Anonim

O iTunes é sem dúvida o aplicativo mais importante que a Apple já lançou e está instalado em centenas de milhões de Macs e PCs em todo o mundo. Embora não seja mais necessário para o uso de dispositivos iOS, o iTunes ainda é um portal importante para gerenciar, comprar e desfrutar de mídia digital. Mas alguns usuários simplesmente não gostam do iTunes e preferem usar outros softwares de mídia como VLC, Fidelia ou Vox. Para esses usuários, é fácil desinstalar o iTunes no Windows, mas um pouco mais complicado para os que executam o OS X. No entanto, não se preocupe, pois há uma solução alternativa relativamente simples. Veja como desinstalar o iTunes no Mac OS X.


Ao contrário do Windows, o iTunes vem pré-instalado como parte do OS X e é considerado software "necessário" pelo sistema operacional. Se você tentar simplesmente arrastar o arquivo do aplicativo iTunes para a Lixeira, o sistema o interromperá e apresentará uma mensagem de aviso.


O aviso é um pouco exagerado, é claro. O iTunes não é necessário para a operação básica do OS X. Claro, talvez você precise reproduzir arquivos de mídia de tempos em tempos, mas o QuickTime (que não é afetado pelas etapas apresentadas) pode lidar com qualquer necessidade de reprodução.
Para desconsiderar o aviso do OS X e desinstalar o iTunes, navegue até a pasta Aplicativos e localize o arquivo do aplicativo iTunes (/Applications/iTunes.app). Clique com o botão direito do mouse (ou clique com a tecla Control pressionada) no iTunes e selecione Obter informações . Localize e clique no ícone do cadeado no canto inferior direito da janela e digite sua senha de administrador. Isso é necessário para fazer alterações nas configurações de permissão do aplicativo.


Em seguida, expanda a seção Compartilhamento e permissões da janela, se ainda não estiver visível, e altere os privilégios de "todos" para Leitura e gravação . Isso nos dará controle total do aplicativo iTunes, para que possamos substituir o aviso do sistema operacional e excluí-lo.
Feche a janela Obter informações e tente novamente arrastar o arquivo do aplicativo iTunes para a Lixeira. Desta vez, não há aviso e o arquivo é imediatamente descartado. Esvazie a Lixeira para concluir o processo.
O iTunes agora não está mais instalado no seu Mac, e você pode instalar e usar o software de mídia de sua escolha. Se você deseja reinstalar o iTunes, basta iniciar a seção Atualização de software da Mac App Store (ou a antiga Atualização de software independente, se você estiver executando uma versão do OS X anterior ao Mountain Lion). Com o iTunes ausente do seu disco rígido, a Atualização de Software oferecerá automaticamente a instalação para você novamente. Como alternativa, você pode baixar e iniciar manualmente o instalador do iTunes no site da Apple.


Observe que as etapas discutidas aqui não afetam o arquivo da biblioteca do iTunes ou a mídia real do iTunes, que são armazenadas fora do arquivo do aplicativo que excluímos. Isso significa que, se você reinstalar o iTunes posteriormente, poderá apontá-lo para a sua antiga biblioteca do iTunes e continuar exatamente de onde parou. Isso também significa, no entanto, que se seu objetivo é remover todos os vestígios do iTunes do seu Mac - incluindo sua biblioteca e arquivos de mídia - você também precisará encontrar e excluir esses arquivos, que estão localizados por padrão na Música do usuário. pasta.

Como desinstalar o itunes no mac os x