Anonim

O VirtualBox, da Oracle, é uma ferramenta incrivelmente poderosa que permite criar máquinas virtuais em um PC com Windows, Mac, Linux ou Solaris (desde que a máquina use um chip Intel ou AMD).

Consulte também o nosso artigo Como configurar e executar um convidado de 64 bits no Virtualbox

Máquinas virtuais são simulações independentes de outro computador executando um sistema operacional diferente sem nenhum hardware adicional. Máquinas virtuais podem ser usadas no nível do PC ou no servidor. Servidores virtuais executam o mesmo tipo de aplicativos que podem ser executados em uma máquina dedicada.

Por exemplo, você pode ter um aplicativo de missão crítica que não será executado no Windows 10. Você ainda pode atualizar o computador para o Windows 10 e, em seguida, usar o VirtualBox para que o Windows 7 seja executado em uma máquina virtual no mesmo PC.

Os serviços de hospedagem na Web oferecem Virtual Private Servers (VPS), permitindo os benefícios de um servidor dedicado por uma fração do custo, porque cada cliente possui um "servidor virtual" em vez de um servidor "bare metal" dedicado. Pode haver dezenas de servidores virtuais em execução em cada servidor físico.

No nível do PC, você provavelmente instalaria e configuraria máquinas virtuais usando arquivos OVA em conformidade com o Open Virtualization Format. Eles geralmente vêm em dois tipos, OVA ou OVF e podem ser usados ​​em vários aplicativos de virtualização, incluindo o VirtualBox. Se você deseja usar arquivos OVA com o VirtualBox, este tutorial é para você.

O VirtualBox é um excelente aplicativo, mas, se você é usuário de Windows e procura alternativas ao VirtualBox, pode gostar deste artigo sobre As 5 melhores alternativas ao VirtualBox em 2019.

Quando você cria uma máquina virtual (VM), toda a instalação está contida em um único arquivo. Em vez de espalhar arquivos em todos os lugares, como as instalações tradicionais do sistema operacional, o software o encapsula em um arquivo independente para manter tudo organizado e em um só lugar, garantindo que a VM tenha tudo o que precisa para funcionar. Se esse arquivo estiver em conformidade com o Open Virtualization Format, será utilizável em muitos aplicativos de VM, incluindo o VirtualBox e o VMWare.

O VirtualBox usa o formato .VDI , enquanto o VMware usa arquivos VMDK e VMX, entre outros. Ambos jogarão bem com arquivos OVA.

Use arquivos OVA com o VirtualBox

Para usar arquivos OVA com o VirtualBox, você precisa importá-los e deixar que o VirtualBox configure o arquivo conforme necessário. O processo é bastante direto.

  1. Baixe e instale o VirtualBox, se ainda não o tiver.
  2. Abra o VirtualBox
  3. Selecione File and Import Appliance
  4. Selecione seu arquivo OVA na caixa de importação e verifique as configurações na janela central
  5. Faça as alterações necessárias na janela central
  6. Clique em Importar na parte inferior.
  7. Permitir que o VirtualBox importe o arquivo e configure-o para uso

Pode demorar um pouco para importar arquivos OVA. Recentemente, importei uma nova imagem do Mac OS e demorou mais de uma hora. Uma imagem anterior do Linux levou apenas dez minutos; portanto, você pode precisar ou não ter paciência esperando pelo VirtualBox para instalar o sistema operacional na sua máquina virtual. O procedimento é bastante confiável, portanto, é seguro ir tomar um café ou algo assim enquanto estiver trabalhando. Apenas deixe o processo de instalação ser executado até terminar.

Quando você seleciona o arquivo OVA a ser importado, os principais detalhes da VM aparecem no centro da caixa de importação. Você pode alterar alguns detalhes, mas não outros. Se você não os alterar aqui, poderá modificá-los posteriormente no menu principal Configurações do VirtualBox.

Vale a pena verificar essas configurações, pois a máquina que criou o arquivo OVA pode ter menos recursos do que a máquina para a qual está importando. Faz sentido permitir que a VM importada tenha acesso à quantidade máxima de recursos para que possa executar mais rapidamente.

Exportar do VirtualBox para OVA

Por padrão, o VirtualBox usa arquivos .VDI para suas imagens de VM. Além de importar de um arquivo OVA, ele pode exportar para um arquivo OVA. Ele converte um arquivo .VDI em OVF, que é intercambiável com o OVA, para que você possa usar livremente a imagem em outro computador ou programa de VM.

  1. Abra o VirtualBox e selecione a imagem da VM que você deseja exportar
  2. Vá para Arquivo e selecione Exportar
  3. Nomeie o arquivo, selecione um destino e, em seguida, um formato
  4. Clique em Next
  5. Confirme os detalhes e clique em Avançar novamente

O VirtualBox criará um arquivo OVA que você pode usar em outro software de VM. As opções de formato são todas OVF, mas OVA e OVF são as mesmas coisas. O sufixo do arquivo é .ova, independentemente da opção selecionada aqui.

Erros e problemas

Os arquivos OVA devem ser universais, mas, como sempre, as coisas não são tão simples assim. Ocasionalmente, ao importar um arquivo OVA, você verá erros. A sintaxe pode variar, mas a mensagem de erro geralmente diz algo como 'Falha na importação porque a imagem não passou nas verificações de conformidade com OVA ou OVF ou de conformidade de hardware virtual'. Se você vir esses erros, clique em Repetir e o arquivo geralmente será importado como esperado.

Se a importação falhar mais de duas vezes, verifique novamente o arquivo OVA com o programa que o criou para garantir que não tenha sido corrompido.

Adições de convidados do VirtualBox

Se você estiver usando o VirtualBox pela primeira vez ou tiver instalado o novo em um computador novo, será necessário instalar o VirtualBox Guest Additions. Esta é uma instalação de recurso com drivers e aplicativos que permitem que a VM funcione corretamente. Por algum motivo, esses arquivos nunca são incluídos na instalação padrão do VirtualBox e precisam ser instalados separadamente.

  1. Faça o download do VirtualBox Guest Additions a partir daqui. É chamado de 'VirtualBox Oracle VM VirtualBox Extension Pack'. Provavelmente terá um número de versão, mas isso muda o tempo todo.
  2. Verifique se o DVD ou a unidade compartilhada está ativada em sua máquina virtual.
  3. Inicie sua imagem da VM.
  4. Selecione Instalar acréscimos de convidados no menu Dispositivos da VM.
  5. Deixe o processo completo.

O menu Dispositivo faz parte do menu VirtualBox, não o sistema operacional convidado. Ele estará na parte superior ou inferior da tela, dependendo de como você configura suas VMs. Uma vez instalado, o sistema operacional da sua máquina virtual deve estar totalmente funcional.

Se você tiver dicas e truques para usar arquivos OVA com o VirtualBox, comente abaixo.

Como usar arquivos OVA com o VirtualBox