O Internet Explorer oferece uma ótima experiência de tela cheia no Windows 8. É rápido e responsivo e tira o máximo proveito do design "Metro" da Microsoft. Mas nem todos os sites são projetados para abranger toda a tela widescreen, deixando muito espaço em branco desperdiçado durante a navegação. Felizmente, uma nova "Visualização de leitura" no Internet Explorer 11 fornece uma solução quase perfeita.
Para entender melhor o problema, vamos usar um exemplo: o nosso próprio TekRevue . O design atual do TekRevue possui um layout responsivo, mas apenas até uma largura máxima. Isso deixa uma enorme quantidade de espaço em branco à esquerda e à direita do conteúdo. Embora isso seja certamente legível, não seria ótimo se a página da web aproveitasse ao máximo o formato widescreen? É aí que entra o Reading View.
Quando o Internet Explorer detecta que o usuário está em uma página de artigo (por isso não estamos falando de páginas iniciais ou de status aqui), um novo botão aparece no lado direito da barra de endereço. Clique nele e o artigo que você está lendo rapidamente se converte em uma experiência de leitura em tela cheia, com colunas e belas fontes serif semelhantes ao layout dos aplicativos Windows 8 nativos da Microsoft.
Todas as imagens do artigo são redimensionadas e colocadas adequadamente conforme o artigo flui da esquerda para a direita. Este é um processo automático que nem sempre funciona perfeitamente, mas fornece uma saída muito atraente com mais frequência do que nunca. Quando terminar um artigo específico, basta navegar de volta e a exibição reverterá para o layout padrão.
Os usuários também podem personalizar a exibição Visualização da leitura, abrindo o botão Configurações e selecionando Opções . Quatro "estilos" determinam a cor do plano de fundo e do texto, e há uma opção de tamanho da fonte, variando de "Pequeno" a "Extra grande".
A implementação do Reading View da Microsoft não é de forma alguma uma nova inovação; aplicativos como o Instapaper e o Safari Reader da Apple existem há anos. Mas é um caso de “antes tarde do que nunca” e é ótimo ver o recurso chegar no Windows 8. Torna a leitura de sites uma experiência nativa no modo Metro.
O modo de exibição de leitura está disponível no Internet Explorer 11, incluído por padrão como parte do Windows 8.1. Embora o IE11 esteja chegando ao Windows 7, o Reading View parece exclusivo da interface do usuário do Windows 8 Metro.