Anteriormente, discutimos como usar o recurso Picture-in-Picture do Chrome no macOS, que permite reproduzir vídeos compatíveis em uma janela flutuante sempre em cima. Embora a Apple tenha adicionado suporte picture-in-picture diretamente ao seu sistema operacional, os recursos picture-in-picture do Chrome fazem parte do próprio navegador, o que significa que também funciona no Windows.
Portanto, se você deseja assistir facilmente a seus vídeos favoritos da Web enquanto se concentra em outros trabalhos em primeiro plano, veja como usar o Chrome picture-in-picture no Windows.
Imagem em Imagem do Chrome para Windows
Primeiro, é importante observar que nem todos os vídeos da Web são compatíveis com o modo picture-in-picture do Chrome. Os vídeos compatíveis devem ser entregues via HTML5 e o site que hospeda o vídeo não deve ter codificado nada para impedir o uso do recurso. Isso exclui muitos sites de notícias e esportes, como The New York Times e NHL.com. No entanto, muitos sites menores e, claro, o próprio YouTube do Google funcionam bem.
Para começar, verifique se você está executando a versão mais recente do Chrome e navegue até o vídeo que deseja reproduzir. No nosso exemplo, usaremos o YouTube. Comece a reproduzir o vídeo e clique com o botão direito do mouse no player de vídeo. No caso do YouTube, o primeiro clique com o botão direito do mouse exibirá um conjunto de opções específicas do YouTube.
Sem mover o mouse ou pressionar outros botões, clique com o botão direito do mouse novamente no mesmo local. Desta vez, você verá o menu do Chrome. Se o vídeo for compatível com a imagem na imagem do Chrome, a opção Imagem na imagem será ativada (ficará acinzentado para vídeos incompatíveis). Clique com o botão esquerdo do mouse em Imagem na imagem para ativar o recurso.
Seu vídeo agora será exibido em sua própria janela flutuante, que por padrão estará localizada no canto inferior direito da tela.
Você pode clicar e arrastar para reposicionar o player em qualquer outro lugar. Você também pode clicar e arrastar as bordas da janela para redimensioná-la até no máximo cerca de um quarto da área total da tela.
Onde quer que você posicione o player de vídeo, ele permanecerá em cima das outras janelas do aplicativo na área de trabalho. Quando terminar, passe o cursor sobre o player e clique no pequeno "x" no canto superior direito.
Limitações Picture-in-Picture do Chrome
Há algumas limitações no Picture-in-picture do Chrome que merecem destaque. Primeiro, a reprodução de vídeo pela janela picture-in-picture pode ser um pouco mais exigente nos recursos do sistema. No nosso caso, notamos um aumento de 10% na utilização da CPU em comparação com o player no navegador. Isso deve ser bom para os PCs mais modernos, mas aqueles com hardware mais antigo podem ter problemas com a reprodução suave.
Outra limitação é que você deve manter a guia do navegador original aberta enquanto o vídeo está sendo reproduzido. O player original do navegador exibirá uma imagem em preto com o texto Este vídeo está sendo reproduzido no modo imagem em imagem . Se você fechar a guia do navegador ou sair do navegador, o vídeo irá parar de ser reproduzido imediatamente.
Finalmente, você pode pausar e retomar o vídeo enquanto estiver no modo imagem em imagem. No entanto, não há acesso da GUI a nenhum dos outros controles de reprodução, como pular, procurar, resolução ou legendas. Para modificar esses recursos, você precisará usar a interface do player na guia original do navegador do vídeo.