Anonim

Todos nós já estivemos lá. Você acidentalmente digita a senha errada no telefone muitas vezes e, de repente, fica bloqueado para sempre. Talvez seu filho ou um amigo seu tenha pego o telefone e, como uma piada ou um acidente, tenha digitado o código errado muitas vezes. Ou pior: você esqueceu o código que configurou para impedir olhares indiscretos de olhar para o seu dispositivo e agora está preso a um telefone com o qual simplesmente não consegue se lembrar da senha. Com fotos de nossos amigos e familiares, toda a nossa coleção de músicas e nossa biblioteca de contatos salvos em nossos dispositivos, não se pode esperar que o telefone seja redefinido com força se algo der errado com a senha do dispositivo.

Consulte também o nosso artigo Os melhores novos aplicativos e jogos para Android

Em uma situação em que você está bloqueado no telefone, pode parecer muito como estar bloqueado durante toda a sua vida. Dito isto, você não precisa se preocupar em tentar encontrar uma saída do purgatório por telefone. Se você acidentalmente acionou um bloqueio permanente do telefone ou ainda não chegou, mas sabe que esqueceu a senha, pode sentir a necessidade de entrar em pânico. Talvez você não tenha esquecido o código do seu telefone, mas está procurando uma maneira mais inteligente de desbloquear o dispositivo ao usá-lo dia a dia. Se você está curioso para saber como o desbloqueio do telefone funciona, seja tentando entrar no dispositivo bloqueado ou apenas tentando garantir que não se bloqueie acidentalmente, você veio ao guia certo. Com alguma sorte, poderemos voltar ao seu telefone sem perder uma grama de dados. E para os usuários que não perderam seus códigos de acesso, mas estão simplesmente tentando usar seus telefones de maneira mais inteligente e segura, também temos algumas dicas para você. É assim que você desbloqueia seu telefone Android.

Códigos de acesso esquecidos

Links Rápidos

  • Códigos de acesso esquecidos
    • Experimente variações no seu código de acesso
    • Localizar meu celular (apenas dispositivos Samsung)
    • Último recurso: redefinindo seu dispositivo
  • Desbloqueando seu telefone com velocidade
    • Smart Lock
    • Impressões digitais
    • Notas e lembretes
    • Gerenciadores de senhas
    • ***

Você pegou o telefone para verificar suas mensagens de texto ou e-mail, apenas para perceber que algo está errado com sua senha. Apesar de saber que você definiu a senha como, digamos, o nome de seus dois filhos, com o número da sorte no final da senha, nada parece estar funcionando. Seu telefone continua informando que a senha está incorreta, mas você verificou a ortografia três vezes. Por fim, seu telefone avisa que você está bloqueado no momento. O que fazer quando você precisar que seu telefone pague compras, ligue para um Uber ou verifique o Instagram enquanto espera na fila do banco. Se você esqueceu sua senha, ainda não está completamente sem sorte.

Experimente variações no seu código de acesso

Tem certeza de que não está se lembrando mal da sua senha? O primeiro conselho que damos a você é garantir que sua senha não esteja sendo misturada ou que você não esteja esquecendo uma parte importante da sua senha que está no final da frase. Muitos de nós costumamos esquecer pequenos ajustes nas senhas que adicionamos para garantir que os dispositivos externos sejam os mais seguros possíveis. Aqui estão algumas dicas para garantir que você esteja se lembrando de cada parte do seu código de acesso:

  • Letras maiúsculas: se você estiver usando uma frase de senha, pode ter esquecido de adicionar letras maiúsculas ao seu texto. Lembre-se de colocar as letras maiúsculas corretamente também; todos esquecemos a palavra ou letra correta para usar letras maiúsculas em códigos como este.
  • Números: às vezes você esquece o número adicionado ao seu código de acesso alguns dias atrás. Se sua frase secreta indicar "WaterInJuly382", lembre-se de inserir a parte "382" da senha. Não se surpreenda se você esquecer acidentalmente de adicionar os números à sua senha. Isso acontece com o melhor de nós.
  • Caracteres especiais: assim como as letras maiúsculas, às vezes adicionamos caracteres especiais em nossos códigos de acesso para torná-los o mais complexos possíveis, apenas para esquecer os caracteres poucas horas depois. Lembre-se de decidir se você adicionou um ponto de exclamação, um cifrão ou qualquer outro caractere especial ao seu código para proteger seus dados. Pode fazer a diferença entre uma senha perdida e salvar seus dados.

Localizar meu celular (apenas dispositivos Samsung)

Você está usando um Galaxy S9 ou um Galaxy Note 8? Você pode ter sorte: a ferramenta Find My Mobile da Samsung possui um recurso adicional não oferecido pela ferramenta Find My Device do Google. O Find My Mobile é semelhante ao Find My Device ou Find My Phone no iOS, mas desenvolvido pela Samsung especificamente para seus dispositivos. Na maioria das vezes, ele faz o mesmo que você esperaria: O Find My Mobile pode localizar seu telefone usando GPS, fazer o dispositivo tocar quando você o perde nas almofadas do sofá e até fazer backup dos dados remotamente usando o aplicativo da Web oferecido pela Samsung. Mais importante, no entanto, é a capacidade do aplicativo de desbloquear o dispositivo do computador, mesmo que você tenha esquecido a senha do dispositivo.

Existe um problema: se você não configurou sua conta Samsung no seu dispositivo Galaxy S, não poderá fazer isso. Como a maioria das ferramentas da Samsung, você precisa de uma conta Samsung para fazer login no site e desbloquear o dispositivo. Supondo que você configurou sua conta Samsung - e não esqueceu o código de acesso a essa conta -, você poderá desbloquear o dispositivo usando o aplicativo da web Find My Mobile aqui. Tudo o que você precisa fazer é entrar na sua conta Samsung, selecionar a opção para desbloquear remotamente o seu dispositivo e você estará pronto.

É importante observar que desbloquear o dispositivo remotamente limpa os dados biométricos do dispositivo, para que todas as impressões digitais ou escaneamentos de íris que você salvou no dispositivo tenham que ser adicionados novamente ao telefone. Um pequeno preço a pagar para salvar os dados do seu dispositivo a longo prazo.

Como mencionamos, o Google possui um utilitário semelhante para todos os telefones Android chamado "Localizar meu dispositivo", que possui apenas a opção de bloquear seu dispositivo, não de desbloqueá-lo. Se você esqueceu sua senha, tudo o que o Find My Device fará é localizar o dispositivo por GPS, bloquear novamente a tela e apagar dados; não poderá desbloquear a tela da nuvem.

Último recurso: redefinindo seu dispositivo

Infelizmente, graças aos aprimoramentos de segurança adicionados ao Android 5.0 e superior, os dispositivos mais modernos que não são fabricados pela Samsung precisarão ser redefinidos para contornar a senha. Sim, isso significa que você precisará configurar seu telefone novamente do zero, baixando novamente aplicativos, músicas e qualquer outro conteúdo que você salvou no seu dispositivo móvel. O bloqueio do dispositivo dificulta o backup de qualquer conteúdo do telefone, mas se você já possui alguns métodos de backup, pode acioná-los conectando o telefone. Os backups do Google Drive (somente Pixel) e do Google Fotos são geralmente acionados ao conectar o telefone a um carregador, portanto, garantir que o dispositivo esteja conectado é ideal para garantir que o software seja salvo. Recomendamos aguardar até a manhã para redefinir seu dispositivo se você estiver bloqueado; muitos desses backups acontecem da noite para o dia, incluindo a maioria dos backups por SMS, se você tiver um aplicativo de backup por SMS instalado e em execução no seu dispositivo.

Como você não pode acessar o menu de configurações para redefinir o telefone de fábrica, precisará usar os botões de hardware do telefone para acionar uma redefinição ou usar a página Localizar meu dispositivo do Google em um navegador da web para redefinir o telefone. Veja como fazer cada etapa:

Se você estiver usando a página Localizar meu dispositivo do Google, carregue o URL aqui, faça login na sua conta do Gmail e verifique se o telefone está selecionado. No lado direito da tela, você verá um layout do Google Maps com uma tela mostrando a localização atual do seu telefone. No lado esquerdo da tela, você verá uma guia com três opções: Reproduzir som, Bloquear e Apagar. Clique na opção Apagar para acionar automaticamente a redefinição do dispositivo. Lembre-se de que seu telefone deve estar ligado e conectado à Internet para usar esse método.

Agora, se você não tem acesso ao telefone e não pode usar o Find My Device para restaurar o telefone pela Web, precisará confiar no segundo método. Para apagar manualmente o dispositivo e redefinir o telefone, você precisará usar os botões de hardware para carregar no sistema de recuperação do dispositivo. Isso é realizado de maneira um pouco diferente em todos os telefones; portanto, sua melhor opção é procurar o modelo do seu telefone no Google com as palavras-chave “inicializar em recuperação”. Alguns dispositivos, como a linha de telefones da Samsung, são bastante fáceis de inicializar em recuperação; você desliga o telefone e mantém pressionada uma combinação específica de botões para inicializar na recuperação. Outros telefones, como o Pixel 2 XL do Google, são muito mais exigentes, exigindo que você mantenha pressionada uma tecla e pressione e solte outra no momento certo para iniciar a recuperação. Existem muitos métodos diferentes para cada telefone Android. É basicamente um requisito procurar o método correto para o seu telefone fazer isso.

Depois de inicializar o modo de recuperação, use os botões de aumentar e diminuir o volume do seu dispositivo para rolar pela lista até chegar a "Limpar dados / redefinição de fábrica". Use o botão liga / desliga para selecionar esta opção e confirme sua seleção na próxima exibição. Seu telefone começará a redefinir; verifique se o telefone está carregado o suficiente para garantir que ele possa durar pelo menos 30 minutos sem morrer. Depois que o telefone reiniciar novamente na tela do menu, você poderá configurar seu dispositivo fazendo login novamente na Conta do Google usada no telefone. É de vital importância que você use a mesma Conta do Google que usou no telefone antes de redefinir. O Android possui um protocolo de segurança interno conhecido como Proteção de redefinição de fábrica que exige que um telefone redefinido recentemente tenha a mesma conta do Google usada anteriormente no dispositivo para impedir que um ladrão use imediatamente o telefone roubado. Se você não tiver a senha da sua conta do Google, poderá redefini-la, mas isso significa que não poderá fazer login no telefone por 24 horas após a redefinição.

Desbloqueando seu telefone com velocidade

Se você não está tendo problemas para entrar no seu telefone, mas deseja garantir a segurança do telefone, desbloqueie-o simultaneamente com uma velocidade séria para facilitar o seu dia, temos alguns conselhos. Existem várias opções para desbloquear o dispositivo, e todas elas ajudam a facilitar o desbloqueio do telefone e a evitar uma situação em que você esquece o código do telefone.

Smart Lock

O Smart Lock é uma das nossas ferramentas favoritas no Android que não está disponível em outras plataformas. Isso facilita a garantia de que o telefone esteja sempre seguro, enquanto trabalha simultaneamente para ficar fora do caminho quando você deseja acessar o dispositivo. Basicamente, o Smart Lock oferece aos usuários do Android várias maneiras de desbloquear seus telefones quando eles estão sendo usados, mantendo-os bloqueados quando não estão perto deles. Para ativar o bloqueio inteligente, será necessário abrir o menu de configurações no dispositivo Android e acessar o submenu Segurança. Em "Segurança do dispositivo", você encontrará uma opção para o Smart Lock. Digite sua senha ou senha para inserir o Smart Lock, e você será recebido com (até a data de escrita) cinco opções exclusivas para desbloquear o telefone. Vamos dividir cada um deles:

  • Detecção no corpo: Essa configuração permite desbloquear o dispositivo uma vez antes de desativar o bloqueio enquanto o telefone estiver na sua mão ou na sua pessoa. Usando o conjunto de sensores do seu smartphone, o dispositivo rastreia quando o dispositivo está em uso, para que você possa desligar a tela, mas mantenha o telefone desbloqueado enquanto está na mão. Quando o telefone perceber que foi desligado, ele será bloqueado automaticamente, exigindo uma senha. Este não é o método mais seguro que o Smart Lock oferece, mas é bem legal.

  • Lugares confiáveis: Claro, uma coisa é manter o telefone bloqueado quando você estiver na cidade, mas e quando estiver sentado em seu apartamento assistindo à Netflix e quiser usar o telefone sem se preocupar constantemente com sua senha? Locais confiáveis ​​trabalha para usar o GPS do seu telefone para detectar que você está em um local seguro de sua escolha e mantém automaticamente o telefone desbloqueado para você. Assim que você sai da sua localização, o telefone é bloqueado, mantendo tudo seguro para você e seu dispositivo.

  • Dispositivos confiáveis: essa pode ser a melhor das cinco opções do Smart Lock, porque é ideal para manter seus dispositivos seguros quando você estiver por perto e manter seu telefone bloqueado quando sair. Você possui um smartwatch, um rastreador de fitness, um conjunto de fones de ouvido sem fio ou qualquer outro dispositivo que sincronize com Bluetooth? Dispositivos confiáveis ​​podem ser a opção para você, permitindo que você mantenha o telefone desbloqueado quando o telefone estiver emparelhado com seus gadgets. Smartwatches e rastreadores de fitness são ideais para isso, mas também ajuda a manter o telefone desbloqueado ao dirigir seu carro equipado com Bluetooth, ao usar fones de ouvido Bluetooth ou quando emparelhado com um conjunto de alto-falantes Bluetooth.

  • Rosto confiável: muitos telefones possuem o recurso de desbloqueio facial, embora nenhum deles seja tão seguro quanto o método FaceID no iPhone X. Ainda assim, se você quiser, pode ativar o Rosto confiável no seu dispositivo para permitir que sua câmera para desbloquear automaticamente o telefone quando ele o reconhecer. No entanto, o Trusted Faces é muito mais facilmente enganado do que os métodos acima, especialmente porque uma foto sua - ou mesmo semelhante - poderia desbloquear o telefone sem precisar usar nenhuma segurança. Use este com cuidado.

  • Correspondência de voz: a correspondência de voz é um pouco diferente das outras opções desta lista, porque, em grande parte, é usada para ativar o Google Assistant mais do que para desbloquear o dispositivo. O negócio é o seguinte: ativar o Voice Match permite acessar o Google Assistant toda vez que você diz "OK Google", mesmo com a tela desligada. Depois de ativar essa opção, você tem uma segunda opção: "Desbloquear com correspondência de voz", que permite desbloquear automaticamente o telefone quando o som da sua voz dizendo "OK Google" corresponde ao modelo de voz salvo no seu dispositivo.

Você pode ativar apenas um ou todos os cinco, portanto, não se preocupe se você gosta da ideia de dispositivos confiáveis, mas não deseja usar a detecção corporal. Se o Smart Lock faz com que você sinta que não pode manter seu smartphone adequadamente protegido enquanto habilita essas configurações, não precisa se preocupar. Todo smartphone Android com o Smart Lock ativado pode bloquear o dispositivo manualmente, exigindo uma senha ou impressão digital para poder usá-lo adequadamente. Na parte inferior da tela de bloqueio, há um pequeno ícone de cadeado que permite a opção de bloquear manualmente o telefone. Como você o usa é realmente um pouco diferente, dependendo do seu dispositivo; por exemplo, os dispositivos Samsung pressionam o ícone para bloquear o aplicativo, mas os telefones Pixel pressionam e mantêm o ícone pressionado.

Depois de fazer isso, seu telefone receberá uma pequena notificação alertando que seu dispositivo foi bloqueado manualmente e que ele permanecerá bloqueado até que você esteja pronto para desbloquear manualmente com sua impressão digital (se você ativou isto) ou seu código de acesso. O bloqueio manual do telefone desativa todos os bloqueios inteligentes; portanto, mesmo se você ligar um dispositivo Bluetooth confiável, será necessário inserir sua senha ou senha ou usar sua impressão digital para desbloquear o dispositivo, se a segurança biométrica estiver ativada. Falaremos mais sobre impressões digitais na seção abaixo e, mais especificamente, como você pode impedir que seus dados biométricos sejam usados ​​contra você nas próximas versões do Android.

O Smart Lock é um desses recursos que parece óbvio, já que é muito fácil de configurar e usar em seu benefício. Dito isto, o uso do Smart Lock obviamente levanta preocupações de segurança geral, pois mantém o telefone desbloqueado com mais frequência. Você vai querer brincar com o Smart Lock para encontrar a combinação certa de segurança e facilidade de uso para você. Talvez isso signifique desbloquear o dispositivo quando ele estiver conectado ao Bluetooth do seu carro e quando você estiver em casa, mas mantendo-o protegido no trabalho e deixando a detecção corporal desativada. Qualquer que seja a combinação certa, você provavelmente será uma decisão pessoal, mas com cinco modos diferentes de Smart Lock disponíveis, você tem muitas opções e combinações para escolher.

Impressões digitais

Quase todos os dispositivos Android em 2018 possuem um sensor de impressão digital equipado no corpo do dispositivo, permitindo que você acesse facilmente seu conteúdo sem ter que passar pelo incômodo de digitar sua senha sempre que usar o telefone. As impressões digitais não são um método perfeito de desbloqueio, mas são rápidas, seguras e podem ser equipadas com até quatro entradas de impressões digitais na maioria dos telefones. Se você não estiver usando o sensor de impressão digital no seu dispositivo, você deve habilitá-lo apenas para criar uma opção de backup. Mesmo se você preferir desbloquear o telefone usando um método de desbloqueio, como PIN, padrão ou senha, as impressões digitais são perfeitas se você corre o risco de bloquear acidentalmente o dispositivo sem saber a senha adequada.

Se você não usa impressões digitais para desbloquear o telefone, uma etapa que você pode seguir para garantir que nunca se esqueça do código é definir a impressão digital no telefone para desbloquear com um dedo que não seja o polegar ou o indicador. Por exemplo, tente usar o dedo mindinho ou o dedo anelar como uma maneira de programar uma impressão digital sem torná-la óbvia. Você sempre terá a opção de usar sua impressão digital como backup, se esquecer o código, mas, caso contrário, será bom tentar sempre ter uma maneira de desbloquear o telefone. Você também pode tentar usar a impressão digital de alguém em quem confia intensamente, como um parceiro ou uma criança, apenas para manter um backup que não acontece com você o tempo todo. Isso é especialmente bom se você estiver preocupado em ser forçado a desbloquear o telefone pela aplicação da lei, uma questão premente que está se tornando mais prevalente o tempo todo.

Por fim, se você ainda estiver preocupado com o registro de suas impressões digitais no dispositivo Android devido a problemas de segurança, a próxima versão do Android P possui um recurso de segurança integrado que permite desativar rapidamente a verificação de impressões digitais se você corre o risco de ser forçado a desbloquear seu dispositivo. Chamada de "bloqueio" no menu de configurações, a opção permite desativar imediatamente as impressões digitais e o Smart Lock, apenas usando a opção que aparece no menu de energia na tela de bloqueio. Desativa esses recursos apenas para um bloqueio, mas se você estiver em um local em que está preocupado com o uso de recursos de bloqueio biométrico ou smartwatch contra você, é uma ótima opção para se sentir mais seguro.

Notas e lembretes

Se você é do tipo de pessoa que gosta de usar uma senha complexa no telefone e se opõe à idéia de usar qualquer um dos recursos de desbloqueio inteligente destacados acima, considere usar a exibição de texto da tela de bloqueio como uma maneira de deixe notas e dicas úteis para facilitar a lembrança da sua senha. Atualmente, todos os dispositivos Android no mercado têm suporte para colocar uma mensagem na tela de bloqueio, e você pode exibir algumas mensagens muito longas. Embora a maioria das pessoas use isso como uma maneira de rotular seus telefones (o exemplo no Android é o "Joe's Android"), você também pode usá-lo para definir o que equivale a dicas de senha antigas do Windows e de outros sistemas operacionais de desktop.

Por exemplo, se você definiu sua senha como o nome e a data de nascimento de sua filha (por exemplo, "elizabeth1217"), você pode definir o lembrete na tela de bloqueio como "nascimento", para " e liza b eth1217". Isso pode ser feito para qualquer senha, mesmo que seja uma frase aleatória. "Candy90erring60Blinders", por exemplo, pode ser sugerido na tela de bloqueio com "Reese's, Jewelry, Sunlight". Você ainda terá que trabalhar para lembrar os números e as palavras corretas que combinam com o outro conteúdo, mas pode ajudará você a lembrar qual é a sua senha sem divulgá-la. Novamente, isso é totalmente opcional, uma maneira de os usuários lembrarem suas senhas longas sem precisar lidar com doações ou anotações.

Gerenciadores de senhas

Esta dica final é para aqueles entre nós que têm reputação de esquecer senhas e códigos. Se você está sempre preocupado em perder a senha do telefone e ficar bloqueado, tente usar um gerenciador de senhas como Lastpass ou 1Password, que permite salvar todas as senhas em um único local com um único desbloqueio, normalmente exigindo uma frase bastante longa para obter acesso aos seus códigos de acesso. Recomendamos o Lastpass para iniciantes no gerenciador de senhas, porque é gratuito e funciona com todos os seus dispositivos prontos para uso. Recomendamos que você anote a senha em algum lugar seguro da sua casa e salve a senha do seu telefone dentro do Lastpass para garantir sua segurança. Pode parecer uma escolha estranha e certamente não acelerará o processo de desbloqueio se você esquecer sua senha, mas é sempre bom ter um método de desbloqueio de backup para manter os dados do seu telefone seguros.

***

Perder o acesso ao seu telefone é um pesadelo. É onde todos os seus dados pessoais, desde informações da conta bancária até fotos de sua família e amigos, vivem e são mantidos em segurança. Ficar bloqueado nos seus dados pode parecer o fim do mundo, mas, felizmente, não precisa ser assim. Se você está preocupado com o bloqueio da sua conta ou atualizou recentemente a senha do seu telefone e deseja ter certeza de que não a perde, existem várias opções para garantir que você não perca o acesso. E mesmo que você tenha, você não está completamente sem sorte, graças às várias opções existentes para voltar à sua conta.

Se você está procurando uma maneira de desbloquear seu telefone mais rapidamente, há todo tipo de oportunidade para garantir que seu dispositivo Android esteja pronto para o seu login sem ter que digitar sua senha todas as vezes. A segurança biométrica tornou-se bastante comum na arena móvel e, da mesma forma, o Smart Lock no Android tornou fácil manter seu dispositivo seguro quando necessário e desbloqueado quando não. No geral, as opções de segurança no Android se tornaram tão abundantes que não há razão para não manter algum tipo de segurança no seu dispositivo Android. Lembre-se da senha antes de salvar as informações da conta.

Como desbloquear seu telefone Android