Anonim

Você já viu uma fotografia fantástica de alguma grande beleza natural ou site histórico online e queria descobrir onde exatamente a foto foi tirada? Se for uma foto da Torre Eiffel ou algo semelhante, provavelmente você pode descobrir por si mesmo, mas para outros tipos de fotografias, um pouco de pesquisa poderá dizer onde a foto foi tirada.

Consulte também o nosso artigo Os melhores sites para redimensionar imagens online

Localizando usando dados de GPS

As câmeras e smartphones modernos usam um formato para imagens chamado Exchangeable Image File Format, ou EXIF, para abreviar. O EXIF ​​tem muitos usos e um deles é o armazenamento das informações de GPS gravadas por um telefone ou câmera no momento em que a foto foi tirada. Para que os dados EXIF ​​registrem o local, no entanto, o fotógrafo deve ter ativado os metadados EXIF ​​no dispositivo e também ter o GPS ativado.

Compreendendo os dados EXIF

Os dados EXIF ​​armazenam uma grande variedade de informações sobre uma imagem. Nele, você pode ver muitos detalhes específicos:

  • Velocidade ISO
  • velocidade do obturador
  • abertura
  • balanço de branco
  • modelo de câmera
  • data e hora
  • tipo de lente
  • comprimento focal
  • Dados de localização

Obviamente, o foco deste artigo são os dados de localização. Então, como habilitar o GPS durante a captura de fotos?

Etapa 1: habilitando os serviços de GPS e localização

Muitas câmeras SLR não têm a capacidade de usar o GPS, mas isso não deve ser um problema para a maioria de nós, já que todos estamos usando nossos telefones como câmeras agora. Graças ao desenvolvimento de smartphones, mais e mais pessoas podem tirar fotos fantásticas enquanto utilizam a Internet para coletar informações relevantes.

Esteja você usando um iPhone, um telefone Windows ou um dispositivo Android, é fácil encontrar a configuração de GPS ou Localização.

Aqui está um exemplo rápido usando um smartphone Android:

1. Vá para Configurações rápidas ou Configurações. O primeiro geralmente é feito deslizando para baixo enquanto o último é alcançado clicando no ícone Configurações.

2. Depois de ver o Local em Configurações rápidas, basta clicar nele para ativar. Se você estiver navegando na área Configurações, vá para Pessoal e encontrará Localização. Toque na área direita onde OFF é exibido para ativá-lo.

3. Pressione Longa Localização em Configurações rápidas para ver o Modo, Solicitações recentes de localização e Serviços de localização. Isso também pode ser acessado em Configurações tocando em Localização.

Existem três modos:

  • Alta precisão - utiliza GPS, Wi-Fi e redes móveis
  • Economia de bateria - usa apenas redes móveis e Wi-Fi
  • Somente dispositivo - depende do GPS

4. Vá para o aplicativo da câmera e vá para Configurações. Em Diversos, você pode encontrar serviços de Localização. Basta tocar no botão de verificação para ativá-lo.

Depois disso, você pode tirar suas fotos e ter certeza de que elas serão identificadas geograficamente e conterão dados EXIF.

Etapa 2: visualizando os dados do local

Desde que a foto tenha uma identificação geográfica, determinar sua localização deve ser bastante fácil.

  • Usando um smartphone - Você apenas precisa verificar os detalhes da foto tirada. Geralmente, a latitude e a longitude são postadas. Se o dispositivo estiver conectado à Internet, ele poderá incluir um endereço preciso e um trecho de sua localização no Google Maps.

  • Usando o Windows - Primeiro, você precisa fazer o download da imagem. Em seguida, clique com o botão direito do mouse para ver Propriedades. Em Propriedades, clique em Detalhes. Role um pouco para baixo e você verá o GPS, que deve estar abaixo da seção Foto avançada. É aqui que a latitude e a longitude são postadas.
  • Usando Mac - Isso é bastante semelhante ao procedimento do Windows. Basta baixar a foto. Em seguida, clique com o botão direito do mouse para ver Obter informações. O local deve ser fornecido na seção Mais detalhes.

Etapa 3: Usando as coordenadas em um mapa

Agora que você reuniu a latitude e a longitude, deve inseri-las em um mapa. O mapa mais acessível e popular a ser usado é o Google Maps, que pode ser acessado em PCs e dispositivos portáteis.

Primeiro, você deve abrir o Google Maps. Em seguida, você deve digitar as coordenadas na caixa de pesquisa.

Observe que três formatos são aceitos:

  • Graus, minutos e segundos (DMS)
  • Graus e minutos decimais (DM)
  • Graus decimais (DD)

A latitude e longitude são postadas em um telefone Android e podem estar no DD. O uso do formato varia entre as plataformas, mas elas ainda devem ter as mesmas coordenadas.

Ao inserir corretamente a longitude e latitude, um alfinete aparecerá para indicar a localização.

Como você pode ver, identificar onde uma foto foi tirada requer assistência da tecnologia. Sem coisas como GPS e a existência de dados EXIF, era incrivelmente difícil saber onde exatamente uma foto foi capturada. Agora, tudo o que as pessoas precisam fazer é ativar os recursos de GPS de seus dispositivos para registrar informações.

Como usar dados exif para saber onde uma foto foi tirada