Anonim

Se você é um usuário Android de longa data, viu como o Google, ao longo de mais de cinco anos de atualizações de software, melhorou suas ofertas de comando de voz. Nos primeiros dias do Android, as ações de voz eram bastante limitadas, e a quantidade de informações contextuais que os dispositivos Android podiam entender era, na melhor das hipóteses, limitada. Depois que a Apple lançou o Siri, começaram as guerras dos assistentes de voz, com o Google lançando o Google Now em 2012. Nos anos seguintes, o Google trabalhou incansavelmente para iterar e evoluir a ação de voz do Google Now, com o comando sempre ativo - OK Google - se tornando bem. conhecido na cultura popular. Em 2016, o Google finalmente intensificou o jogo, evoluindo o Google Now para o Google Assistant para o telefone Pixel e, finalmente, lançando-o para outros dispositivos equipados com Nougat.

Consulte também o nosso artigo Como usar o Kodi com Android

Mas e se dissermos que havia outra entrada na categoria assistente de voz? Desde que perdeu a batalha pelo domínio dos smartphones na última meia década, a Microsoft voltou-se para o desenvolvimento de aplicativos exclusivos e inovadores para Android e iOS, tentando ganhar muito com usuários de software e ecossistema, em vez de disputar o lado do hardware. Com o Windows Phone 8.1 e posterior o Windows 10, a Microsoft lançou seu próprio assistente de voz: Cortana, nomeado após o personagem de inteligência artificial de Halo. A Cortana se espalhou para várias outras plataformas, incluindo Xbox One, iOS e Android. Com a popularidade do Windows 10 como plataforma, não é de surpreender que algumas pessoas queiram usar o Cortana em tantos dispositivos quanto possível em suas próprias plataformas específicas de dispositivos, a fim de manter uma espécie de organização entre assistentes inteligentes.

O Cortana é realmente fácil de configurar e usar no Android e, embora o aplicativo possa não ser tão integrado ao sistema operacional como o Google Assistant, ele ainda é um ótimo aplicativo de assistente para ter no telefone para uso geral de voz. De fato, a Microsoft chegou a encontrar uma maneira de definir o atalho do botão home para pressionar o Cortana, fazendo com que parecesse muito mais um concorrente do Google Assistant. Portanto, se você está procurando uma alternativa de assistente, é hora de dar uma olhada no uso da Cortana no Android.

Configurando Cortana

Ao instalar o aplicativo, o que você pode fazer através do Google Play clicando neste link, você será solicitado a entrar ou criar uma conta da Microsoft. Se você já usa o Cortana em outros dispositivos - laptops, Xbox Ones etc. - provavelmente já possui uma conta da Microsoft pronta para usar. Caso contrário, você terá que passar pelo processo de criação de um. Depois de fazer login na Microsoft, você será solicitado a permitir que a Cortana acesse três permissões separadas: localização, mídia e dados do calendário. Depois de aceitar (ou negar, mas lembre-se de que a Cortana não poderá fazer o mesmo se você negar) essas permissões, você também será perguntado se deseja adicionar a Cortana à sua tela inicial. Abordaremos isso um pouco mais adiante neste guia; por enquanto, você decide se deseja alterar sua tela de bloqueio para uma tela ativada pela Cortana. Você sempre pode fazer isso mais tarde, por isso, se ainda não tiver certeza, basta clicar em "Não, obrigado" por enquanto.

Depois disso, você será levado à tela inicial da Cortana, onde serão mostradas opções suficientes que, pelo menos a princípio, podem parecer um pouco esmagadoras. Não se estresse; vamos dar um passo a passo. Primeiro, comece configurando os dois primeiros avisos solicitados na parte inferior da tela: “Configurar meu trajeto” e “Como devo dirigir-me a você?” A primeira opção, configurando o seu trajeto, envolve inserir os endereços de casa e do trabalho em Cortana. Você pode inserir os endereços manualmente ou pode usá-los usando sua localização atual.

Feito isso, toque na segunda opção, “Como devo abordar você?” Você será levado a uma tela que solicita algumas informações pessoais, bem como a oportunidade de se aprofundar nas configurações. Por enquanto, vamos continuar adicionando algumas informações sobre nós mesmos. Toque em “Digite seu nome” na parte superior da tela para abrir o teclado e uma caixa de texto e você poderá inserir o que quiser. Depois de terminar, volte para a tela principal pressionando o X no canto superior direito ou pressionando o botão Voltar no telefone.

Mais uma configuração pessoal para mudar antes de avançarmos para o modo como a Cortana funciona: Na tela principal, toque no ícone circular brilhante no canto superior esquerdo e você pode modificar o tema de cores da Cortana. Depois de escolher uma das oito cores oferecidas pela Microsoft, toque na tela para salvar sua seleção.

Usando Cortana

Tudo bem, vamos falar sobre o pão com manteiga: o Cortana pode realmente substituir algo como o Google Assistant no seu telefone Android? Desde que você não exija um atalho sempre acessível ao seu assistente inteligente, diríamos que sim, o Cortana é bom o suficiente para usar no seu dia-a-dia para comandos de voz. Mas o aplicativo da Microsoft não é perfeito: vejamos o que ele pode fazer antes de ficarmos muito à frente de nós mesmos.

Na tela principal, veremos várias informações e opções que podemos usar e acessar imediatamente. Na parte superior da tela, vemos opções para novos lembretes e novos eventos. Abaixo disso, o clima da sua região e, finalmente, um banner para planejar o seu dia na Cortana. O que mais é exibido nessa tela depende das informações contextuais que a Cortana pode obter com base em sua localização e nas informações inseridas no calendário. Por exemplo, depois de adicionar lembretes ou eventos, eles serão exibidos abaixo das informações meteorológicas. Na parte inferior da tela, vemos uma grade de aplicativos, um campo de entrada de texto e um botão para ativar o microfone do seu dispositivo (que, é claro, exigirá outra permissão).

Vamos dar uma olhada no ícone da grade de aplicativos. Tocar nele abrirá um menu deslizante do que a Cortana pode fazer por você, incluindo (mas não se limitando a) a ler seus planos diários, recitar o clima, planejar uma reunião e verificar as notícias. Este ícone é uma boa maneira de se orientar com o conjunto de recursos da Cortana; você também pode tocar no ícone do microfone e perguntar "O que você pode fazer" para obter uma lista extensa de informações e opções.

Obviamente, você não precisa usar sua voz para inserir informações nos serviços da Cortana. Na tela principal, deslizar um painel para a direita o levará ao menu de Tarefas internas da Cortana. É aqui que você pode adicionar itens à lista manualmente usando a caixa de entrada de texto na parte superior da tela. Embora existam aplicativos mais robustos da lista de tarefas na Play Store, muitos deles não vêm com um assistente de voz que pode fazer o máximo que a Cortana. Abaixo da sua lista, há algumas sugestões rápidas que você pode adicionar facilmente tocando em cada entrada.

A lista é organizada das adições mais recentes às menos recentes e não parece haver nenhuma maneira de adicionar ou alterar como a lista é organizada. A boa notícia: a Cortana, na verdade, possui duas listas adicionais integradas, com entradas para as listas Compras e Mercearia disponíveis, tocando no banner "Tarefas" na parte superior da tela. Cada lista também tem suas próprias sugestões contextuais.

Mais um slide à direita exibe suas principais notícias recomendadas, bem como a previsão para sua área local. Todas essas informações são úteis, mas também são coisas que quase todos os aplicativos podem fazer e não são nada impressionantes. As notícias são carregadas em um navegador incluído e você também pode procurar notícias adicionais usando… Bing. Se isso é um benefício ou uma desvantagem para o aplicativo, vamos deixar para o leitor. Tocar nas informações meteorológicas incluídas, infelizmente, não fornece ao usuário nenhuma informação extra, embora você possa fazer perguntas à Cortana como "Como está o tempo neste fim de semana?" Para ver algumas informações extras.

No geral, tudo o que listamos acima é agradável e bom, mas para tirar o máximo proveito do nosso novo assistente, teremos que mergulhar nas configurações da Cortana.

Personalizando a Cortana

Comece pressionando o ícone Pessoa-silhueta no canto superior direito da tela, trazendo-o de volta à tela onde inserimos nosso nome pela primeira vez ao configurar a Cortana. Há duas guias que queremos acessar aqui: Bloco de anotações, que contém todas as suas informações contextuais e pessoais, e Configurações, que se refere ao uso real do aplicativo. Vamos começar com o mais interessante dos dois, Notebook.

Se você já usou o Google Now, o Notebook será parecido com você. Há uma longa lista de informações a serem usadas pela Cortana para saber mais sobre como você deseja usar cada serviço. A melhor maneira de detalhar cada uma delas é executar rapidamente o que cada seleção pode fazer; se você deseja ou não usar cada serviço individual ou não, é com você.

  • Sobre mim: aqui é onde você pode editar o nome que Cortana usa para você. Não há muito mais para este.
  • Serviços conectados: Este é um pouco estranho. Basicamente, a Cortana pode funcionar bem com muitos serviços, principalmente os de propriedade da Microsoft. Alguns dos serviços de exemplo incluem LinkedIn, Microsoft Health, Office 365, Outlook, Uber (um dos únicos serviços na lista que não pertencem diretamente à Microsoft, embora a empresa tenha investido no Uber ao longo dos anos) e Wunderlist. É uma ideia interessante se você usar qualquer um desses serviços, mas, a menos que esteja no fundo do ecossistema da Microsoft - ou seja um usuário Wunderlist de antes da Microsoft ter comprado a empresa -, não encontrará muita coisa aqui que valha a pena investir.
  • Música: se a sua assinatura de música preferida for o próprio Groove Music da Microsoft, você terá sorte - poderá emparelhá-la com a Cortana para usar comandos de voz para iniciar a reprodução da sua música. Infelizmente, essa é a única opção para plugins de música - nem mesmo o Spotify ou o Tidal, por todos os serviços independentes de plataforma de contas, ofereceram seus próprios plugins.
  • Habilidades: Tudo o que existe aqui é um link que permite que você veja os parceiros da Microsoft para o novo serviço "Habilidades", que está atualmente em pré-visualização. Entre os parceiros mencionados: Dark Sky Weather, Domino's Pizza, Progressive Insurance e iHeart Radio. Por enquanto, não há muito para ver aqui.

Além desses plugins de serviço de ampla ramificação, também temos informações contextuais para todas as áreas de informações que você pode imaginar. Não vamos nomear todos esses itens, mas aqui estão alguns exemplos interessantes:

  • Acadêmico: se você é um estudante, pode usar a Cortana para acompanhar seus tópicos acadêmicos. Você pode receber atualizações de conferências acadêmicas, atualizações de notícias e lembretes sobre seus próximos trabalhos e tarefas. Você pode até adicionar seu campo de estudo.
  • Comer e beber: aqui é onde você pode receber recomendações de serviços como o Foursquare. Você pode definir um intervalo de distância de 2 ou 15 milhas, que gostaríamos de expandir para pessoas que não são restaurantes diretamente próximos, mas que desejam dirigir para chegar a um.
  • Saúde e condicionamento físico: A Cortana pode rastrear suas metas e atividades de condicionamento físico se você tiver um dispositivo de rastreamento de condicionamento físico compatível, mas não há muito em termos de personalização aqui para o que deve e não deve rastrear.
  • Filmes e TV: se ativado, você receberá lembretes e cartões para horários de exibição e trailers de que Cortana interessará a você. Isso é legal, mas não é nada que não tenhamos visto em algo como o Google Assistant.
  • Notícias: é aqui que entram as notícias de que falamos anteriormente. Você pode ativar os cartões de notícias locais e principais, bem como as histórias recomendadas (que são ativadas por padrão) e cartões de tópicos específicos. Se você é um caçador de notícias como muitos de nós, esse pode ser um ótimo uso da Cortana.
  • Em movimento: esta é uma categoria abrangente, que permite à Cortana oferecer sugestões sobre o que fazer quando sair do trabalho e em casa, chegar ao trabalho e em casa e quando você estiver "longe" de ambos.
  • Pacotes: você pode adicionar um rastreamento para um pacote aqui, e a Cortana fornecerá atualizações com base em onde o pacote está sendo transportado do centro de remessa ao seu destino. Coisas bem legais, mas se você é um usuário do Gmail, o Google já faz isso de forma nativa - não há razão para adicionar manualmente as informações à Cortana.
  • Viagem: nosso destaque final, a viagem, rastreia o status do seu voo, itinerário, informações sobre o hotel, informações sobre aluguel de carros e muito mais.

Então, obviamente, a maneira como você usa a Cortana realmente se resume às informações que você escolhe fornecer à Cortana. Para alguns usuários, pode não fazer sentido mudar para a Cortana. Se você ainda não está muito envolvido no ecossistema da Microsoft - usando o Hotmail ou o Outlook, mantendo listas no Wunderlist etc. - e mantém muitas informações no conjunto de produtos do Google, a Cortana não poderá fazer isso. muito para você, a menos que você adicione informações manualmente usando as listas de cadernos mencionadas acima. Alguns podem concordar com isso, já que a Cortana oferece uma interface mais limpa e seus controles de voz são realmente sólidos, mas, como descrito no nosso guia Notebook acima, alguns podem não querer adicionar manualmente as informações do pacote sempre que você pedir algo pela Amazon.

Em relação às configurações tradicionais atrás, há muito menos opções oferecidas aqui. Como a Cortana está na desvantagem de não ter um atalho físico para procurar informações com sua voz, você pode adicionar rapidamente um atalho de voz da Cortana à tela inicial. Você também pode ativar o Cortana na tela de bloqueio, sobre o qual falaremos mais em um momento. Você pode permitir que a Cortana ative usando o comando de voz "Hey Cortana", que é super útil quando você tem as mãos cheias, mas o aplicativo Cortana precisa estar aberto para ativar. Há uma alternância (ativada, por padrão) que permite que a Cortana envie notificações para você durante a primeira semana de uso, para ficar totalmente acomodado com o que o aplicativo pode fazer e com as configurações básicas de idioma e região, além dos termos e lista de condições e sua política de privacidade.

Uma configuração adicional é interessante: você pode sincronizar algumas das notificações do seu telefone com o PC com Windows usando o Cortana. Você pode ser notificado sobre chamadas perdidas, chamadas recebidas, quando a bateria do telefone estiver fraca e até todas as outras notificações de aplicativos recebidas do telefone. Obviamente, isso exige uma tonelada de novas permissões para serem ativadas pela Cortana, mas se você confiar bem na Microsoft para manipular suas informações, esse é realmente um ótimo motivo para manter a Cortana no telefone. Como está agora, o Android não possui uma maneira realmente excelente de receber notificações no seu PC a partir do seu telefone. Embora existam serviços como Pushbullet e MySMS, estamos felizes em ver a Microsoft usando sua posição como o principal sistema operacional para PCs de mesa para oferecer aos usuários do Android algo a mais.

Cortana na tela de bloqueio

Como mencionamos acima, você pode ativar o Cortana na tela de bloqueio através do menu de configurações com apenas duas opções: uma para ativar a Cortana e a outra para fornecer acesso às permissões necessárias para executar o aplicativo. É um recurso interessante: em vez de atuar como um substituto para toda a tela de bloqueio - e a Microsoft realmente disponibiliza um aplicativo completo de substituição da tela de bloqueio na Play Store - a Cortana aparece como um pequeno e brilhante círculo móvel na tela de bloqueio, semelhante para uma conversa no aplicativo Messenger do Facebook. Dependendo de onde você coloca o círculo de inicialização, você pode deslizar da esquerda ou da direita para obter acesso ao seu feed Cortana, como se estivesse dentro do aplicativo adequado.

Depois de visualizar o feed da Cortana, você obtém acesso a algumas coisas: notícias recomendadas, previsão do tempo, próximas notificações e lembretes de calendário e todas as informações externas que você conectou à Cortana usando o recurso Notebook descrito acima. Você também pode usar o microfone para pesquisar a Cortana por qualquer informação que possa precisar. Também existe um ícone de configurações no canto inferior direito, e estamos felizes em ver que, se o dispositivo estiver bloqueado, você não poderá obter acesso ao telefone sem usar sua impressão digital ou senha.

No geral, o uso da Cortana na tela de bloqueio é um ótimo complemento para o aplicativo de assistente de voz. A Microsoft foi além e certificou-se de que, apesar da falta de suporte por meio dos atalhos do Android ou do software do sistema, você possa usar a Cortana sempre que quiser. Do furto de atalho da tela de bloqueio ao atalho de voz automático adicionado à tela inicial, você não perderá o toque prolongado em sua tecla de início para obter informações importantes necessárias a qualquer momento, como você pode através do Assistente do Google.

Definir a Cortana como seu assistente padrão

O mod da tela de bloqueio da Cortana estava ótimo, mas com a versão 2.8 da Cortana, lançada em 15 de junho de 2017, a Microsoft adicionou o que os fãs do assistente virtual estavam esperando há anos: a capacidade de permitir que a Cortana fosse seu assistente padrão no Android, substituindo o Google Assistant e o Google Now. De fato, os métodos de layout e ativação da Cortana no Android tornaram-se incrivelmente semelhantes ao aplicativo de assistente virtual do Google. Ainda assim, é uma ferramenta útil para os usuários da Cortana e vale a pena dar uma olhada.

Primeiro, acesse o Google Play e verifique se o aplicativo Cortana foi atualizado para a versão mais recente. Se você atualizou, a Cortana deve fornecer uma mensagem pop-up no aplicativo Cortana, informando que você pode definir a Cortana como seu assistente padrão dentro do menu de configurações. Se essa mensagem não estiver lá, mas você estiver executando a versão 2.8 do Cortana, tudo bem também - basta acessar as configurações tocando no ícone no canto superior direito da tela, toque em configurações e toque em “Modo de aplicativo de assistência. "Depois de ativar este menu, você será levado ao menu de configurações do telefone, que exibe opções para o" Aplicativo de Assistência ". Se você estiver executando o Android 7.0 Nougat, o assistente do telefone provavelmente está definido como Assistente do Google, mas isso não significa que não possa ser alterado. Toque na seleção "Assistência telefônica" e toque em "Cortana" para definir a Cortana como seu aplicativo padrão no Android. Você receberá um balão de texto de confirmação do Android; aceite e você retornará à tela anterior, com Cortana definido como seu novo aplicativo de assistente.

Agora, a partir daqui, precisamos testar a Cortana para garantir que o aplicativo funcione corretamente no Android. Assim como faria com o Google Assistant, toque e segure o botão de início do seu dispositivo. A Cortana será ativada e começará a ouvir seus comandos, e você pode usar o assistente da Microsoft exatamente como faria se tivesse acabado de iniciar o aplicativo. Efetivamente, isso cria um atalho permanente para a Cortana em qualquer tela do Android, e é um novo recurso sério para a Cortana seguir em frente. Ele apaga a maior falha na estratégia de assistente de voz da Microsoft: a falta de suporte interno em nível de software que esperamos de assistentes como Siri e Google Assistant. E embora as palavras-chave de voz ainda não funcionem perfeitamente na plataforma, teremos que ver o que acontece daqui para frente. Se a Microsoft puder fazer a Cortana funcionar por padrão no Android, não há como dizer o que eles podem fazer a seguir.

***

Para surpresa de ninguém, Cortana não é um assistente de voz perfeito. A falta de suporte de software, a conectividade básica a fontes externas não pertencentes à Microsoft e a falta de alterações reais perceptíveis no suporte a informações contextuais sobre algo como o Google Assistant ou mesmo o aplicativo Alexa da Amazon tornam a Cortana uma venda difícil para o público geral. Mas achamos que duas bases de usuários realmente amarão a Cortana como substituta de assistente: primeiro, a multidão da Microsoft. Se você migrar para o Android a partir de um dispositivo Windows Phone e estiver muito envolvido no ecossistema da Microsoft - pense no Xbox Live, Grove Music, Hotmail e Outlook - a Cortana será uma ferramenta tão útil quanto o Assistente do Google e o Google Agora, antes era para usuários do Android e Gmail. O suporte ao plug-in é um dos melhores que já vimos para um aplicativo como esse, desde que você já esteja no ecossistema de aplicativos que a Microsoft oferece aos seus usuários.

O segundo grupo é um pouco mais complicado. Se você sempre tenta novos serviços e tecnologias e não se importa de mudar suas informações contextuais do Google para Cortana, vale a pena examinar o aplicativo assistente da Microsoft para alguns recursos. Primeiro: o suporte à tela de bloqueio é fantástico e nos leva a desejar os dias em que o Google permitiu widgets em suas próprias telas de bloqueio. Ser capaz de verificar as notícias, previsão do tempo e compromissos do calendário a partir do seu telefone é super útil, e não gostaríamos que o recurso fosse copiado pelos rivais da Microsoft no cenário tecnológico. Segundo: a sincronização de notificação entre Android e Windows 10 nunca foi melhor. Você não precisa mais confiar em aplicativos e extensões de terceiros com erros - a Cortana funciona como a ponte perfeita entre esses dois sistemas operacionais que dominam seus respectivos campos.

Se você não é um dos primeiros a adotar ou é um devoto da Microsoft, a Cortana pode não ser para você - para o usuário típico do Android que verifica sua conta do Gmail e digita arquivos no Google Docs, não há aqui o suficiente para garantir quanto a energia é transferida do Assistente do Google ou do Google Now para a Cortana. Mas para esses dois grupos - ou alguém curioso sobre o que a Microsoft tem feito desde que deixou a cena do telefone para trás -, você deve conferir a Cortana. É um ótimo assistente móvel com algumas idéias interessantes e mal podemos esperar para ver o que a Microsoft faz com a plataforma nos próximos anos.

Como usar cortana no android