Anonim

A maioria das pessoas entende como o Windows ou MacOS usa aplicativos; você abre um arquivo executável, que instala o aplicativo no disco rígido da sua máquina. Depois que o aplicativo estiver instalado, você poderá abrir e usá-lo como quiser. O Chrome OS pode se basear no navegador Chrome real, mas isso não significa que ele também não possa suportar uma ampla variedade de aplicativos. Os aplicativos funcionam de maneira um pouco diferente no Chrome OS - qualquer aplicativo instalado no Chromebook funciona como um aplicativo típico, mas é executado no navegador Chrome. Embora isso possa parecer um pouco limitador, a maioria dos usuários acha que pode recriar seu fluxo de trabalho diário no Chrome OS usando versões on-line dos aplicativos que eles já usam ou alternativas de aplicativos da web. Você só precisa entrar no seu próprio ritmo com ele.

Consulte também o nosso artigo Os melhores Chromebooks com tela sensível ao toque

Mas e se você quiser apenas relaxar e assistir a um filme? Muitos usuários consideraram o VLC Media Player de código aberto o aplicativo de vídeo preferido - ele pode reproduzir quase qualquer arquivo de vídeo e é infinitamente personalizável. Embora você não possa executar o VLC tradicional em seu novo Chromebook, o VLC oferece uma versão do Chrome do player na Chrome Web Store. O aplicativo não é perfeito, mas se você tiver tempo e paciência, o aplicativo Web do VLC é um dos melhores reprodutores de vídeo que você pode usar para o seu Chromebook. Vamos dar uma olhada.

Instalando o VLC para Chrome OS

Ao instalar o VLC na maioria das plataformas de computação, você usa o link de download fornecido pelo site da VLC, que baixa automaticamente a versão correta do aplicativo para o seu sistema operacional e computador específicos. No entanto, ao instalar o VLC no Chrome OS, você precisará usar a versão hospedada pelo Google dentro da Chrome Web Store. Infelizmente, a Chrome Web Store foi desativada para todos os usuários que não são do SO Chrome; portanto, se você estiver tentando instalar o aplicativo em um dispositivo que não seja o SO Chrome, usando a Chrome Web Store, não terá sorte. Felizmente, no momento, não há planos formais para encerrar a Chrome Web Store para usuários do Chrome OS, embora atualizaremos absolutamente este artigo se isso acontecer. Seria um pouco de uma decisão inversa se isso acontecesse.

Independentemente disso, você precisará navegar para este link para instalar o VLC no Chrome OS. O aplicativo só oferece a opção de adicionar ao Chrome se você estiver no seu dispositivo Chrome OS; caso contrário, você verá um ícone vermelho "Não compatível" na página, exibindo a incapacidade de adicionar o aplicativo ao Chrome.

Depois de carregar a Web Store, use a barra de pesquisa no painel esquerdo para procurar por "VLC" e pressione Enter. Seus resultados da pesquisa serão carregados e você desejará rolar para baixo até a categoria "Aplicativos". Encontre "VLC" nos seus resultados; será listado na VideoLAN, a organização por trás do VLC. Pressione o botão azul "Adicionar ao Chrome" no lado esquerdo da tela e sua instalação começará. Se você estiver em um dispositivo que não seja o SO Chrome, verá a opção vermelha "Não compatível" que impede a instalação do aplicativo.

O Chrome começará a baixar o primeiro dos dois arquivos. O primeiro é muito maior que o segundo, mas ambos são necessários para usar o VLC no seu dispositivo Chromebook ou Chrome OS. Deixe os dois arquivos baixarem e instalarem; dependendo da velocidade da internet, isso pode levar alguns minutos. Tome um chá e medite, ou o que mais flutuar no seu barco.

Quando a instalação estiver concluída, você receberá uma notificação no canto inferior direito da tela e o botão azul "Adicionar ao Chrome" será alterado para um botão verde "Adicionado" na Web Store.

Usando a versão do VLC do Google Play Store

Se estiver com dificuldades para usar a versão do VLC da Chrome Web Store no seu Chromebook, também pode tentar usar a versão do aplicativo da Google Play Store. A versão da Web Store é uma porta simples da versão original do Android, mas a versão hospedada na Play Store está muito mais atualizada. Não foi possível testar o VLC baixado da Play Store em nosso Chromebook de teste, pois nosso dispositivo ainda não tem a Play Store adicionada à sua versão do sistema operacional.

Ainda assim, para aqueles que têm a Play Store em funcionamento no Chromebook - e você pode encontrar a lista de dispositivos aqui para ver se o seu funciona -, instalar o aplicativo é tão simples quanto baixar o aplicativo da Play Store como você faria para qualquer outro aplicativo. Abra a Play Store e procure o VLC e clique no ícone Instalar para adicioná-lo ao seu dispositivo. Esta versão do VLC será atualizada com mais configurações, recursos e correções de bugs do que a versão tradicional da Chrome Store, e você ainda poderá assistir a filmes, programas de televisão e muito mais ao conteúdo do seu coração.

Configurando o VLC no seu Chromebook

Agora que você adicionou o VLC ao seu Chromebook, é hora de começar a usá-lo para reproduzir seus vídeos. O Chrome OS inclui um reprodutor de vídeo rudimentar, juntamente com seu sistema operacional, mas seu suporte ao tipo de arquivo é fraco, para dizer o mínimo. O VideoLAN anuncia o VLC para Chrome como capaz de reproduzir os tipos de arquivos de vídeo e áudio típicos que os usuários acessam no VLC, incluindo MKV, MP4, AVI, MOV, OGG, FLAC, TS, M2TS, Wv e AAC. O VLC também suporta fluxos de rede e legendas e faixas de áudio adicionais. Definitivamente, está alguns passos à frente do player de vídeo padrão do Chrome OS.

Portanto, para começar a configurar o VLC no seu Chromebook, você precisará do iniciador de aplicativos do Chrome. Pressione a tecla Pesquisar no seu laptop ou o pequeno círculo no canto inferior esquerdo do seu dispositivo. Como o VLC foi adicionado recentemente ao seu Chromebook, ele provavelmente está listado nos seus aplicativos recentes, abaixo da barra de pesquisa do Google. Caso contrário, pressione o botão Todos os aplicativos no canto inferior direito da tela do Acesso rápido aos aplicativos para visualizar todos os seus aplicativos. Como o VLC é sua mais nova adição, ele estará no final da sua lista de aplicativos.

Após seu primeiro lançamento, o VLC solicitará que você selecione uma pasta para abrir. Não está solicitando a reprodução de um vídeo ou um tipo de arquivo; em vez disso, está procurando o destino da pasta a ser varrida para preencher sua lista de vídeos reproduzíveis. A maioria dos usuários mantém os vídeos em uma pasta selecionada, portanto, é melhor organizar seus arquivos com antecedência em uma pasta fácil de usar. Se você não conseguir fazer isso, precisará selecionar pastas individuais com mídia ou se todos os vídeos coletados estiverem na pasta de downloads padrão, você poderá selecioná-lo.

Depois de selecionar seus vídeos, eles serão carregados dentro do VLC para você navegar. Você pode enfrentar um problema no qual o aplicativo avisa que o sistema de processos parou de responder. Se isso acontecer, mas seus vídeos foram carregados por trás do aviso, basta sair e reiniciar o VLC. Em nossa experiência, isso corrige o problema e nossa coleção de vídeos ainda permanece carregada no dispositivo.

Reproduzindo vídeo ou áudio através do VLC

Tudo bem, o momento em que todos estão esperando: vamos reproduzir alguns arquivos. Por padrão, o VLC mostra todos os vídeos carregados no seu monitor. Você pode mudar para arquivos de áudio tocando no botão do menu de linha tripla ao lado e selecionando “Áudio” no menu deslizante. Para os fins de nossa demonstração, usaremos um arquivo de vídeo para demonstrar o VLC. Um toque no arquivo de vídeo começará a ser reproduzido, juntamente com uma sobreposição rápida que mostra como controlar o volume e buscar controles com o mouse ou com os gestos dos dedos (nos Chromebooks com suporte ao toque).

A parte inferior do player possui todos os controles que você pode desejar em um player de vídeo. Da esquerda para a direita, você pode impedir que seus controles sejam manipulados, altere sua faixa de áudio ou legenda, reproduza ou pause o vídeo, use vários recursos de acessibilidade (incluindo temporizadores e exibição de legendas) opções) e, finalmente, altere a forma, o tamanho e o ajuste do vídeo no seu player. A maioria desses recursos é familiar para qualquer fã de VLC de longa data, e é bom ver funções como essas sendo transferidas para versões mais leves do aplicativo. Tocamos em vários tipos de arquivos, tamanhos e tamanhos, e cada um tocou sem problemas ou quebras de funcionalidade.

Você sempre pode retornar à tela de seleção de vídeo pressionando o botão Voltar no canto superior esquerdo da tela. O VLC lembrará de onde você parou na reprodução; portanto, se você precisar retornar à exibição de seleção de vídeo por qualquer motivo, não precisará se preocupar em perder o seu lugar.

Configurações para conhecer e usar

Não é de surpreender que o VLC tenha uma tonelada de configurações ocultas em seu sistema de menus, às quais você deve prestar atenção. Para ter acesso a essas configurações, clique no menu de hambúrguer com três linhas no lado esquerdo da tela e toque no botão Configurações.

Do topo, temos opções para selecionar o diretório para o seu sistema de arquivos principal. Você provavelmente não precisará usar isso com muita frequência, mas se precisar alterar os diretórios do armazenamento interno para um cartão SD ou microSD, é útil saber onde está essa configuração. Em seguida, temos a aceleração de hardware, que é outra configuração que a maioria das pessoas deve deixar em paz. Porém, se estiver com dificuldades para reproduzir arquivos grandes, experimente a aceleração por hardware. Deixar essa opção desabilitada oferecerá melhor estabilidade ao VLC, mas alterar a configuração para Decodificação ou Cheia melhorará o desempenho. Use este por sua conta e risco. Por padrão, o VLC deixa isso em automático, que é um bom equilíbrio entre perder sua estabilidade quando você precisa de desempenho adicional e manter o aplicativo estável quando não precisa.

Há mais algumas configurações antes de mergulharmos nos detalhes adicionais e mais específicos. Existem duas opções: uma para permitir a reprodução de vídeos em segundo plano, mesmo quando a tela está desligada, e outra para ativar um tema preto incluído para uma melhor visão à noite. O VLC no Windows ou Mac é conhecido por sua grande variedade de temas e, embora você perca essa funcionalidade no Chrome, é bom ver um tema preto incluído na versão da Web. Por fim, existem mais duas configurações para codificação de texto de legenda e orientação da tela de vídeo.

E agora, algumas configurações extras. A interface tem a opção de alterar a aparência e a aparência do seu aparelho. Tudo isso é bastante específico, mas existem algumas configurações úteis, como solicitar uma confirmação para retomar a reprodução ou ativar os botões de busca para retroceder e avançar rapidamente sem passar pela linha do tempo. O desempenho tem algumas configurações ocultas, como ativar as configurações de filtro de ignorar quadro ou desbloquear, que é melhor deixar intocado, a menos que você saiba o que está fazendo. O Advanced pode alterar a saída de áudio, desativar a verificação automática no dispositivo na inicialização e sair ou reiniciar o aplicativo; Se você está tendo problemas com o VLC, é melhor vir aqui primeiro. Finalmente, as opções de desenvolvedor do VLC podem exibir logs de depuração e forçar o VLC a usar a decodificação de hardware.

Usando o VLC como seu player padrão

Esta é uma configuração importante para a maioria dos usuários que desejam ativar o VLC como player padrão de vídeo e áudio no Chromebook. Normalmente, se você tentar abrir um arquivo de mídia no Chrome, ele usará os aplicativos básicos e básicos de reprodução de vídeo e áudio para mostrar seu conteúdo. Felizmente, podemos alterar essa permissão para o VLC e deixar nosso novo aplicativo de mídia lidar com isso com muito mais requinte.

Para definir o VLC como seu player padrão, entre no navegador de arquivos do seu sistema e encontre um arquivo de vídeo ou áudio - qualquer arquivo de mídia serve. Clique com o botão direito do mouse na sua seleção e, em vez de selecionar "Abrir com o Video Player", toque em "Mais ações …" Isso exibirá uma solicitação para selecionar o seu player de vídeo. Selecione VLC neste menu e o VLC será aberto. Antes de o vídeo começar a ser exibido, você receberá um prompt semelhante ao menu padrão do aplicativo no Android, solicitando que você abra o vídeo com um player específico. Toque em "VLC" e toque em "Sempre", se você quiser usar o VLC como seu media player padrão, ou "Apenas uma vez", se você não quiser que o VLC seja o padrão. Se você encontrar um novo tipo de arquivo que está tentando abrir no VLC, em vez do Player de vídeo do Chrome, siga as mesmas etapas para abrir o arquivo pelo VLC.

***

E é isso! O VLC para Chrome não é perfeito - é essencialmente uma porta modificada do aplicativo Android - mas ainda é uma das melhores maneiras de reproduzir tipos de arquivo incomuns ou fora do padrão, especialmente em um dispositivo como um Chromebook, e está a várias léguas à frente. Media player padrão do Chrome OS. Só tivemos o programa com erros ou falhas duas vezes durante a instalação e o teste e nunca durante a reprodução de um vídeo real. São aplicativos da Web como o VLC que permitem aos usuários de Windows e Mac mudar para os Chromebooks sem perder os mesmos recursos e aplicativos que costumavam ter em seus sistemas operacionais robustos e com todos os recursos.

Embora o VLC para Chrome possa não ter as mesmas habilidades temáticas do irmão mais velho da área de trabalho, ele oferece suporte a legendas, modificação de volume e decodificação de hardware. A maioria dos usuários deve estar mais do que satisfeita com a experiência do VLC para Chrome, mas se você encontrar problemas ou erros estranhos, informe-nos nos comentários abaixo e ajudaremos você!

Como usar o vlc no seu chromebook