o aplicativo na conexão padrão - e gire o botão. O Android solicitará o alerta de que você está se conectando a uma VPN, solicitando sua permissão. Permita que o aplicativo ative, e é isso: o urso vai "escavar" seu caminho para um país próximo e agora você está conectado a uma VPN. Dissemos a você - fácil e rápido.

Na parte inferior da tela, você verá a quantidade de dados restantes para o mês, juntamente com o botão "Atualizar". Se você abrir o menu lateral pressionando o menu com três linhas na parte superior da tela, verá várias opções diferentes para o aplicativo. O botão "Obter dados gratuitos" solicita tarefas para obter dados adicionais, incluindo o uso do TunnelBear no seu PC, indicando um amigo e twittando sobre o serviço do TunnelBear. Nada muito extremo e fácil de ignorar se você não quiser os dados gratuitos. O outro menu para prestar atenção aqui é "Opções", embora o TunnelBear seja uma VPN tão simplista, também não há muito interesse aqui. Você pode ativar ou desativar o feedback tátil e os "sons de urso" ou os ruídos emitidos pelo telefone ao conectar e desconectar da VPN relacionada. Você também pode ativar ou desativar as nuvens na tela.

Quanto às opções reais, existem alguns itens interessantes aqui, todos bem explicados pelo aplicativo. Primeiro, você pode optar por ter a conexão automática da VPN em plataformas Wi-Fi inseguras, como cafeterias e parques públicos. É uma ótima idéia se seu principal uso para uma VPN é ocultar seus dados em redes Wi-Fi desprotegidas. Abaixo disso, você tem duas caixas de seleção para "GhostBear" e "VigilantBear". A primeira faz com que seus dados criptografados pareçam dados regulares para o seu ISP, de modo a não levantar suspeitas sobre como você está se conectando a uma rede; enquanto isso, o último interromperá todo o tráfego se o TunnelBear for desconectado enquanto ativo e não permitirá o tráfego novamente até que o TunnelBear se reconecte. Por fim, o SplitBear pode destacar aplicativos que não serão encapsulados pela VPN do TunnelBear enquanto ativos, e redes confiáveis ​​podem ativar ou desativar a VPN para qualquer rede que você normalmente usa para se conectar.

Testando a VPN

Usando o TunnelBear, tanto na rede WiFi quanto na rede LTE da Verizon, não vimos nenhum atraso perceptível ou queda na qualidade da conexão. Os downloads e o vídeo continuaram bem, mesmo quando optamos por conectar-se a outros países mais distantes do que os EUA. A maioria dos aplicativos, incluindo o Chrome e alguns aplicativos de notícias variados, funcionou bem no aplicativo, não fornecendo problemas ou notificações para usar, mesmo quando "navegávamos" em outros países. A única exceção a essa regra era a Netflix: embora o serviço de streaming de vídeo costumava fechar os olhos para os usuários de VPN que utilizam suas redes privadas para obter acesso a diferentes bibliotecas de filmes e programas de TV em diferentes países. Isso mudou alguns anos atrás, quando a Netflix começou a implementar software para detectar esses programas e redes, devido ao seu aumento na popularidade. Quando tentei usar o TunnelBear para conectar-me à Netflix a partir de um local no Canadá, pude carregar a biblioteca canadense - a disponibilidade de títulos como Star Wars: O Despertar da Força e Scott Pilgrim vs. O Mundo provaram isso. Mas a seleção de qualquer título retornou um erro de rede, e não consegui avançar mais no aplicativo.

Na segunda vez que tentei usar o Netflix, habilitei o "GhostBear", projetado para fazer minha conexão criptografada parecer mais com dados padrão. Dessa vez, consegui carregar informações sobre minha conta e o filme que selecionei, mas, quando clico no ícone "Reproduzir", o Netflix tinha planos diferentes para minha noite:

Parece que a criptografia que o TunnelBear estava oferecendo era um pouco demais para a Netflix descobrir o que fazer e, depois que eu disfarcei a VPN como uma conexão de dados padrão, eles conseguiram identificar a conexão VPN. O Netflix é conhecido por ser um dos serviços mais difíceis de quebrar com uma VPN, então isso realmente diz mais sobre o software de detecção do que o próprio TunnelBear, mas é algo a ter em mente antes de pagar US $ 60 por ano e esperar usá-lo para o streaming da Netflix. Felizmente, o nível gratuito do TunnelBear significa que você não perde nada testando a VPN antes de usá-la.

***

Portanto, embora as VPNs possam não ser os serviços perfeitos para transmitir bibliotecas inteiras da Netflix de diferentes países, é uma ótima maneira de privatizar seus dados e garantir que os anunciantes não estejam aprendendo mais informações sobre você do que deveriam. Embora as informações do usuário vendidas pelos ISPs aos anunciantes sejam dados tecnicamente anônimos, não é difícil imaginar um mundo em que esses dados sejam invadidos e decodificados. Mesmo que essa infeliz situação nunca venha à tona, ainda há a pergunta sempre relevante sobre como os ISPs devem lidar com seus dados. Embora alguns usuários possam não ter problemas com os dados acessados ​​e vendidos por ISPs e anunciantes, outros usuários podem querer ter um pouco mais de cuidado com seus serviços de navegação, e uma VPN, seja no seu PC ou em um celular, garante a você uso anônimo, desde que você use uma VPN segura e protegida. Para a maioria dos usuários, o TunnelBear é exatamente o que eles precisam em um aplicativo VPN e nada mais. Enquanto o nível de 500 MB de dados gratuitos pode ser usado rapidamente pela maioria dos usuários, alguns podem querer apenas uma VPN ativa enquanto navegam em uma conexão sem fio não segura. A menos que você precise de algo com opções e configurações adicionais não oferecidas pelo TunnelBear, é nossa recomendação para VPNs fáceis de usar em computadores e dispositivos móveis.

Você decidiu começar a usar uma VPN? Juntamente com suas perguntas restantes sobre VPNs, conte-nos suas opiniões e opiniões nos comentários abaixo!

Como usar um vpn com android