A maioria das pessoas sabe que é possível pesquisar imagens no Google com base em uma palavra-chave ou frase, mas nem todo mundo sabe sobre uma maneira ainda mais bacana de pesquisar: por imagem .
É isso mesmo, se você já tem uma imagem existente - algo que você encontrou on-line, uma imagem anexada a um e-mail, uma imagem que você retirou de uma unidade USB antiga etc. - você pode usá-la para executar algo chamado Pesquisa Reversa de Imagens via Google . O Google analisará a imagem para você e tentará encontrar outras cópias da mesma, além de imagens semelhantes que o Google julgue estar relacionadas.
Por que usar a Pesquisa de imagens reversas do Google?
Quando você precisa encontrar uma imagem do zero, nada supera uma pesquisa de texto tradicional via Imagens do Google. Mas há casos em que encontrar mais da mesma imagem que você já tem pode ser útil.
Os exemplos incluem tentar encontrar a fonte original da imagem, para que você possa determinar o artista ou o local, encontrar uma versão em alta resolução de uma imagem que você já possui ou, principalmente no caso de suas próprias imagens, descobrir onde elas estão. foi compartilhado e publicado em outro lugar na Internet. Esse último motivo para usar a pesquisa de imagens reversas do Google é importante tanto para aumentar sua auto-estima quanto para determinar a popularidade do seu conteúdo quanto para proteger potencialmente sua propriedade intelectual ao descobrir se outras pessoas estão usando suas imagens sem permissão.
Como pesquisar por imagem
O recurso Pesquisa reversa de imagens do Google é acessado pela mesma interface que a pesquisa normal de imagens baseada em texto. Então, para começar, vá para images.google.com. Clique no ícone da câmera no lado direito da barra de pesquisa para iniciar a pesquisa por processo de imagem.
Agora você tem duas maneiras de pesquisar por imagem no Google. Primeiro, se a imagem que você deseja procurar já estiver hospedada online, você pode copiar o URL e colá-lo na caixa Colar URL da imagem .
Segundo, se a imagem já estiver salva como um arquivo no seu computador, você pode selecionar Carregar uma imagem e clicar em Escolher arquivo para navegar, ou simplesmente arrastar e soltar a imagem no seu navegador.
Independentemente do seu método, uma vez que o Google tenha seu arquivo ou endereço de imagem, ele pesquisará na Internet o que considera outras cópias dessa imagem. Você pode procurar os resultados por tamanho ou domínio para ver rapidamente onde a mesma imagem é postada e quais descrições estão associadas a ela.
Por exemplo, o upload de uma foto de um animal desconhecido geralmente fornece o nome da espécie:
Como nota final, usamos o macOS e o navegador Safari em nossas capturas de tela de exemplo, mas o processo descrito aqui funciona em qualquer sistema operacional com qualquer navegador moderno.