O Microsoft OneDrive já existe há um bom tempo. Introduzido pela primeira vez como SkyDrive em 2008, tornou-se um serviço de armazenamento em nuvem rico em recursos que rivaliza com os melhores. Funciona bem, oferece armazenamento gratuito na nuvem e pode ser sincronizado entre dispositivos. Do que mais você precisa? Se você é novo no Windows ou não usou o OneDrive antes, o melhor guia para usar o Microsoft OneDrive fornecerá tudo o que você precisa para dominar o serviço.
Consulte também o nosso artigo Dropbox Vs Google Drive - Qual é o Melhor?
Como o Google Drive e o iCloud, o OneDrive fornece armazenamento em nuvem gratuito para os usuários. Você obtém uma quantidade de armazenamento de graça (15 GB se você chegou cedo o suficiente, atualmente 5 GB), uma interface simples e familiaridade instantânea se você usa o Office ou o Outlook. O OneDrive também está integrado ao ecossistema do Outlook.com.
Instalando e configurando o OneDrive
Os usuários do Windows 8 e Windows 10 já terão o OneDrive instalado. Se você ainda estiver usando o Windows 7 ou anterior, precisará baixar e instalar o aplicativo. Como a maioria de vocês provavelmente usará o Windows 10, vou me concentrar nisso.
Ao configurar o Windows 10 pela primeira vez, você será firmemente incentivado a fazer login no sistema operacional com sua conta da Microsoft. Isso não apenas configura o email e registra o sistema operacional, mas também o faz no OneDrive e o configura no computador. Você deve ver uma entrada do OneDrive no painel direito do Windows Explorer e uma entrada de arquivo na raiz da sua unidade C :.
Se você fizer login no Windows 10 com uma conta da Microsoft, obterá um benefício extra. O Windows salvará automaticamente as configurações do seu PC na nuvem. Você pode compartilhar essas configurações com outros computadores que possa ter ou usá-lo se estiver recuperando o computador principal.
Para usuários móveis, você pode baixar o OneDrive para iOS aqui e para Android aqui. Os usuários do Windows Phone já o terão.
Usando o OneDrive
Como usuário do Windows, você tem algumas opções para acessar o OneDrive. Você pode clicar duas vezes na entrada do Windows Explorer, o que provavelmente é mais fácil. Você também pode procurar na bandeja do sistema, clicar com o botão direito do mouse no ícone da nuvem e selecionar abrir ou usar o menu de aplicativos em outlook.com. A única diferença é que os dois primeiros métodos mostrarão o OneDrive no seu computador enquanto o método outlook.com mostra o que foi sincronizado online. Os dois podem não corresponder exatamente, dependendo de como estão atualizados.
Se tudo estiver configurado corretamente, o pequeno ícone de nuvem deve estar claro. Se houver um problema de conexão ou sincronização, um pequeno triângulo amarelo aparecerá e você receberá uma notificação. Uma vez configurado, há pouco a dar errado; portanto, você raramente deve ter problemas.
Salvando arquivos no OneDrive
Salvar arquivos no OneDrive é o mais simples possível. Você pode:
- Arraste e solte um arquivo ou pasta na pasta OneDrive no Explorer.
- Arraste e solte um arquivo ou pasta na pasta do OneDrive em outlook.com.
Para configurar a sincronização do Windows:
- Navegue até o menu Configurações do Windows 10.
- Selecione Contas e sincronize suas configurações.
- Ative as configurações de Sincronização no painel direito e selecione itens individuais a serem sincronizados.
Recuperando arquivos do OneDrive
Um uso importante para o OneDrive é recuperar arquivos corrompidos ou substituídos. Aqui está como fazê-lo.
- Navegue para com e faça login.
- Selecione o documento que deseja recuperar e clique com o botão direito.
- Selecione Histórico da versão e uma nova janela aparecerá.
- Selecione a versão que você deseja e faça o download.
Compartilhar arquivos no OneDrive
Você pode compartilhar todos os tipos de arquivos através do OneDrive. Você não precisa ter o Office 365 ou estar trabalhando para fazê-lo, os usuários domésticos também podem compartilhar.
- Navegue para com e faça login.
- Clique com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que você deseja compartilhar e selecione Compartilhar.
- Selecione para obter um link ou email. Você pode selecionar uma rede social, se preferir.
- Envie o link para a pessoa ou pessoas com quem você deseja compartilhar o arquivo e elas terão acesso a ele.
- Selecione Gerenciar permissões para decidir se deseja permitir somente leitura ou acesso de leitura e gravação ao arquivo.
Gerenciar arquivos no OneDrive
Se você usa o OneDrive no Explorer, pode mover, adicionar ou excluir arquivos e pastas como faria com qualquer outro. Eles serão movidos para a lixeira e permanecerão lá até você esvaziar a lixeira. Porém, a cópia salva no OneDrive permanecerá; portanto, se você deseja excluir um arquivo para sempre, precisará fazer logon no OneDrive e excluí-lo também.
O OneDrive.com também utiliza uma lixeira que pode ser útil para exclusão acidental. Ele manterá o arquivo na lixeira até você esvaziá-la também. Isso adiciona algumas etapas extras para quem deseja excluir permanentemente um arquivo, mas é uma proteção essencial contra outras exclusões acidentais.
Backups automáticos para o OneDrive
O OneDrive é excelente, mas se um arquivo não estiver na pasta do OneDrive, não será feito o backup. Dado o quão integrado o OneDrive está no Windows, essa é uma oportunidade perdida. O Office o define como o local padrão para salvar, para que seus documentos sejam salvos automaticamente, a menos que você o altere. Mas e as outras coisas?
Eu uso uma ferramenta de terceiros para fazer backup do meu trabalho diariamente no OneDrive. Eu não queria que meu trabalho fosse salvo apenas na nuvem, pois o controle de versão se torna difícil. Então, eu salvo os arquivos no meu disco rígido e, em seguida, faço um backup automático no final do dia para salvar tudo na nuvem.
Há uma variedade de programas gratuitos e premium que gerenciarão esse backup. Eu uso o SyncBackPro. Não é barato, mas funciona perfeitamente e funciona há anos. Outros programas estão disponíveis.
- Baixe e instale seu programa de backup preferido.
- Defina a pasta de origem como achar melhor e defina a pasta de destino como OneDrive.
- Defina a programação como desejar, uma determinada hora do dia, uma por semana ou o que for.
- Execute um backup manual para testar a conexão.
Tenho o SyncBackPro em execução às 16h todos os dias, aproximadamente quando paro de trabalhar. O OneDrive envia os arquivos para a nuvem e eu posso ficar tranquilo. Seguro sabendo que devo interromper o Windows através de meus incessantes ajustes de que todo o meu trabalho ainda está seguro!