Anonim

Enquanto os consoles domésticos existirem, os jogadores discutem entre preferir mouse e teclado ou controladores tradicionais. Os primeiros controles, como o controle do Nintendo Entertainment System ou o controle do Sega Master System, eram quadrados e sem graça, feitos para controlar simplesmente unidades, em vez de controlar mundos de jogos enormes. Enquanto isso, os primeiros acessórios para computadores pessoais foram feitos mais para digitação e clique básicos do que para tempos de resposta rápidos e com precisão de foco a laser. À medida que os computadores e os consoles evoluíram, os acessórios de mouse e teclado e os controladores de cada dispositivo melhoraram lentamente. Os teclados tornaram-se não apenas para digitar, mas para controlar seu herói virtual através de paisagens infernais lutando contra demônios e monstros com uma espingarda. Seu controlador se tornou um acessório para se juntar a Link enquanto ele parte em uma aventura para resgatar a princesa Zelda e toda a Hyrule. Essas não eram mais ferramentas simples: eram peças de tecnologia bem projetadas e projetadas com os jogos em mente.

A tecnologia do controlador só se tornou mais avançada desde os anos 90. A Sony lançou o controle Dualshock para seu console PlayStation, um controle que apresentava dois manípulos analógicos para controlar o movimento de um personagem e a câmera, tudo de uma vez, ajudando a replicar a aparência de um mouse e teclado. Desde então, os controladores só ficaram melhores. O controle da Gamecube permaneceu um dos pilares no mundo dos combates Super Smash Bros. , enquanto o controle do Xbox 360 foi elogiado como um dos melhores controladores de nível de consumidor no mercado de ergonomia. O controle Xbox One Elite, ao preço de US $ 149, 99, é considerado um dos melhores controles que você pode comprar hoje, mas os aspectos técnicos fornecidos por esse dispositivo obviamente não são baratos.

Os mouses e teclados para jogos melhoraram na mesma proporção, é claro, e agora o mercado para mouses especializados e teclados mecânicos para jogos se tornou mais animado do que nunca. Empresas como Razer, Logitech e Corsair vendem centenas de produtos focados em jogos, permitindo que você aumente suas habilidades de jogo para se tornar melhor que a concorrência. Enquanto alguns jogadores juram por controladores no estilo de console para jogos de console e PC (e, de fato, existem alguns jogos que você nunca gostaria de jogar com um teclado), outros títulos, especialmente atiradores competitivos como Fortnite ou Overwatch, exigem basicamente um controlador para ser adequadamente competitivo na cena do jogo.

Se você está procurando competir contra seus amigos no console, mas com um esquema de controle que seja confortável para você, ou se deseja realmente obter uma vantagem em um jogo ao jogar contra outros usando controladores básicos, muitos jogadores querem apenas maneira de usar o mouse e o teclado favoritos diretamente em seus consoles nas configurações da sala de estar. Felizmente, isso nunca foi tão possível em 2018, quando todos os consoles disponíveis no mercado têm uma grande variedade de portas USB e possíveis acessórios disponíveis para jogar. Este é o seu guia para o uso de mouse e teclado em consoles.

Usando um mouse e teclado no Xbox One

Links Rápidos

  • Usando um mouse e teclado no Xbox One
    • Usando o Xim Apex com o mouse e o teclado
    • Configurando o Xim Apex
    • Quais jogos são suportados no Xbox One?
    • Suporte oficial da Microsoft - poderia estar chegando?
  • Usando um mouse e teclado no PS4
    • Quais jogos são suportados no PS4?
    • Suporte oficial da Sony para ratos e teclados
  • Usando um mouse e teclado no Nintendo Switch
    • ***

A Microsoft teve uma geração difícil. Os números atuais de vendas mostram o Xbox One (e seus sucessores, o mais fino One S e o mais premium One X) sofrendo sob o domínio do PS4 como o console dominante desta geração. A Microsoft, é claro, também tem uma longa história com jogos para PC; quase todos os jogos para PC são feitos com o Windows em mente e, embora alguns desses jogos possam rodar em MacOS ou Linux, há mais jogos para PC apenas para Windows do que podemos contar. O Xbox One não foi construído como o Xbox 360; Ele foi projetado para estar mais próximo de um PC do que nunca e até executa software criado na parte de trás do Windows. Tudo isso é o seguinte: seria possível usar um mouse e teclado com o Xbox One, controlar seus atiradores em primeira pessoa como Call of Duty ou jogos competitivos como Fortnite com mais requinte do que nunca?

A resposta curta é sim, mas com uma ressalva bastante grande. Se você é proprietário do Xbox One, tem acesso à maneira mais fácil de desbloquear o suporte a mouse e teclado, algo muito mais fácil do que o encontrado nos consoles da Sony ou da Nintendo. Isso não quer dizer que esses dispositivos não possam usar mouse e teclado, mas o Xbox One é um dos melhores consoles para desbloquear o suporte a mouse e teclado. Parte disso vem da vontade da Microsoft de permitir que o mouse e os teclados sejam usados ​​no console, e parte disso vem da ampla variedade de acessórios capazes de tirar proveito desse suporte.

Usando o Xim Apex com o mouse e o teclado

Primeiras coisas: primeiro, na escrita, você ainda precisará de um adaptador para obter suporte no Xbox One para o mouse e o teclado, além de garantir a conexão de ambos os acessórios para tirar proveito disso. Atualmente, existem vários acessórios no mercado que permitem adaptar o mouse e o teclado ao Xbox One, mas nosso acessório preferido é provavelmente o Xim Apex. O Xim existe há anos, produzindo produtos que permitem traduzir facilmente a configuração do mouse e do teclado para qualquer número de consoles. Embora funcione no PS4, além do Xbox One, queremos nos concentrar no Xbox por enquanto - os proprietários do PS4 podem pular para a próxima seção, se ainda não o fizeram.

Então, o que exatamente é o Xim Apex? O Xim Apex é essencialmente um pequeno acessório USB que se conecta à porta USB do Xbox One, One S ou One X e se conecta a um hub onde você pode conectar o mouse e o teclado com fio. Não é a configuração mais limpa do mundo e não funciona em todos os jogos, mas, comparada à concorrência, é a mais fácil em termos de configuração e o mais amplo suporte disponível. A desvantagem do Xim Apex? Primeiro, tudo tem que ser conectado. Mesmo que seu dispositivo use um dongle sem fio conectado a uma porta USB, verifique se o teclado e o mouse têm suporte completo com fio para a transmissão de dados entre o dispositivo. Segundo, o Xim Apex custa, por escrever $ 124, 99 por conta própria, um preço substancial pelo que equivale a uma atualização para seu console.

Configurando o Xim Apex

O Xim fornece aos usuários um vídeo completo de dez minutos detalhando a maioria das informações que você precisa saber para conectar seu dispositivo Xim Apex ao Xbox One, para que não recriemos completamente esse guia aqui. Em vez disso, destacaremos rapidamente como o dispositivo funciona. O Xim Apex inclui a chave USB (o próprio hardware) e um hub USB para conectar seus dispositivos. Você não precisa usar o hub incluído na caixa, mas é bom para os usuários que não têm seu próprio hub. A partir daí, a configuração é relativamente simples: o seu controlador Xbox se conecta a uma das três portas do hub USB (desligada) e as outras duas são ocupadas pelo mouse e teclado.

O hub é então conectado ao próprio Apex, que é conectado à porta USB em um Xbox One ativado. As luzes no Xim Apex têm significados específicos, começando com uma exibição de inicialização e, eventualmente, avançando para exibir uma cor específica da configuração carregada. É assim que você sabe que o Xim Apex está funcionando com o Xbox, o que facilita a garantia de que o dispositivo foi conectado corretamente. Obviamente, você ainda precisa configurar a unidade. O controlador funcionará dentro de um jogo neste momento, mas o mouse e o teclado não foram configurados corretamente para funcionar com o jogo que você deseja jogar. É aí que o aplicativo móvel Xim entra. Disponível no iOS e no Android, você precisará fazer o download do aplicativo Xim Apex Manager para programar seu Xim Apex para funcionar com seu console. Você precisará fazer o download da atualização do Game Manager para o aplicativo e, em seguida, o aplicativo emparelhará o telefone com o Xim Apex via Bluetooth.

Pressionar o botão no seu Xim Apex permitirá que você emparelhe o dispositivo com o telefone, que pode ser usado para configurar o conteúdo no seu dispositivo. Usar o aplicativo é realmente fácil: o Game Manager fornece uma lista de jogos suportados com o Xim Apex. Você escolhe seu jogo da lista, o que permite ao Xim entender exatamente como os controles e, mais importante, o sistema de mira funciona em cada jogo. Em seguida, você seleciona seu console nesta lista na parte inferior do aplicativo. O Xim suporta o Xbox One, PS4, Xbox 360 e PS3, embora obviamente estamos discutindo o Xbox One no momento. Quando a unidade Xim Apex pisca em branco, o dispositivo está obtendo as informações necessárias para você jogar usando o teclado e o mouse. Ao piscar em amarelo, ele está gravando o conteúdo em seu armazenamento e, quando terminar, você verá o vermelho.

Enquanto você o abre, o aplicativo no seu telefone ou tablet mostra o jogo que você carregou e as ações reais do mouse e do teclado. Isso permite que você ajuste os controles do seu jogo para garantir que o dispositivo esteja funcionando exatamente como você deseja. Isso inclui mapeamento de teclas, sensibilidades do mouse e muito mais. Tudo isso é realizado diretamente no seu telefone, o que significa que você não precisará escrever nenhum script ou programar o utilitário para que ele funcione. Embora não seja exatamente plug and play, é muito mais fácil do que você espera de um dispositivo projetado para permitir o uso de acessórios não projetados para o Xbox One real. Novamente, o vídeo completo está cheio de dicas e notas importantes, por isso é muito importante assistir na íntegra antes de começar a jogar o jogo na íntegra.

Quais jogos são suportados no Xbox One?

Como todo jogo usa mecânica diferente ao desenvolver o título, o Xim precisa trabalhar para garantir que seus produtos funcionem para uma grande série de jogos. A equipe por trás de Xim está nisso há mais de uma década e, nesse período, passou a apoiar uma ampla variedade de títulos populares, a maioria deles sob algum tipo de jogo de tiro. Você pode pegar o link completo aqui, mas se você estiver curioso sobre alguns dos jogos populares suportados pelo Xim com o Apex, veja aqui o que esperar da unidade depois de instalada no seu Xbox:

  • Série Call of Duty : Os títulos da série FPS de longa duração incluem Black Ops 3 , Advanced Warfare , Ghosts, Infinite Warfare, Modern Warfare Remastered e WWII.
  • Série Battlefield: Tão importante quanto o FPS popular de hoje, o Xim também suporta títulos de Battlefield como Battlefield 4 , Hardline e Battlefield 1.
  • Final Fantasy XV : Se você prefere controlar seus role-playing games com um mouse e teclado, ficará feliz em saber que o Xim é totalmente compatível com o FFXV.
  • Halo 5: Guardians: a entrada mais recente da série FPS de longa duração da Microsoft. Halo: The Master Chief Collection também é suportado
  • Doom (2016) : Considerado um dos melhores jogos de FPS desta década, a reinicialização do Doom fará você correr através dos níveis para combater os demônios.
  • Destino e Destino 2 : A série de acompanhamento de Bungie para Halo tornou os jogadores entretidos e frustrados simultaneamente por quase quatro anos. Ambos são suportados aqui para jogos com teclado completo.
  • Jogos Battle Royale: se você está mais interessado em PUBG ou Fortnite: Battle Royale , ambos estão disponíveis no Xbox One e ambos são suportados pelo Xim.
  • Metal Gear Solid V : Os Ground Zeroes e The Phantom Pain são suportados aqui.
  • Overwatch : Agora você também pode obter os jogadores de PC mais experientes há tanto tempo com o suporte de mouse e teclado no Overwatch .

Estes são apenas alguns jogos suportados pelo Xim; há uma lista completa nos fóruns que você pode visitar para verificar se seu jogo favorito está incluído nessa lista. O melhor suporte vem dos atiradores, graças à facilidade de uso com os controles do teclado e do mouse, mas estão longe de ser o único sistema de controle suportado no dispositivo. Existem também alguns jogos, incluindo o Monster Hunter World , Grand Theft Auto V, Resident Evil VII e o PUBG acima mencionado que oferecem suporte do seu Xim, mas graças ao desenvolvimento do jogo, podem experimentar elementos de mira imprevisíveis no jogo. Muitos usuários da Amazon relataram jogar PUBG com a unidade, mas é importante observar que alguns jogos podem não funcionar totalmente com o Xim, mesmo que o suporte tenha sido adicionado devido à popularidade do jogo.

Suporte oficial da Microsoft - poderia estar chegando?

Finalmente, terminamos com uma observação sobre o suporte oficial de teclado e mouse para o Xbox One. Há anos, a Microsoft promete trazer suporte completo para mouse e teclado ao Xbox One, como parte de seus esforços para combinar os mercados de PC e Xbox em uma plataforma unificada. A Microsoft reiterou esse ponto em setembro de 2017, quando deixou claro que ainda tinha planos de trazer suporte de mouse e teclado para o Xbox One e, em fevereiro de 2018, reiterou que não tinha planos de bloquear ou remover o suporte não oficial adaptadores usados ​​por jogadores como o Xim Apex. Enquanto preparamos este artigo, a conferência de imprensa E3 da Microsoft está a poucos dias de distância. Suporte oficial completo para configurações de mouse e teclado pode chegar ao console em breve; teremos que esperar e ver se a Microsoft finalmente faz a mudança.

Usando um mouse e teclado no PS4

Como o Xbox One, o PS4 também foi projetado nesta geração de hardware com a compatibilidade e o poder de processamento dos PCs em mente. O PS3 não foi um fracasso total, mas foi uma decepção para a Sony, tanto em termos de desempenho em comparação com o PS2 quanto em comparação com o líder de vendas da geração, o Xbox 360 da Microsoft. Houve várias razões para o PS3 ter problemas em convencer as pessoas a comprar o console, desde o preço de lançamento de US $ 499 para o modelo básico de 20 GB no lançamento até os vários problemas com o controlador Sixaxis com o qual a Sony originalmente lançou seu hardware. O problema não estava apenas com os consumidores: os desenvolvedores costumavam falar sobre o quão difícil era desenvolver jogos para a tecnologia dentro do console. A Sony afirmou em 2009 que isso foi proposital, mas isso não impediu que os desenvolvedores ficassem frustrados com a plataforma.

Então, quando eles lançaram o PS4, a Sony também empurrou seu console mais novo na direção dos PCs, usando processadores mais novos que estavam alinhados com o que é usado no Xbox One. Embora não tenha sido construído sobre o Windows como o console da Microsoft, segundo todos os relatórios o PS4 é muito mais fácil de desenvolver do que o PS3, em grande parte graças à mudança dos processadores Cell para uma arquitetura x86 típica que é muito mais fácil de desenvolver. Isso significa que o suporte ao PS4 é, em termos gerais, mais disponível do que o que você já viu no console de última geração da Sony.

Isso não impediu Xim de criar suporte para o PS4 com sua unidade Xim Apex. Se você pulou diretamente da introdução para esta seção do PS4, um rápido explicador. Para usar o mouse e o teclado no PS4, você precisará de uma unidade que conceda suporte ao seu dispositivo. Com o Xbox One, recomendamos o Xim Apex, uma unidade de US $ 129 que se conecta ao console de sua escolha e permite que você use um hub USB para usar corretamente o teclado e o mouse. Publicamos uma versão curta das instruções para configurar a unidade acima na seção Xbox One, e o mesmo processo de instalação para o PS4 acontece aqui. Você começa a configurar a unidade conectando o Dualshock 4 ao hub USB enquanto estiver desligado e, em seguida, conectando o teclado e o mouse à mesma unidade. As instruções acima na tela do Xbox One mostram como sincronizar o dispositivo com seu telefone celular, que você pode usar para configurar seus controles.

Assim como no guia Xbox One acima, recomendamos o uso do vídeo oficial de instalação do Xim Apex fornecido pelo Xim para configurar seu dispositivo. Na verdade, é surpreendentemente fácil, graças em parte ao aplicativo móvel que permite programar seu dispositivo sem a necessidade de um computador ou de qualquer código, ajudando a tornar a experiência um pouco mais fácil do que você poderia esperar.

Quais jogos são suportados no PS4?

Para começar, quase todos os jogos da nossa lista do Xbox One são suportados no PS4, graças aos jogos multiplataforma. Isso inclui os jogos de Destiny , toda a série Call of Duty e Battlefield , Doom e o restante dos jogos acima. Os jogos deixados de fora do suporte para PS4 são Halo 5 e PUBG , pois os dois títulos são exclusivos do Xbox. Alguns dos exclusivos do PS4 que você pode jogar no Xim Apex incluem:

  • God of War : o mais recente exclusivo da Sony chegou ao mercado com jogadores e, embora o suporte ao teclado seja irregular aqui, você pode jogá-lo com o seu Xim Apex.
  • Horizonte: Zero Dawn : O jogo que foi parcialmente ofuscado pelo lançamento de Breath of the Wild no Switch merece seu tempo e atenção, e você pode jogá-lo com suporte total ao mouse e teclado.
  • Segundo filho infame: O terceiro lançamento da série de super-heróis da Sony e Sucker Punch, Infamous , oferece suporte completo a mouse e teclado no PS4.
  • The Last of Us: Este lendário jogo foi relançado para o PS4, e você pode revisitá-lo com os controles do mouse e do teclado antes que a sequência seja lançada em breve.
  • The Order: 1886: Este jogo de lançamento para o PS4 recebeu críticas mistas após o seu lançamento, mas com seu preço reduzido, é realmente uma experiência decente.
  • Uncharted 4: Nathan Drake pode nunca chegar aos PCs, mas você pode jogar com suporte completo de mouse e teclado no seu PS4.

A lista completa está disponível aqui, com suporte a novos jogos o tempo todo. Xim tem uma seleção bastante ampla de jogos para escolher; nossa lista Xbox multiplataforma e a lista de exclusivos do PS4 acima proporcionam uma sólida experiência de jogo para os aficionados por teclado que desejam jogar no Xbox ou PS4 como se fosse um PC.

Suporte oficial da Sony para ratos e teclados

Ao contrário da Microsoft, não esperamos ver o lançamento oficial da Sony de suporte abrangente para jogos com mouses e teclados no PS4. Embora a Microsoft possua todo o mercado de jogos para PC, a Sony realmente não ganha nada ao estender a mão para seus jogadores compatíveis com PC. Embora não esperemos que a Sony bana ou bloqueie alguém usando um Xim Apex em seus dispositivos, a Sony também tem muito menos clareza para permitir métodos de controle e controle não suportados em sua plataforma. Se você está jogando on-line com mouse e teclado, pode estar arriscando uma proibição da Sony. Não é de modo algum um cenário, mas é algo a ter em mente enquanto você toca.

Agora, tudo isso dito, há algum suporte limitado para teclados atualmente no PS4. O console realmente suporta o uso de mouse e teclado para controlar a interface do usuário e a experiência em torno do console, o que significa que você pode navegar pela loja ou digitar mensagens para outras pessoas usando os teclados USB e Bluetooth com fio. A Sony tem um guia completo sobre como configurá-los no menu de opções aqui, mas, como você pode imaginar, o guia deixa claro que esses métodos de entrada não foram projetados para serem usados ​​no jogo.

Dito isto, existem alguns jogos que oferecem suporte padrão a mouse e teclado no PS4. A Sony deixou claro que cabe aos desenvolvedores implementar essas coisas e, embora você não encontre fabricantes de FPS fazendo isso (por medo de arruinar o equilíbrio entre tecladistas e controladores), os fãs de MMO podem realmente ter um PC experiência no PS4 jogando com teclado e mouse habilitados, mesmo sem fio. Esses jogos incluem Final Fantasy XIV , uma entrada MMO na série RPG de longa duração que teve um lançamento instável, mas recuperou uma base de fãs após um relançamento bem-sucedido e várias expansões fortes, e The Elder Scrolls Online , embora o último jogo suporte apenas a entrada do teclado, não mouse.

Usando um mouse e teclado no Nintendo Switch

O mais novo console da Nintendo é a maior história de sucesso da empresa em dez anos, desde o lançamento do Wii em 2006. Enquanto o 3DS finalmente se recuperou de seus problemas de vendas iniciais, após uma substancial queda de preço no primeiro ano do dispositivo, o Wii U - Nintendo O primeiro console HD, lançado em 2012 - nunca foi capaz de encontrar um mercado, em grande parte devido à sua estrutura de nomes confusa e ao lançamento do mais poderoso PS4 e Xbox One apenas um ano depois. Quando a Nintendo anunciou o Switch, os analistas foram cautelosos, sem saber se a Nintendo conseguiria vender o público em seu novo sistema após o Wii U ter sido tão radicalmente ignorado.

Isso já foi provado falso, é claro. O Switch foi um enorme sucesso, superando toda a vida útil do Wii U em seu primeiro ano no mercado e não mostrando sinais de desaceleração. Impulsionado por algum software fantástico, incluindo The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey , o Nintendo Switch grita de uma maneira nova e única, combinando a lendária linha portátil da Nintendo em um console doméstico para criar um dispositivo híbrido que obviamente apelou para os jogadores novos e antigos. Parte da diversão do Switch vem dos controladores exclusivos do sistema. Embora exista um Pro Controller disponível para venda que simula o que você esperaria de um controle padrão em 2018, o dispositivo inclui Joy Cons, controladores que são uma parte do Wii Remote, uma parte do dispositivo modular.

Os Joy Cons são essencialmente como o Switch trabalha sua mágica; eles podem prender na lateral do dispositivo, deslizando em cada um dos lados do sistema para criar um dispositivo portátil capaz de ser reproduzido em qualquer lugar. Eles também podem ser retirados e usados ​​como controladores tradicionais ou como seus próprios controladores independentes para jogos para dois jogadores. Não faltam maneiras pelas quais os Joy Cons ajudam a adicionar diversão e uso adicional ao Switch, mas isso levanta a questão: se os controladores Joy Con são tão importantes para o que o Switch faz, você deve jogar com um mouse e teclado?

Diferentemente do Xbox One e PS4, não há como adicionar suporte de mouse e teclado ao Switch; unidades como o Xim ainda não suportam o dispositivo. Existem alguns guias no YouTube mostrando softwares e dispositivos personalizados sendo usados ​​para criar uma passagem eficaz, mas você precisará de hardware adicional, incluindo um computador completo, para fazer isso. Por fim, o mouse e o teclado realmente não combinam com o que o Switch foi projetado para qualquer maneira. Embora o sistema inclua um dock e seja projetado e frequentemente considerado um console completo, ele está vendendo o Switch curto para deixá-lo no dock o tempo todo. A portabilidade do Switch é o verdadeiro motivo para comprar um, e ignorar isso para tentar obter acesso a um mouse e teclado no Doom ou no Splatoon 2 não melhora o uso real do sistema.

Aqui estão as boas notícias: se você deseja usar um teclado com o Switch para procurar conteúdo no eShop ou digitar qualquer coisa em um jogo, o Switch suporta totalmente o uso das portas USB no dock para conectar um teclado com fio. Você precisará garantir a execução do Switch OS versão 3.0 ou mais recente para obter acesso ao suporte de teclado do Switch. Supondo que você esteja, sempre que um teclado virtual estiver presente na tela, você pode conectar um teclado USB à parte frontal do dock no Switch para obter acesso a um teclado físico completo, com a capacidade de digitar senhas Wi-Fi longas, títulos de jogos, e muito mais. Embora isso não seja tão útil quanto ter um teclado e mouse completos para jogos, o Switch não possui tantos jogos quanto o PS4 e Xbox One que poderiam tirar proveito desses acessórios de qualquer maneira.

***

Se você tem dinheiro para gastar e está jogando em um dispositivo como o PS4 ou Xbox One, é realmente muito fácil obter suporte de teclado para o seu dispositivo. Isso não quer dizer que é um exercício sem falhas, é claro - você ainda está gastando mais de US $ 100 em uma peça de tecnologia que simplesmente adiciona suporte ao seu console de jogos já caro, e a bagunça de fios e cabos pode acabar sendo um pouco demais para alguns. Mas para jogadores de console dedicados ou usuários de PC que procuram uma maneira de jogar com seus amigos no console sem abrir mão do suporte que encontraram para o teclado e o mouse no PC, o Xim Apex é um utilitário perfeito para ativar alguns Fortnite ou Overwatch e lutando com amigos online.

Enquanto o Switch atualmente não possui uma unidade semelhante para explorar o Hyrule com teclado e mouse, precisamos acreditar que o suporte do Xim ou de uma empresa similar não pode estar muito longe do Switch. A popularidade desse console significa que, se uma solução alternativa para teclado e mouse existir e puder ser usada na plataforma, você pode ter certeza de que será encontrada e explorada. Enquanto isso, a Microsoft chegou a discutir publicamente a adição de suporte para mouses e teclados ao Xbox One nativamente; será interessante ver se alguma coisa vem dessa promessa. Independentemente disso, você pode ter certeza de que, independentemente da sua escolha entre a Sony e a Microsoft, se quiser reproduzir seus FPS ou RPGs favoritos no console com suporte total a mouse e teclado, há uma maneira de fazê-lo. Você precisará de um pouco de paciência e um pequeno hub USB para fazê-lo funcionar.

Como usar um mouse e teclado em um console (ps4, xbox one, etc)