Como a maioria de nós, você provavelmente usa a Internet quase todos os dias da sua vida. Esteja você trabalhando na Internet, assistindo a filmes ou jogando, transmitindo conteúdo de todo o mundo ou verificando as atividades de seus amigos, provavelmente é um usuário regular da Internet. Infelizmente, à medida que a Internet se torna cada vez mais necessária para a maioria das ações em nossa vida cotidiana - serviços bancários, planejamento de viagens e grandes compras, redação de rascunhos de documentos e assim por diante -, precisamos considerar as implicações reais de nossa falta de privacidade na internet. Agora, mais do que nunca, as preocupações com a privacidade on-line estão sempre em alta, com perguntas crescentes sobre o que os anunciantes devem ter permissão para saber sobre nossas preferências de navegação. Quase todos os passos que você dá na internet são rastreados de alguma forma, e alguns usuários têm francamente o suficiente.
Consulte também o nosso artigo Como funciona uma VPN?
Existem algumas etapas necessárias para selecionar e configurar uma VPN gratuita. Encontrar uma boa seleção pode ser mais difícil do que você pensa - às vezes é difícil dizer o que exatamente uma VPN está fazendo com seus dados. Passamos o tempo pesquisando e preparando este guia para garantir que seu smartphone esteja protegido contra bloatware, ataques de botnets e serviços VPN obscuros que procuram vender seus dados com lucro. Vamos dar uma olhada no uso de VPNs gratuitas no Android - começando com a seleção de um bom serviço de VPN para usar.
Escolhendo sua VPN grátis
Como mencionamos, essa pode ser uma área difícil, cheia de caracteres obscuros e informações pouco claras sobre o que uma VPN fará com os dados que recebe de você. Como somos interessantes em usar uma VPN para ocultar suas informações de olhares indiscretos, queremos ter o cuidado de seus dados o máximo possível. Normalmente, um serviço VPN pago é mais confiável em velocidade e segurança, mas isso não significa que também não existem ótimas opções gratuitas. Embora essa não seja de forma alguma uma lista completa, essas são algumas das VPNs que verificamos serem confiáveis, oferecendo, no mínimo, uma camada gratuita para usuários que procuram um serviço de VPN no Android.
- TunnelBear: TunnelBear é um dos nossos aplicativos VPN favoritos para Android e PC. Não é um aplicativo totalmente gratuito, com camadas pagas disponíveis se você decidir aproveitar melhor o serviço. O que torna o Tunnelbear tão grande é a confiabilidade de seus serviços e recomendações de verdadeiros profissionais de tecnologia, incluindo usuários como Linus da Linus Tech Tips. De graça, o TunnelBear oferece todos os recursos disponíveis através do serviço, incluindo criptografia de 256 bits, mascaramento de VPN GhostBear e muito mais. A única coisa que difere entre os níveis gratuito e pago do TunnelBear é a quantidade de dados que você recebe por mês. O nível gratuito oferece 500mb de navegação gratuita de dados enquanto a VPN está ativa, o suficiente para navegar facilmente na web e verificar seu e-mail em uma cafeteria enquanto estiver em WiFi público. Se você deseja usar uma VPN para serviços como o Netflix, deve consultar outras plataformas que oferecem maiores quantidades de dados de graça, mas para a maioria dos usuários de VPN existentes no mercado, o TunnelBear oferece o meio termo perfeito entre a segurança não segura VPNs e VPNs caras pagas.
- OpenVPN Connect: Enquanto o TunnelBear se concentra em ser uma VPN plug-and-play simples que funciona para a maioria dos usuários sem problemas, o OpenVPN está exatamente no oposto do espectro. O OpenVPN é, como o nome sugere, uma VPN de código aberto totalmente disponível para PC e Android, de uso gratuito, embora dependendo do seu uso, possa exigir um plano de assinatura para acessar o servidor. Como é o caso da maioria das plataformas de código aberto, o OpenVPN não é a plataforma VPN mais bonita do mercado. Embora os usuários com experiência em tecnologia no Android possam não ter problemas para configurar e usar o aplicativo, os usuários comuns podem ficar um pouco confusos com a terminologia inexplicável e o jargão técnico que compõe uma grande parte das informações do aplicativo. Dito isto, o OpenVPN é repleto de recursos que agradarão a maioria dos usuários, caso eles escolham usar o OpenVPN Connect, incluindo um modo de economia de energia que detecta quando o telefone está sendo usado, autenticação multifator para aumentar a segurança e configurações de VPN modificáveis para qualquer usuário que sentem que podem mergulhar no fundo do pool de VPN.
- OpenVPN para Android: outra VPN criada na plataforma OpenVPN de código aberto que discutimos acima, esse cliente apresenta uma aparência e design melhores do que a maioria das outras plataformas que vimos no Google Play - mas isso não significa que seja perfeito. Como o OpenVPN Connect, o OpenVPN para Android (sim, o esquema de nomes é confuso) requer uma assinatura de um servidor VPN que torna o aplicativo não totalmente gratuito para a maioria dos usuários.
- TurboVPN: como o principal resultado de “VPN grátis” no Google Play e com uma alta pontuação de 4, 7 em 5, o TurboVPN é um dos aplicativos VPN totalmente gratuitos favoritos da comunidade no mercado - mas isso não significa que seja um download instantâneo. Por um lado, tivemos problemas para verificar exatamente o que o TurboVPN está fazendo com seus dados, e isso é motivo de preocupação. Embora as velocidades sejam decentes e o design do aplicativo em si seja atraente e fácil de usar, o site "oficial" do aplicativo é uma página do Facebook e parece estar conectado a uma empresa de tecnologia chinesa que também faz aplicativos de teste de velocidade para Android. Muitas de suas postagens no Facebook, embora atualizadas regularmente, são escritas em inglês ruim e é difícil dizer exatamente quem está por trás do aplicativo. Não estamos dizendo que não use o TurboVPN, mas tenha cuidado ao escolher um aplicativo que tenha um histórico misterioso de onde suas informações estão indo.
- VPN de túnel privado: Este aplicativo é realmente criado diretamente pela mesma equipe por trás do OpenVPN Connect, mas apresenta uma interface de usuário mais nova e mais moderna para comunicação com o aplicativo. Infelizmente, esse tempo de desenvolvimento e a interface do usuário aprimorada têm um preço: apenas os primeiros 100mb são gratuitos com o Private Tunnel e os planos anteriores que podem ficar bastante caros. Apesar de preferirmos a aparência do aplicativo Private Tunnel em vez de algo como o OpenVPN Connect, ambos usam a mesma plataforma de back-end para conectar usuários a servidores VPN em todo o mundo.
Sugerimos ir com o TunnelBear nos outros serviços de VPN acima. Para a maioria das pessoas, 500mb de navegação protegida por mês é o nível gratuito perfeito e você pode até obter dados adicionais de navegação assistindo a anúncios e compartilhando o serviço com seus amigos. Como o TunnelBear é um serviço pago com um nível gratuito, você não precisa se preocupar tanto com o fato de seus dados e largura de banda serem roubados ou usados contra você.
Configurando sua VPN
Depois de escolher sua seleção na lista acima, ou em qualquer outra plataforma que você preferir, desde que seja seguro e seguro de usar, convém fazer o download para o seu telefone na Google Play Store. Cada VPN é configurada à sua maneira, com o TunnelBear sendo o mais simples de ativar e usar, e o OpenVPN Connect sendo o mais difícil. Como nossa principal recomendação acima foi usar o TunnelBear para todas as suas necessidades de VPN, veremos como configurar o TunnelBear no seu dispositivo - especialmente porque é muito simples.
Depois que o aplicativo estiver instalado no seu telefone, inicie o processo criando uma conta TunnelBear (ou se, por algum motivo, você já tiver uma conta TunnelBear, faça login com sua identificação de usuário pré-estabelecida). Depois de entrar no aplicativo, você será presenteado com a tela principal do TunnelBear: um mapa do seu país atual, vários túneis animados e ilustrados que correm para diferentes países do mundo e um botão liga / desliga na parte superior da tela. A parte inferior da tela possui duas notas importantes: o país pelo qual você redirecionará seus dados (que você pode alterar e selecionar na lista suspensa tocando no ícone de seta) e a quantidade de pagamentos gratuitos ou pagos dados restantes com seu aplicativo durante o mês. Depois de escolher um país para escolher ou deixar o aplicativo na conexão padrão, gire o botão na parte superior da tela. Você receberá um aviso do Android, alertando que está se conectando a uma VPN (que, por razões óbvias, pode ser uma preocupação de segurança se você não estiver familiarizado com a VPN em questão); permita que o aplicativo ative a VPN aceitando a mensagem e o "urso" entrará em túnel para um estado ou país próximo, conectando você a uma VPN.
A maioria dos outros serviços de VPN descritos acima segue um método de ativação semelhante: faça login no aplicativo e serviço de sua escolha, selecione um país da lista de servidores disponíveis no aplicativo, ative a VPN e dê permissão ao Android para usar a conexão VPN para suas informações a serem reencaminhadas.
Desabilitando sua VPN
Se você tiver motivos para acreditar que algo suspeito ou suspeito está acontecendo com o seu telefone por causa da sua conexão VPN, ou não tiver certeza de quando suas informações estão sendo redirecionadas pelos servidores da VPN e quando não estiverem, convém desativar a VPN dentro do próprio Android. Alguns aplicativos VPN podem ser preenchidos com spam, anúncios e rastreadores de dados que usam suas informações para obter lucro; convém remover esses aplicativos do seu telefone. A maneira mais simples de remover e desativar uma VPN no seu telefone é desinstalar o aplicativo, mas se você não puder - ou simplesmente não quiser - fazer isso, desabilite a VPN no menu de configurações do telefone. Veja como fazê-lo:
- Comece abrindo o menu de configurações e localizando a categoria "Redes sem fio e redes" nas configurações. Selecione "Mais" nesta categoria para carregar configurações de rede mais específicas.
- Aqui, encontre o menu VPN e selecione-o. Se o seu telefone suportar mais de um tipo de VPN, procure por "VPN básica".
- A partir daqui, você encontrará a VPN que configurou anteriormente no seu telefone (TunnelBear, OpenVPN, etc.). Toque no menu de configurações.
- É aqui que você encontrará algumas configurações variadas para a VPN do seu telefone, incluindo a opção de deixá-la sempre ativada e a opção de excluir todo o perfil.
- Toque em "Excluir perfil da VPN".
- No prompt que chegar ao seu visor, toque em "Excluir". Se você não deseja excluir o PVN, toque em "Ignorar".
Isso não removerá o aplicativo do seu dispositivo, mas interromperá a execução do aplicativo em segundo plano (se estiver sendo executado), e você precisará conceder permissões ao aplicativo novamente para começar a executar seus serviços VPN. Isso pode ser útil para revogar permissões, se você quiser garantir que uma VPN não autorizada ou potencialmente não autorizada não esteja bisbilhotando suas informações sem o seu consentimento ou conhecimento - basta excluir a VPN das suas configurações quando não estiver em uso e reativar o permissões do aplicativo quando você precisar de uma VPN.
***
Aqui está o ponto principal quando se trata de VPNs gratuitas: a maioria delas tem alguma falha fatal. Eles oferecem suporte a anúncios, largura de banda limitada ou vendem e usam seus dados em segundo plano, tornando-se uma ferramenta perigosa para a maioria dos usuários. Se você sabe o que está fazendo - e sabe o que procurar quando se trata de uso ou comportamento suspeito de dados dentro de um aplicativo - as VPNs gratuitas e em camadas podem ser um ótimo utilitário para manter no telefone. Desde navegar pelas informações em um ponto de acesso sem fio público até garantir que suas atividades de compras on-line não sejam rastreadas, as VPNs são uma ótima maneira de ocultar sua atividade de ISPs bisbilhoteiros, rastreadores de dados como anunciantes e pontos de acesso sem fio fracos e desprotegidos.
Se você deseja o melhor das VPNs - velocidades aprimoradas, conexões mais estáveis, uso ilimitado de dados nos servidores de VPNs etc. - recomendamos a adoção de VPNs pagas, incluindo o próprio serviço do TunnelBear ou serviços alternativos NordVPN (dos quais há também uma avaliação gratuita disponível), VPN privada de acesso à Internet ou PureVPN. Dito isto, o nível gratuito do TunnelBear é útil para testar ou usar uma VPN rápida quando necessário, e outras VPNs no Google Play - como o TurboVPN - fornecem serviços gratuitos, mesmo que seja incerto o que está acontecendo com seus dados por esses serviços. O mais importante a ser lembrado ao usar VPNs gratuitas é o seguinte: tenha cuidado, como faria em qualquer rede não segura. Lembre-se de não deixar as informações da sua conta registradas em um dispositivo ou rede desconhecida e use um gerenciador de senhas para ajudar a proteger seus dados. As VPNs são uma ótima ferramenta para sua privacidade e segurança na Internet, desde que você tenha cuidado com a plataforma escolhida.