Com algumas exceções notáveis, a maioria dos aplicativos e elementos de interface do Windows 10 utiliza um esquema de cores cinza brilhante. Isso dá ao Windows 10 uma aparência moderna e limpa, mas alguns usuários preferem uma aparência mais sombria, como evidenciado pelo mercado robusto de temas visuais para versões anteriores do Windows e também do outro lado do corredor pela introdução de um modo escuro no sistema operacional. X Yosemite. Embora nenhum tema obscuro oficial do Windows 10 esteja disponível quando o sistema operacional for lançado nesta semana, os usuários iniciais ainda podem obter uma prévia da visão da Microsoft para uma estética estética mais escura do Windows, cortesia de um pequeno ajuste no registro. Veja como habilitar o tema escuro incompleto no Windows 10.
Primeiro, abra o Editor do Registro do Windows iniciando Executar no Menu Iniciar, digite regedit na caixa "Abrir" e clique em OK. Como alternativa, você pode iniciar o Editor do Registro diretamente pesquisando o regedit via Windows Search ou Cortana.
Para habilitar o tema escuro do Windows 10, precisamos criar duas entradas de registro. O primeiro está localizado em:
HKEY_CURRENT_USERSOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionThemesPersonalize
Com a chave Personalizar selecionada no caminho do registro, à esquerda da janela, clique com o botão direito do mouse em uma seção vazia do lado direito da janela e selecione Novo> Valor DWORD (32 bits) . Nomeie o novo DWORD AppsUseLightTheme e atribua a ele um valor de "0" (zero).
Em seguida, navegue para:
HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionThemesPersonalize
Observe que a chave "Personalizar" pode não existir no seu registro. Caso contrário, você pode criá-lo clicando com o botão direito do mouse em Temas, selecionando Novo> Chave e nomeando-o Personalizar .
Feito isso, repita as etapas acima para criar um novo valor DWORD com o mesmo nome (AppsUseLightTheme). Mais uma vez, verifique se o seu novo DWORD tem um valor de "0" (zero).
Com essas duas alterações feitas no registro do Windows 10, salve qualquer trabalho aberto e saia do Windows (abra o Menu Iniciar, clique na sua conta de usuário no canto superior esquerdo e selecione Sair ). Ao entrar novamente, inicie um aplicativo padrão do Windows 10, como o aplicativo Configurações ou a Calculadora, e você verá que o tema branco / cinza padrão foi substituído por um tema cinza escuro.
Limitações do tema escuro do Windows 10
Usamos a palavra "incompleto" no primeiro parágrafo para descrever o tema escuro do Windows 10 e, à medida que você navega na interface do Windows 10 após ativar o tema escuro, entende rapidamente por que "incompleto" é uma descrição adequada. Atualmente, apenas alguns aplicativos do Windows 10 são afetados pela configuração do tema escuro - aplicativos comuns como Mail, Calendário e Pessoas mantêm sua aparência de "tema claro" - e até mesmo os aplicativos que adotam o tema escuro têm problemas com fontes e botões. difícil de ver com o fundo escuro. Pior ainda, a configuração do tema escuro do Windows 10 funciona apenas para os novos aplicativos "universais"; aplicativos de área de trabalho herdados, como o File Explorer e o Painel de Controle, não são alterados.
Essas advertências e limitações tornam o tema sombrio do Windows 10 uma prévia interessante do que está por vir, mas não é algo com o qual a maioria dos usuários queira trabalhar no dia-a-dia, principalmente em um sistema primário ou de produção. Com a nova abordagem da Microsoft para atualizações frequentes de software, no entanto, é provável que o tema sombrio acabe se tornando uma opção acessível ao usuário em Configurações.
Desativar o Windows 10 Dark Theme
Depois de concluir a visualização do tema escuro do Windows 10 em seu estado atual, você pode voltar ao tema claro padrão retornando aos dois locais de registro identificados acima e excluindo os dois valores DWORD “AppsUseLightTheme” ou alterando seu valor para "1" (um). Recomendamos a segunda abordagem, pois facilita a reativação do tema escuro do Windows 10 no futuro, se você quiser acompanhar o desenvolvimento do recurso, pois o Windows 10 é atualizado após o lançamento.
Lembre-se de que sempre que modificar as configurações de tema do Windows 10 por meio do registro, você precisará sair da sua conta de usuário e entrar novamente para ver a alteração.