Pense que você pode precisar de um novo processador? Geralmente, de todos os componentes do seu PC ou laptop, os processadores raramente são o problema. No entanto, eles também não são imortais. Os processadores podem morrer como qualquer outro componente, embora seja geralmente devido à idade, superaquecimento ou picos de energia. Felizmente, a Intel oferece uma ferramenta de diagnóstico de processador (IPDT) para ajudá-lo a resolver alguns desses problemas, e mostraremos como usá-lo rapidamente!
O que a Ferramenta de diagnóstico do processador Intel faz?
De acordo com o site da Intel, o IPDT “ verifica a identificação da marca, verifica a frequência de operação do processador, testa recursos específicos do processador e executa um teste de estresse no processador. ”Se alguma dessas verificações voltar como uma falha, a ferramenta informará que o teste realizado no processador falhou e você provavelmente precisará procurar um novo processador mais cedo ou mais tarde.
Como executo a ferramenta?
Você pode baixar o IPDT do site da Intel gratuitamente aqui. No entanto, certifique-se de baixar a versão correta de 32 ou 64 bits para o seu sistema.
Uma vez instalada, a ferramenta começará a testar seu processador imediatamente. É recomendável que você feche todos os programas em execução antes de iniciar esse processo. Você pode interromper o teste a qualquer momento e iniciá-lo novamente quando for mais conveniente para você.
Após a conclusão do teste, você pode acessar Arquivo> Visualizar arquivo de resultados para ver um relatório melhor e mais organizado sobre o diagnóstico da ferramenta do processador. Nesse arquivo, em cada teste individual realizado pela ferramenta, haverá uma linha informando se esse teste foi aprovado ou não.
No entanto, uma das coisas mais importantes a procurar é o monitor de temperatura do processador. Novamente, isso é algo que você pode visualizar em tempo real, mas também pode ser encontrado no final do arquivo de resultados. É aqui que você encontrará um problema com sua CPU. No meu caso, meu processador estava sempre 50 graus ou mais sob a temperatura máxima que o processador pode suportar.
Para usuários mais avançados, a Intel oferece a opção de editar os parâmetros do teste. Você pode encontrar isso em Editar> Configuração. Lembre-se de que você só deve usar isso se souber o que está fazendo ou precisar testar, pois isso pode gerar alguns resultados estranhos se não for feito corretamente.
A Intel também montou um ótimo tutorial passo a passo para usar a ferramenta. Você pode achar aquilo aqui.
Encerramento
Em suma, a Ferramenta de diagnóstico do processador da Intel é um caminho fácil para ajudá-lo a descartar problemas com o seu processador, embora, se ainda houver um problema no seu computador, possa ser outra coisa. Recentemente, reunimos um guia passo a passo para solucionar problemas da sua placa-mãe, onde detalhamos como descartar muitos dos seus principais componentes. Vale a pena dar uma olhada e pode ajudá-lo a finalmente resolver o problema do computador que está enfrentando.
Você já usou a ferramenta de diagnóstico de processador da Intel? Isso te ajudou? Não deixe de nos informar nos comentários abaixo ou se juntar a nós nos fóruns da PCMech!