Anonim

O Windows 10 inclui vários aplicativos internos, que variam de aplicativos básicos, como Calculadora e Clima, a aplicativos mais focados em tarefas, como Correio e Fotos. Embora esses aplicativos internos sejam adequados para a maioria das situações, muitos usuários preferem usar alternativas de terceiros. O problema é que a Microsoft não facilita a desinstalação de alguns aplicativos internos do Windows 10.
Por exemplo, um aplicativo de terceiros como o Google Chrome pode ser facilmente desinstalado encontrando sua entrada no Menu Iniciar, clicando com o botão direito do mouse e selecionando Desinstalar .


Se você tentar a mesma coisa com um aplicativo interno como o Fotos, verá que não há opção de desinstalação.

Felizmente, ainda é possível desinstalar os aplicativos internos do Windows 10. Você só precisa confiar no PowerShell. Portanto, se você prefere um aplicativo de terceiros e tem certeza de que não precisa de um aplicativo interno específico do Windows 10, veja como desinstalá-los.

Desinstalar aplicativos internos do Windows 10

A desinstalação de um aplicativo interno do Windows 10 requer o uso de um comando específico do PowerShell. Para começar, verifique se o aplicativo que você está tentando remover não está em execução. Em seguida, pesquise PowerShell através do menu Iniciar. Clique com o botão direito do mouse na entrada na lista de resultados e selecione Executar como Administrador .


Na interface do PowerShell, digite o comando designado para o aplicativo que você deseja desinstalar. Usaremos o aplicativo Fotos como exemplo, mas você pode encontrar uma lista de outros aplicativos abaixo. Então, para Fotos, digite:

Get-AppxPackage * fotos * | Remove-AppxPackage

Depois que o comando for executado, você verá que o aplicativo Fotos não está mais listado no seu Menu Iniciar. Também não é iniciado ao abrir um arquivo de imagem ou conectar uma câmera digital ao seu PC. Para desinstalar outros aplicativos, use o mesmo comando acima, mas substitua * fotos * pelo identificador de aplicativo correspondente na lista no final deste artigo.

Reinstalar aplicativos internos do Windows 10

Para alguns aplicativos como Fotos ou Notícias, você pode reinstalá-lo procurando e instalando-o na Microsoft Store. Para reinstalar todos os aplicativos internos, use o seguinte comando do PowerShell (não esqueça de executar o PowerShell com privilégios de administrador):

Get-AppxPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register "$ ($ _. InstallLocation) AppXManifest.xml"}

O comando levará alguns minutos para ser executado e você poderá ver mensagens de erro se você já tiver versões mais recentes de determinados aplicativos. Apenas deixe o processo completo e, quando o fizer, reinicie o computador. Ao reiniciar, você terá um conjunto completo de todos os aplicativos internos do Windows 10 reinstalados no seu PC.

Identificadores de aplicativos internos do Windows 10

Para desinstalar outros aplicativos além do Fotos, substitua * fotos * no comando de remoção pelo identificador designado para o aplicativo desejado.

Visualizador em 3D : * 3dviewer *
Alarmes e relógio: * windowsalarms *
Calculadora: * windowscalculator *
Calendário e Correio: * windowscommunicationsapps *
Câmera: * windowscamera *
Música do Groove: * zunemusic *
Mapas: * windowsmaps *
Pessoas: * pessoas *
Fotos: * fotos *
Loja Microsoft: * windowsstore *
Gravador de voz: * gravador de som *
Tempo: * bingweather *
Xbox: * xboxapp *

Como observação final, é importante ressaltar que a remoção de um aplicativo interno do Windows 10 pode não ser permanente, pois futuras atualizações do Windows 10 podem reinstalar certos aplicativos ou alterar as configurações do usuário. As versões futuras do Windows também podem alterar o método de remoção de determinados aplicativos, o que resultaria no método descrito aqui não funcionando mais. Verifique sempre sua versão do Windows 10 antes de fazer alterações na configuração ou nos aplicativos do Windows e verifique se você possui backups robustos de todos os dados.

Como desinstalar aplicativos internos do Windows 10 via PowerShell