Se você é novo no Mac OS, você o achará bem diferente do Windows. A maioria dessas diferenças é para melhor e você descobrirá rapidamente que trabalhar com um Mac é simples, intuitivo e sem complicações. Uma das coisas que você pode achar bem diferente é quando desinstala programas em um Mac. Em vez de precisar encontrar o desinstalador como no Windows, você pode enviar o programa para a lixeira e o MacOS cuida do resto.
O Windows permite que os programas instalem arquivos sempre que necessário, geralmente na unidade de inicialização. Os programas podem vincular-se aos arquivos principais do Windows, adicionar qualquer entrada de registro que desejarem e geralmente têm domínio livre no computador. Tudo bem até chegar a hora de remover o programa. Como os aplicativos são instalados com um instalador específico, eles também precisam ser removidos com um desinstalador específico. Mesmo se você usar o desinstalador, o processo de remoção geralmente é complicado e deixa os arquivos para trás. No entanto, a Apple faz as coisas de maneira diferente.
A Apple é baseada no UNIX e faz as coisas de uma maneira mais organizada. O sistema operacional divide os arquivos principais e os arquivos do usuário em áreas separadas. Qualquer programa que você instala é carregado no diretório / Applications dentro da área do usuário e não carrega nada no sistema principal. Isso tem benefícios óbvios de segurança, mas também torna a limpeza muito mais eficaz.
Em vez de precisar usar um desinstalador que precisa localizar arquivos de programa no sistema operacional, todos os arquivos desse programa permanecem no diretório / Applications. Quando chega a hora de remover o programa, isso pode ser feito em alguns segundos e não tem nenhum impacto no sistema operacional. Diferentemente do Windows, onde o processo de desinstalação pode corromper o registro ou deixar rastros para trás.
Então, o suficiente, vamos continuar com o processo de desinstalação.
Desinstalar programas em um Mac
Como mencionado, o processo é realmente bastante direto. É uma das principais vantagens do MacOS. Para desinstalar um programa, inicie o logon com uma conta de administrador. É importante verificar se você fez logon com uma conta com propriedades de administrador; caso contrário, você não poderá desinstalar o programa de sua escolha. Em seguida, abra a pasta Aplicativos no Mac OS e localize o programa que deseja desinstalar. Como alternativa, você pode usar o LaunchPad como uma maneira de encontrar o aplicativo no seu Mac. Clique e segure o ícone do aplicativo e arraste o programa sobre a lixeira na estação inferior. Solte o ícone e seu programa será desinstalado.
Agora, abra sua Biblioteca para localizar todos os arquivos de preferências deixados para trás pelo aplicativo após a desinstalação. Você desejará procurar os arquivos de preferência, se houver algum, e excluir essas pastas do seu PC. Verifique se todo e qualquer arquivo de preferência da sua biblioteca é arrastado para a lixeira. Finalize o processo de desinstalação clicando com o botão direito do mouse na lixeira e esvaziando a lixeira para excluir permanentemente os arquivos.
Você também pode destacar o programa que deseja desinstalar e pressionar Command + Delete para movê-lo instantaneamente para a lixeira. Se você não estiver logado com uma conta de administrador, será solicitada a senha de administrador ao tentar desinstalar programas em um Mac. Digite para continuar. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em um programa e selecionar Mover para a lixeira. Como nota final, a Biblioteca nem sempre é visível por padrão; portanto, se você não vir a entrada, pressione a tecla Opção e clique em Ir.
Tão bom quanto esse sistema é, existem alguns programas que não funcionam bem com ele. Alguns programas também deixam arquivos para trás, como no Windows. Sei que o Microsoft Office para Mac e o Adobe Photoshop nem sempre são desinstalados de maneira organizada. Flash e Java também são dois culpados conhecidos por tornar a desinstalação o mais difícil possível. Confira este post sobre a remoção de Java. Fale sobre trabalho duro!
Existem limpadores de arquivos de terceiros que oferecem para encontrar todos esses arquivos deixados para trás e limpá-los, mas eu nunca os usei. Como a maioria dos arquivos de programa é mantida no diretório Applications e não dentro dos diretórios principais, eles não têm muito impacto na maneira como você usa o Mac. Se começar a ficar mais lento, faça backup do Time Machine e redefina.
Removendo alguns aplicativos internos e do sistema
O MacOS se esforça muito para proteger os usuários de códigos maliciosos. As versões mais recentes usam o System Integrity Protection, que basicamente bloqueia os arquivos do sistema, para que nada nem ninguém possa alterá-los. Ótimo para protegê-lo contra malware, não é tão bom se você deseja remover jogos ou outros aplicativos.
Você pode desativar a Proteção de integridade do sistema, mas eu não aconselho. O SIP está lá para protegê-lo e mexer com ele é arriscado, a menos que você realmente saiba o que está fazendo. É melhor apenas ignorar os aplicativos que você nunca usará e reduzir ao custo de proteção.