Recursos como o AirDrop e a capacidade de desbloquear o Mac com o Apple Watch exigem que o Wi-Fi esteja ativado no Mac. Isso é bom se você usa o Wi-Fi para sua conexão de rede normal, mas e se você preferir usar uma rede Ethernet com fio?
A boa notícia é que você não precisa escolher; você pode conectar-se à Internet e a seus recursos de rede local via Ethernet enquanto mantém o Wi-Fi ativado. O truque é definir a ordem de serviço correta para as conexões de rede do seu Mac. Aqui está como isso funciona.
Você ainda precisa de Wi-Fi
Primeiro, devemos observar que você ainda precisa ter uma rede Wi-Fi para conectar ao seu Mac, dispositivos iOS e Apple Watch. As etapas aqui instruirão o seu Mac a priorizar a conexão Ethernet para suas atividades normais de rede, mas isso não ajudará se você estiver em um ambiente que simplesmente não possui Wi-Fi.
Entendendo a ordem de serviço de rede no macOS
O seu Mac pode conectar-se a vários tipos de conexões de rede, geralmente conectando-se através de várias conexões simultaneamente. Por exemplo, um iMac pode ter uma conexão Wi-Fi, uma conexão Ethernet com fio, uma conexão Bluetooth emparelhada com um iPhone e uma conexão Ethernet adicional através de um adaptador Thunderbolt.
A ordem de serviço (também conhecida como prioridade da porta ) no macOS informa ao seu Mac como priorizar essas conexões de rede. É uma lista ordenada de todas as conexões disponíveis no momento, independentemente do status. Quando você define a ordem de serviço e o Mac tenta fazer uma conexão de rede, ele inicia no topo da lista e desce automaticamente até que faça uma conexão bem-sucedida.
Isso é útil porque as condições da rede mudam, especialmente para dispositivos móveis como MacBooks. Você pode se conectar a uma conexão Ethernet com fio no trabalho, a um cabo de iPhone habilitado para Bluetooth enquanto viaja e a uma rede Wi-Fi em casa. Ao definir a ordem de serviço correta, você pode garantir que o seu Mac sempre se conecte à rede através do método apropriado.
Definir ordem de serviço para usar Ethernet e Wi-Fi no macOS
Para o nosso exemplo, estamos usando um MacBook Pro com um Thunderbolt 3 Dock com Ethernet de gigabit com fio. Queremos usar a conexão Ethernet quando o MacBook estiver conectado ao dock, para que possamos acessar a Internet e nosso armazenamento conectado à rede em uma velocidade rápida e consistente, mas também queremos manter o Wi-Fi ativado para recursos como o AirDrop e o uso nosso Apple Watch para desbloquear o MacBook.
Para fazer isso, definiremos nossa ordem de serviço do macOS para priorizar a conexão Ethernet para o tráfego de rede normal, deixando a conexão Wi-Fi disponível para esses recursos mencionados acima. Portanto, para começar, faça login no seu Mac e vá para Preferências do Sistema> Rede .
Clique no ícone de roda dentada na parte inferior da lista de conexões de rede e selecione Definir ordem de serviço .
Um menu chamado Ordem de serviço será exibido, mostrando todas as conexões de rede disponíveis para o seu Mac, mesmo aquelas que não estão ativas no momento. Basta clicar e arrastar para reorganizar essas conexões na ordem desejada, com a conexão de maior prioridade na parte superior.
Portanto, em nosso exemplo, arrastaremos o Thunderbolt Ethernet Slot 1 (que é a conexão Ethernet do nosso Dock) para o topo da lista e colocaremos o Wi-Fi abaixo dele. Quando terminar, clique em OK e, em seguida, em Aplicar para salvar a alteração.
Configurar a ordem de serviço dessa maneira significa que, para qualquer tráfego de rede compatível, nosso Mac começará primeiro com a conexão Ethernet. Enquanto o MacBook estiver conectado ao Dock, o tráfego da Internet e da rede local será roteado via conexão Ethernet. Se desconectarmos do Dock, a rede Wi-Fi assumirá o controle.
A chave no parágrafo anterior é o tráfego de rede "compatível". A Internet e o armazenamento de arquivos da rede local podem ser transmitidos via Ethernet ou Wi-Fi, para que eles funcionem dependendo do que está conectado. O AirDrop e o desbloqueio do seu Mac com o Apple Watch funcionam apenas via Wi-Fi; portanto, quando esses pedidos são recebidos, eles pulam a conexão Ethernet e vão diretamente para o Wi-Fi.
Com essa configuração, você pode continuar usando uma conexão de rede com fio rápida e confiável, mantendo o acesso aos recursos da Apple que exigem Wi-Fi. É claro que você pode personalizar ainda mais isso conforme desejado, adicionando conexões de rede adicionais ou trazendo coisas como a conexão do iPhone à mistura. O ponto é que você não precisa desativar sua conexão Ethernet ou rotear seu tráfego normal via Wi-Fi apenas para usar os recursos dependentes de Wi-Fi.