Uma autenticação em duas etapas nos últimos anos tem sido uma das formas mais comuns de pedido de contas online seguras, pois isso permite camadas adicionais na forma de Senha de uso único baseada em tempo. Um aplicativo conhecido para esse processo é criado pelo próprio Google, chamado Google Authenticator no Windows.
A maneira de usar este aplicativo para proteger qualquer conta é primeiro que você tenha um dispositivo compatível com ele, como iOS, Android etc. Isso ocorre porque o aplicativo Windows do Google Authenticator não pode ser usado para o PC e suporta apenas dispositivos móveis.
No entanto, o Google Authenticator Windows é orientado em torno de um algoritmo bem documentado, o que é uma coisa boa. O Google Authenticator pode gerar TBOTPs, o que permitirá que outros desenvolvedores criem os aplicativos que desejam. Os usuários de autenticação de PC com Windows podem usar um aplicativo como o WinAuth.
Usando o WinAuth como Google Authenticator como autenticação de PC
O WinAuth é um aplicativo fácil que permite o suporte do Google Authenticator, Microsoft e Battle.net. Por meio de um aplicativo de código aberto simples, que suporta diferentes aplicativos de autenticação em duas etapas:
- Extraia o arquivo zip e abra seu aplicativo após o download. É bom notar que o aplicativo baixado é muito simples e fácil de usar como autenticação de PC.
- Clique no botão "Adicionar" e selecione a opção "Google ao tentar usar o Google Authenticator no WinAuth, clique no botão" Adicionar "e selecione a opção" Google ". Quando você fizer isso, ele abrirá a janela de configuração do Google Authenticator. Você precisará inserir a chave compartilhada fornecida pelo Google para obter o TOTP.
- Vá para a página de configurações da Conta do Google para obter sua chave segura. Além disso, ative a autenticação em duas etapas. Depois de ativá-lo, clique no botão "Alternar para o aplicativo".
- Clique em "continuar depois de selecionar o botão de opção" Android ". Na realidade, a opção selecionada não importa, pois não usaremos nenhum desses dispositivos móveis com o Google Authenticator no Windows.
- Você pode digitalizar um código de barras que aparecerá após a etapa acima. Clique no link "Não é possível digitalizar o código de barras" para inserir manualmente a chave secreta compartilhada, pois o WinAuth não suporta a digitalização de códigos de barras.
- Use o código secreto na tela, copiando-o.
- Depois de copiá-lo, coloque o código na janela do WinAuth e “Verifique” para criar uma senha descartável. É importante atribuir um nome inesquecível à sua conta para que você possa diferenciá-lo quando tiver várias contas do Google Authenticator.
- O Google mostrará uma janela de confirmação informando que tudo foi feito corretamente. Você só precisa clicar em "Ok" para salvar suas alterações na sua conta do Google.
- Clique no código gerado que permite salvar as alterações no aplicativo WinAuth. Você faz isso depois de voltar à janela do WinAuth
O WinAuth abrirá uma janela protetora após o clique no botão "Ok". Isso permitirá que uma senha seja definida para criptografar os arquivos salvos pelo WinAuth. Isso garantirá que qualquer acesso não autorizado seja bloqueado. Faça sua senha duas vezes e clique em "Ok" para salvar suas alterações. Também existe uma maneira de usar o computador atual pelo WinAuth. No entanto, se você usar proteção por senha. Será mais viável para autenticação do PC.
Agora você pode usar seu PC com Windows Authenticator do Google usando o WinAuth.