Anonim

Bloatware.

É a única coisa que todos odiamos, seja em nossos computadores ou smartphones. É um software que normalmente não usamos, e está apenas ocupando espaço! Infelizmente, o Windows 10 tem muito desse bloatware. No entanto, é muito fácil desinstalar. E vamos levá-lo através das etapas de como fazer exatamente isso.

Uma coisa a ser observada antes de começar: você não precisa remover necessariamente nenhum dos aplicativos padrão integrados no Windows 10, pois eles ocupam uma quantidade muito pequena de espaço. É melhor apenas ignorá-los, mas se você preferir tirá-los do seu computador, veja como:

Desinstalando a maneira normal

Desinstalar aplicativos é bastante fácil. Tudo o que você precisa fazer é selecionar o menu Iniciar, pressionar Todos os Aplicativos e clicar com o botão direito do mouse em qualquer aplicativo que você deseja desinstalar e pressionar o botão “Desinstalar”. É tão fácil quanto isso. Este método funciona para alguns programas internos do Windows 10, mas não para todos. No entanto, ele funcionará com qualquer bloatware que um fabricante de PC tenha instalado no seu computador (por exemplo, Dell, HP, etc).

Você tem alguns outros aplicativos do Windows 10 que deseja remover, mas não permite desinstalar? Bem, você precisará de uma ferramenta maior para o trabalho, e é o Windows PowerShell.

Windows PowerShell

O Windows PowerShell permite remover praticamente qualquer aplicativo no seu computador, mesmo os que não oferecem o botão tradicional "Desinstalar". Você está seguro em remover a maioria dos aplicativos internos do Windows 10, pois o PowerShell não permite desinstalar nada que danifique seu computador. Por exemplo, o PowerShell não permitirá que você remova a Cortana porque é parte integrante do Windows 10.

Para usar o PowerShell, digite "Windows PowerShell" na barra de pesquisa e selecione o programa. Depois de aberto, há uma variedade de comandos que você pode digitar para remover determinados aplicativos. Por exemplo, você pode remover o aplicativo Câmera com o comando Get-AppxPackage * windowscamera * | Remove-AppxPackage ou mesmo o Bing News com o comando Get-AppxPackage * bingnews * | Remove-AppxPackage. Você pode encontrar uma lista bastante abrangente de comandos aqui.

Se o Windows PowerShell não permitir que você desinstale esses aplicativos dessa maneira, feche o programa e abra-o novamente com um clique direito e selecione "Abrir como administrador". Isso resolverá o problema.

Recuperando os aplicativos internos

Se você decidir que remover todos esses aplicativos internos era uma má idéia. É muito fácil reinstalar todos eles com pouco incômodo. Abra o PowerShell como administrador e digite o seguinte comando:

Get-AppxPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$ ($ _. InstallLocation) AppXManifest.xml”}

Agora, isso pode levar algum tempo para reinstalar. Dito isto, você precisará sentar e deixar que ele faça o que quiser por quanto tempo levar. Em alguns casos, ocorrerá um erro. Nesse ponto, você pode reiniciar o seu PC e todos os aplicativos internos devem estar de volta onde estavam originalmente.

E isso encerra o nosso guia sobre a desinstalação dos aplicativos internos do Windows 10! Se precisar de ajuda adicional, deixe um comentário abaixo ou deixe algum feedback nos Fóruns do PC Mech!

Como desinstalar os aplicativos padrão do Windows 10