A mala direta é um truque puro, originário do Outlook, que permite coletar dados de uma fonte externa como o Google Sheets e criar e-mails personalizados para vários destinatários. Se você administra uma pequena empresa ou deseja divulgar um evento, essa é uma ótima maneira de enviar mensagens em massa para as pessoas, fazendo parecer que você enviou cada uma pessoalmente. Esse toque pessoal pode ter um impacto seriamente positivo nas respostas.
Consulte também o nosso artigo Como encaminhar vários emails de uma só vez no Gmail
Não conheço ninguém que não tenha uma conta do Gmail. Quer eles usem muito ou não, a maioria de nós tem uma Conta do Google de algum tipo com todos os recursos que ela traz. Portanto, o Gmail é um local lógico para configurar essa campanha. Eu vou te mostrar como aqui.
Para usar a mala direta de forma eficaz, precisamos de um modelo cheio de endereços de email, nomes e anexos. Esses são os dados que o Gmail extrairá para criar a campanha de email para você. Antes de configurar a própria campanha, precisamos preencher uma planilha do Google com esses dados. Em seguida, configuramos o Gmail para usá-lo.
Usar mala direta no Gmail
Para que isso funcione, você precisará do complemento Mala direta do Planilhas Google. Instale-o e estamos prontos.
Primeiro, precisamos criar a planilha a partir da qual o Gmail extrai os dados para a mesclagem.
- Abra uma Planilha do Google, selecione Complementos e mala direta com anexos.
- Selecione Criar modelo de mesclagem para criar a fonte da mala direta. O modelo deve incluir nome, sobrenome, endereço de email, anexos de arquivo, data e status agendados. Você pode adicionar mais colunas, se necessário.
- Volte ao menu Mala direta com anexos e selecione Importar contatos do Google. Você pode adicionar, copiar e colar manualmente os dados no modelo, se preferir.
Se você deseja incluir anexos, pode colar um link de anexo do Google Drive na coluna Anexos de arquivo. Obviamente, você precisará garantir que o anexo real esteja no Google Drive primeiro. Se você precisar anexar vários arquivos, separe cada URL com uma vírgula.
Se você deseja agendar os e-mails, adicione uma data e hora na coluna Data agendada. O formato será mm / dd / aaaa hh: mm.
Configurar o Gmail
Agora que o modelo de mala direta foi preenchido, podemos configurar o Gmail. Precisamos configurar o e-mail para chamar certos dados do modelo da Planilha do Google.
- Abra um novo email no Gmail.
- Adicione 'Dear {{First Name}}' à primeira linha do seu email. Você pode alterar 'Caro' pelo que for mais adequado para o seu público. Isso é apenas para demonstrar. Você também pode usar o {{Saudação}} e adicionar uma coluna Saudação em sua Planilha do Google para personalizar verdadeiramente seus e-mails.
- Preencha o restante do corpo do email, conforme necessário.
- Adicione anexos conforme necessário.
Agora você deve ter um modelo de email com texto básico e quaisquer anexos. A mágica da mala direta acontece quando você seleciona o comando. Ele modificará automaticamente as configurações entre {{e}} com as colunas correspondentes na planilha. Você pode adicionar quantas delas precisar, desde que copie exatamente o nome da coluna e as coloque entre colchetes duplos.
Você pode ver na imagem que adicionei uma entrada no e-mail chamada 'empresa'. Contanto que eu reflita exatamente no cabeçalho de uma coluna da planilha, incluindo a primeira letra minúscula, a mala direta puxará os dados para o correio.
Juntando tudo
Agora, temos nosso modelo de fonte e nosso rascunho de email, é hora de fazer a mágica acontecer.
- Vá para a planilha Google Mala direta.
- Selecione Executar mala direta no menu Mala direta com anexos.
- Selecione o rascunho do Gmail que você criou e selecione Executar.
Se você não adicionou uma Data agendada, os e-mails serão enviados imediatamente. Se você adicionou uma Data agendada, os e-mails serão enviados de acordo com essa entrada. Marque a caixa de correio Enviado para ver quais foram enviadas e verifique com o modelo.
A mala direta funciona perfeitamente, mas se você quiser testá-la primeiro, crie um modelo de mala direta com apenas seus detalhes e chame isso no seu e-mail do Gmail. Você poderá ver a aparência e garantir a sintaxe correta. Sugiro fazer isso pela primeira vez em que você envia vários e-mails, mas nem sempre é necessário quando você pega o jeito.
Você já usou mala direta para se comunicar com as pessoas? Funciona bem? Tem algum problema? Conte-nos sobre sua experiência abaixo.