Anonim

O gerenciamento de arquivos e discos se tornou muito, muito mais fácil no Windows 10. O sistema de arquivos e a maneira como o Windows gerencia os arquivos melhoraram imensamente. Como técnico de TI, passava a maior parte do tempo tentando recuperar arquivos perdidos, reconstruindo setores de inicialização e corrigindo erros de disco. Agora, dificilmente tenho que fazer isso. Se você se encontrar nessa posição, este tutorial mostrará como usar o CHKDSK no Windows 10.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Seu computador pode salvar muitos milhões de bits de dados em um determinado dia. Por melhor que seja o Windows 10, as coisas acontecem. Ocasionalmente, os dados são perdidos ou ocorrem erros. Malware, vírus e não desligar o computador corretamente também podem causar erros no disco.

O que é um erro de disco?

Um erro no disco pode ser uma das poucas coisas. Pode ser um arquivo que foi corrompido enquanto estava sendo gravado. Pode ser um arquivo de índice que se refere ao arquivo que está sendo danificado ou corrompido. Pode ser um arquivo que foi danificado, excluído ou corrompido por outro programa, malware ou vírus. Também pode ser um dano físico ao seu disco, embora isso seja muito raro.

As unidades HDD (unidades de disco rígido) mais antigas são mais suscetíveis a danos físicos à medida que os pratos giram e os dados são gravados fisicamente neles com a cabeça de gravação. As unidades SSD (Solid State Drives) mais recentes usam chips de memória para gravar dados da mesma forma que a sua RAM. Diferentemente da RAM, as unidades SSD não são voláteis, o que significa que os dados ainda são retidos mesmo quando você desliga o computador.

Usando CHKDSK no Windows 10

O CHKDSK é uma ferramenta incorporada ao Windows que faz uma verificação de baixo nível do disco rígido para encontrar e corrigir erros. Ele pode detectar danos físicos e de dados e reparar a maioria das coisas encontradas. Nos HDDs, o CHKDSK pode marcar partes do disco danificadas fisicamente, para que o Windows saiba que não as usará. Na verdade, não pode consertar o dano.

CHKDSK é acessado através da linha de comando. Você precisará abrir um prompt de comando elevado, que concede privilégios de administrador à ferramenta. Isso é necessário para executar a verificação corretamente e principalmente para corrigir os erros encontrados.

  1. Digite 'cmd' na caixa de pesquisa do Windows.
  2. Quando o prompt de comando aparecer no menu do Windows, clique com o botão direito do mouse e selecione Executar como administrador.
  3. Digite 'CHKDSK /?' e pressione Enter para imprimir uma lista de opções na janela do CMD.
  4. Selecione o disco rígido que você deseja testar.
  5. Digite 'CHKDSK / r / f' e pressione Enter para verificar o disco e corrigir automaticamente os erros que encontrar.

Dependendo da velocidade e idade do seu computador e do tamanho do disco que você está verificando, isso pode levar alguns minutos ou mais.

Para selecionar o disco rígido a ser testado, digite a letra da unidade e pressione Enter, por exemplo, 'E:'. A linha de comando deve mudar para refletir essa unidade. Em seguida, digite seu comando CHKDSK.

Se você precisar executar o CHKDSK na sua unidade de inicialização, verá uma mensagem como esta: 'O Chkdsk não pode ser executado porque o volume está sendo usado por outro processo. Deseja agendar a verificação deste volume na próxima vez que o sistema reiniciar? Reinicie o computador e o CHKDSK será executado antes do carregamento do Windows.

Fazendo mais com o CHKDSK

Ao executar o CHKDSK /?, Você provavelmente notou que existem várias outras opções que podem ser usadas para fazer mais com a ferramenta. Você raramente usaria muitos deles, mas há alguns que podem ser úteis.

O / x força a desmontagem de um disco. Se você digitar 'chkdsk / f / r / x' e pressionar Enter, o Windows desmontará automaticamente o disco em questão, examinará e reparará os erros que encontrar. A desmontagem de um disco essencialmente o tira de serviço. Se você estiver executando um programa nesse disco, ele será encerrado e todos os processos vinculados aos programas no disco serão interrompidos. Assim que você reinicia ou remonta o disco, tudo volta ao normal.

O comando / spotfix é uma adição relativamente nova ao CHKDSK e foi introduzido no Windows 8. É uma verificação muito mais rápida, mas não pode reparar nenhum erro sem desmontar o disco ou reiniciar o computador. Se você estiver executando uma verificação de precaução em seu disco, / spotfix poderá economizar tempo.

É assim que se usa o CHKDSK no Windows 10. É uma ferramenta poderosa que pode lhe dizer muito sobre os discos rígidos e a saúde deles. Use-o com cuidado e use-o somente quando necessário, e isso irá atendê-lo bem.

Como usar o chkdsk no windows 10