Anonim

Muitos sites estão repletos de informações, mas às vezes você quer apenas se concentrar em um artigo ou uma crítica em particular, especialmente em um dispositivo móvel como o iPhone ou iPad, onde o espaço na tela é muito importante. A solução da Apple para esse problema é o Safari Reader, um recurso do navegador Safari da empresa que tenta exibir um artigo do site como uma única página sem distrações, sem anúncios, gráficos não relacionados e outros elementos de design do site. Aqui está uma rápida visão geral de como o Safari Reader funciona no iOS com o iPhone e o iPad e como você pode personalizar sua aparência para corresponder ao seu gosto pessoal de leitura no site.

Usando o Safari Reader no iPhone e iPad

Para usar o Safari Reader, primeiro inicie o aplicativo Safari em seu dispositivo iOS executando o iOS 9 ou superior (o Safari Reader está disponível nas versões anteriores do iOS, mas as etapas e as capturas de tela com foco na referência de personalização do Reader iOS 9). O Safari Reader está disponível apenas ao visualizar um artigo em um site (em oposição à página inicial de um site, por exemplo); portanto, navegue até o site favorito e toque em para abrir uma notícia, resenha, editorial ou dica específica.
Com o artigo carregado, olhe para o lado esquerdo da barra de endereço "Pesquisa Inteligente" do Safari e você verá o botão Leitor, indicado como quatro linhas horizontais. Toque nele para visualizar o artigo atualmente carregado no Safari Reader.


Como você verá rapidamente, o Safari Reader substitui todo o layout do site por um fundo branco simples, texto em preto e nenhuma informação estranha além do próprio artigo. Agora, os usuários podem simplesmente rolar o artigo para lê-lo, tornando a experiência de leitura on-line muito melhor em dispositivos móveis.


O Safari Reader não faz alterações permanentes, é claro. Quando terminar o artigo, basta tocar no botão Leitor novamente para retornar à visualização padrão do site. O Safari Reader também não persistirá depois que você sair da página (ou seja, recarregar o artigo atual ou clicar em um link enquanto estiver no modo de exibição Reader, você retornará à exibição padrão do site). Isso significa que você precisará ativar manualmente o Safari Reader sempre que visitar um artigo, o que faz sentido, considerando que a exibição do Reader oculta tudo, exceto o próprio artigo, incluindo todos os links de navegação do site.

Personalizar a fonte do Safari Reader e a cor do plano de fundo

Por padrão, o Safari Reader exibirá o artigo de um site usando a nova fonte da Apple em São Francisco em um fundo branco. Embora a Apple não ofereça controle completo sobre a aparência do Safari Reader, os usuários agora têm pelo menos várias opções para personalizar sua experiência com o Safari Reader.
Para alterar a fonte e a cor de fundo do Safari Reader no seu iPhone ou iPad, inicie o Safari Reader seguindo as etapas acima e, com um artigo no modo Reader, toque no botão de fonte no lado direito da barra de endereços do Smart Search do Safari (indicado como um pequeno letra 'A' ao lado de uma letra grande 'A').


Isso revelará um novo menu com três métodos para alterar a aparência do Safari Reader: tamanho da fonte, cor do plano de fundo e estilo da fonte. O tamanho da fonte, localizado na parte superior do menu, permite aumentar o texto do Safari Reader (tocando no 'A' maior à direita) ou menor (através do 'A' menor à esquerda).
As opções de cor de fundo alteram a cor de fundo e de fonte do Safari Reader. Com a opção "Branco" padrão, você verá texto em preto escuro em um fundo branco nítido; 'Sepia' exibirá um fundo sépia claro com texto em marrom escuro; 'Cinza' usa um plano de fundo cinza médio com texto cinza claro; e finalmente 'Preto' usa texto cinza médio em um fundo preto escuro. A imagem abaixo mostra cada uma das opções de cores, embora os usuários desejem experimentar pessoalmente para determinar qual combinação de cores preferem.


A opção final do Safari Reader é a fonte, com a Apple fornecendo (na data desta dica) oito estilos de fonte para escolher, compostos por seis fontes serif (Athelas, Charter, Geórgia, Iowan, Palatino, Times New Roman) e dois fontes sem serifa (San Francisco, Seravek).


Com todas as opções de personalização do Safari Reader, o usuário pode facilmente testar diferentes combinações simplesmente tocando nelas. Os resultados da alteração serão exibidos na visualização Reader imediatamente, sem a necessidade de salvar ou recarregar o Safari. Depois de escolher uma combinação de tamanho, cor e estilo de fonte, o Safari Reader lembrará as seleções para sessões futuras até que você a altere.

Advertências do Safari Reader

O Safari Reader é uma ótima ferramenta que pode tornar a leitura de artigos on-line, especialmente artigos longos, uma experiência muito mais agradável no seu iPhone ou iPad. Mas existem alguns problemas que os usuários devem ter em mente.
Primeiro, o Safari Reader analisará o artigo de um site e tentará exibi-lo com precisão no modo de exibição Reader, incluindo qualquer cabeçalho ou gráfico incorporado. No entanto, alguns sites usam formatação não padrão que pode resultar em informações importantes, como gráficos animados ou interativos, aspas e legendas sendo omitidas no layout do Safari Reader. Lembre-se disso ao ler artigos mais complexos no Safari Reader, e você pode examinar rapidamente um artigo em seu layout padrão quando terminar de ler para garantir que o Safari Reader tenha exibido todas as informações pertinentes.
A segunda edição trata de artigos de várias páginas. Mais uma vez, o Safari Reader tentará detectar que um artigo está dividido em várias páginas da web e geralmente é capaz de combinar com êxito todas as páginas na visualização de rolagem única do Reader. Como observado acima, no entanto, alguns sites usam implementações e códigos exclusivos para seus artigos de várias páginas que o Safari Reader pode não ser capaz de processar. Nesses casos, quando um usuário chega ao final da primeira página de um artigo no modo Reader, o Safari Reader recarrega a primeira página erroneamente ou simplesmente pára como se não houvesse conteúdo adicional. Geralmente, fica claro no próprio texto quando um artigo termina abruptamente em uma quebra de página, mas lembre-se de fechar a visualização do Reader e verificar rapidamente o layout padrão do site, se você acha que está faltando uma página ou mais. Nesse caso, você precisará navegar manualmente para a próxima página e reiniciar o Safari Reader.
A consideração final ao usar o Safari Reader é a importância potencial de layout e design. Embora a experiência de ler a maioria dos artigos na Web não sofra (e possa realmente ser significativamente aprimorada) com o uso do Safari Reader, algum conteúdo é cuidadosamente criado em termos de layouts e fontes para adicionar à história do artigo. Sites como The New York Times , The Atlantic e The Verge frequentemente produzem conteúdo on-line com layouts e estilos visuais exclusivos que serão perdidos ao usar o Safari Reader. Portanto, embora a escolha de como exibir determinado conteúdo seja com você, considere ignorar o Safari Reader nessas situações.

Safari Reader no Mac

Esta dica focada no Safari Reader no iOS, como usar o recurso em dispositivos menores como o iPhone e iPad, é indiscutivelmente onde o usuário recebe o maior benefício. Mas se você gosta do Safari Reader no seu iDevice, ficará feliz em saber que o Safari para OS X também possui o Reader View embutido e funciona virtualmente de forma idêntica à maneira como funciona no iOS.
Observe, é claro, que as mesmas advertências para o Safari Reader no iOS descritas acima também se aplicam ao Safari Reader no OS X. Mas, desde que você mantenha essas poucas considerações em mente, poderá aproveitar esse ótimo recurso em casa e em qualquer lugar .

Como usar e personalizar o leitor de safari no ios