Precisa corrigir um problema de terminal com o Microsoft Edge? Deseja remover e reinstalar? O Microsoft Edge não inicia ou está sendo reproduzido? Este tutorial orientará você na desinstalação e reinstalação do navegador principal da Microsoft.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Quando o Microsoft Edge foi lançado, foi uma decepção. Não funcionava com extensões, a navegação com guias era problemática, parecia ter problemas para importar favoritos e simplesmente não correspondia ao hype. Dois anos depois, o Edge mudou drasticamente. Agora ele foi desenvolvido com o Chromium, em vez do software proprietário da Microsoft, funciona com extensões, é estável, oferece meia segurança decente e não é ruim.
Eu ainda sugeriria usar o Brave, Firefox ou Chrome, mas se você gosta da aparência do Microsoft Edge, usá-lo não é o compromisso que era antes.
A menos que esteja jogando, é claro.
Desinstalar o Microsoft Edge do Windows 10
Desinstalar um programa deve ser realmente o último recurso, mas se você já chegou a esse ponto, desinstalá-lo pode ser sua única opção. Conheço alguns problemas que impedem o uso do Edge, como não iniciar ou iniciar e, em seguida, desligar imediatamente ou até sinalizar seu antivírus toda vez que ele é iniciado.
Pode haver soluções alternativas para esses problemas, mas remover o navegador, limpar todos os vestígios e fazer o download de uma nova cópia pode corrigir todos esses erros.
Como o Microsoft Edge está incorporado no Windows 10, não é fácil removê-lo, mas você pode fazê-lo. Você precisará usar o Windows PowerShell para fazer isso, mas se você seguir estas instruções exatamente, estará bem.
- Faça backup de todos os favoritos que você possui no Edge que você não possui em outro lugar.
- Digite 'power' na caixa Pesquisa do Windows e selecione Windows PowerShell (x86).
- Digite 'get-appxpackage * edge *' na janela do Power Shell e pressione Enter.
- Identifique a entrada PackageFullName e copie a linha inteira após o ':'.
- Digite 'remove-appxpackage' e cole a entrada acima.
- Pressione Enter.
A linha deve ler 'remove-appxpackage Microsoft.MicrosoftEdge_44.17763.1.0_neutral__8wekyb3d8bbwe' ou algo muito semelhante. É aqui que o aplicativo Edge está instalado. O processo de remoção removerá os arquivos do instalador e removerá o Edge completamente do seu computador com Windows 10.
Em seguida, use um limpador de sistema como o CCleaner para remover entradas do registro e quaisquer arquivos órfãos. Embora a remoção do pacote acima remova o Edge do seu computador, ele deixa as coisas para trás. Se você está tentando corrigir um problema com o Edge, não deseja nenhuma nova instalação usando arquivos potencialmente corrompidos.
Por fim, verifique C: \ Windows \ SystemApps da pasta Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe e exclua-a.
Reinstale o Microsoft Edge no Windows 10
Você ficará satisfeito ao saber que reinstalar o Microsoft Edge é muito mais fácil do que removê-lo. Tudo o que você precisa fazer é iniciá-lo no menu Iniciar do Windows, aguardar o desligamento, aguardar alguns segundos e iniciá-lo novamente. Isso deve fazer com que a Windows Store reinstale o Edge no seu computador e prepare-o para uso.
Na segunda vez que você inicia o Edge, ele deve carregar normalmente. Você precisará importar os favoritos novamente, mas o navegador deve funcionar bem.
Se isso não funcionar, você pode instalar o Edge manualmente usando o instalador do pacote de aplicativos de maneira semelhante à como você o removeu.
- Digite 'power' na caixa Pesquisa do Windows, clique com o botão direito do mouse em Windows PowerShell (x86) e selecione Abrir como administrador.
- Cole o seguinte 'Get-AppXPackage -Name Microsoft.MicrosoftEdge | ForEach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$ ($ _. InstallLocation) \ AppXManifest.xml”} 'e pressione Enter.
- Tente iniciar o Edge no menu Iniciar do Windows.
Ao pressionar Enter no PowerShell, você verá algumas linhas atravessando a tela. Isso é normal e é um medidor de progresso que ilustra que seu comando foi executado e concluído. Uma vez terminado, o cursor deve retornar ao seu padrão. Inicie o Microsoft Edge normalmente e deve funcionar perfeitamente.
Redefinir Microsoft Edge
Em vez de desinstalar e reinstalar o Microsoft Edge, pode ser mais rápido apenas redefini-lo. É como uma redefinição de fábrica em um dispositivo, remove todas as configurações e personalizações e reverte tudo de volta ao padrão. É rápido do que reinstalá-lo e leva apenas alguns segundos.
- Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
- Selecione Aplicativos e Recursos e vá até o Microsoft Edge.
- Selecione Configurações avançadas.
- Vá até Redefinir e selecione-o.
Você notará que a opção Desinstalar está acinzentada e não pode ser selecionada como em outros aplicativos. É por isso que tivemos que usar o PowerShell para removê-lo mais cedo. Há também uma opção de reparo acima da redefinição, mas até agora não tive muito sucesso. Você pode experimentá-lo se quiser, pois pode ter mais sorte!