Como muitos aplicativos de processamento de texto, o aplicativo Pages da Apple pode mostrar aos usuários uma visualização ao vivo da aparência de cada fonte enquanto navega no menu suspenso de seleção de fontes da interface. No entanto, em Macs mais lentos ou para usuários com muitas fontes, ativar a visualização de fontes pode tornar o aplicativo mais lento, à medida que o sistema tenta renderizar cada fonte. Veja como desativar manualmente as visualizações de fonte indefinidamente, bem como um atalho para vê-las somente quando necessário.
Para desativar (ou ativar) as visualizações de fontes manualmente, abra o Pages e vá para Preferências> Geral . Desmarque a caixa "Mostrar visualização da fonte no menu de fonte Barra de formatação" para desativar as visualizações ou marque-a para ativá-las. Depois de fechar as Preferências, você notará que sua lista suspensa de fontes agora corresponde à sua seleção.
Primeiro, volte às Preferências das páginas e desmarque a caixa de pré-visualizações de fontes. Sua lista de fontes agora deve aparecer não formatada com texto padrão. Agora, quando você estiver trabalhando e precisar visualizar suas fontes enquanto as seleciona, mantenha pressionada a tecla Opção e clique no menu Fonte (você pode liberar a tecla Opção depois de clicar no menu Fonte, se quiser desejo). Agora você verá que suas visualizações de fonte são exibidas.
Manter pressionada a opção enquanto clica adiciona visualizações ao vivo (à direita) em um menu de fontes padrão (à esquerda).
Esse método permite que os usuários com Macs mais lentos ou com centenas de fontes obtenham “o melhor dos dois mundos”: desempenho rápido quando você sabe qual fonte você precisa e visualizações de fonte úteis quando não precisa.Esse truque também funciona em outros aplicativos do iWork, que incluem o Numbers e o Keynote.