Anonim

Um email possui três partes: o corpo (a parte que o usuário vê), o envelope e o cabeçalho. Esses são todos os elementos vitais de um email, mas a maioria das pessoas só vê o corpo de um email. Além disso, a maioria das pessoas não entende como ler um cabeçalho de email, principalmente porque é bastante confuso à primeira vista. Hoje, vamos explorar o conteúdo de um cabeçalho de email e como entender essas informações.

Compreendendo um cabeçalho de email

Você pode estar familiarizado com alguns aspectos de um cabeçalho de email. Você tem seus cabeçalhos padrão, obrigatórios de, até e data . Mas você também possui cabeçalhos opcionais, como Assunto e CC . No entanto, existem outras partes de um cabeçalho de email também. Antes de prosseguirmos, é essencial obter uma imagem visual do cabeçalho de um email:

Um cabeçalho de email consistirá principalmente em informações de roteamento. Assim, por exemplo, você terá um MTA (Mail Transfer Agent), que é a tecnologia que ajuda a transferir o email para seu destino (imagine-o como uma agência postal). Quando você envia uma carta para outra casa ou empresa no país, os Correios o ajudarão a chegar ao seu destino. Da mesma forma, quando você envia um email para outro destinatário, um MTA ajudará a chegar ao seu destino.

Dito isto, sempre que um MTA envia ou encaminha um email, ele é carimbado com uma data, hora e destinatário em um novo cabeçalho “Recebido” (você verá alguns deles na parte superior da imagem acima). É realmente parecido com o funcionamento de uma agência postal, pois sempre que uma carta é passada por uma agência postal, ela recebe um carimbo, geralmente com uma data.

Como você pode ver na imagem acima, existem alguns cabeçalhos recebidos no cabeçalho do email. Isso basicamente mostra todos os computadores pelos quais passou no caminho para o destino. Em cada linha Recebido:, você verá o endereço IP e o endereço de email de cada envio e destinatário até que o email chegue ao seu destino. Quando chegar ao seu destino, você geralmente verá uma linha Delivered To:.

Isso é apenas um rápido resumo do que são os cabeçalhos de email. É realmente intrigante, mas muitas das informações no cabeçalho de um email não são realmente úteis para você, usuário. Certamente é bom ser capaz de entendê-lo, se você precisar examinar um pouco, mas os cabeçalhos de email são usados ​​principalmente por sistemas automatizados para impedir que mensagens de spam e outros arquivos maliciosos cheguem ao usuário. Em muitos casos, as informações também podem ser úteis para programadores de computador e departamentos de TI.

Se você tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou junte-se a nós nos Fóruns da PCMech!

Como entender um cabeçalho de email